Bartpapo com Geraldo Câmara
A VIDA NÃO É UM MONÓLOGO
Os eremitas vivem absolutamente isolados do mundo e de todos. Conversam com as paredes ou sei lá com quem e portanto são párias da sociedade e deles não podemos esperar nenhum tipo de lição, de diálogo, de expressões que nos ajudem na vida em muitos e muitos assuntos. Mas, sem dúvida alguma existem outros tipos de eremitas que se criam achando que são poderosos e conscientes de suas ações vivendo em um mundo seu, absolutamente eremita, mas cercado de gente por todos os lados. Isto porque sabem falar, mas absolutamente não sabem ouvir, o que, aliás é uma virtude que todos deveríamos praticar. A de saber ouvir, a de aprender mais com os que nos cercam, a de entender que em qualquer sociedade a troca de pensamentos é uma das maiores virtudes do ser humano. Mas, como isto não acontece naturalmente e nem com todos devemos lembrar que essas pessoas iniciam com essa atitude uma missão de isolamento constante, o que leva a prática da anti sociedade como um todo.
Falar é bom, é importante. Ouvir também, como já dissemos. Daí, dos dois atos nasce o conhecimento, a troca de valores, de experiências. É exatamente assim que faz-se a luz, que os grandes e os pequenos problemas são resolvidos. Conversando, se reunindo, expondo ideias que saem de sua mente e muitas vezes são necessárias no mundo em que vivemos. Claro que existem ideias e ideias. Claro que os gênios estão por aí criando, criando e, tenham a certeza de que não o fazem no isolamento. O, às vezes necessário isolamento vem de muita conversa, de muito diálogo, de muita reunião onde a experiência se forma, a ideia se cria e chega até os momentos finais.
Um grande criador publicitário e estrategista, Hermann Khan, sempre dizia que “uma ideia nova não existe. O que existe é uma nova combinação de velhos elementos”. Vejam que isso tem a ver com a nossa tese porque alimenta as combinações de ideias, de truques, de mágicas, de fantasia e de realidade e é nesta composição dos novos elementos que surge a luz e a ideia que podem salvar o mundo, uma pessoa, uma animal ou lá o que seja.
Uma das maiores faltas que um ser humano sente é a de não poder se comunicar. Quem não tem fala, por motivos de saúde, ainda tem como, através da linguagem de libras, de gestos, do que seja, mas não pode abrir mão de exprimir o que sente e o que pensa. Porque o seu mundo não gira somente em eixo próprio mas num movimento de translação onde o semelhante exerce papel fundamental na sua deficiência. È preciso olhar, ler os lábios, perceber sentimentos num fantástico ballet de diálogo original, mas, isto sim, um diálogo que de qualquer maneira existe, que bom!
As potências mundiais estão aí provando em momento tão difícil e até beligerante que a paz só pode ser alcançada com um diálogo perfeito e ainda que em línguas diferentes. Enquanto o “monologuês” for expressado ninguém, nem mesmo nações chegarão em parte alguma deste nosso confuso planeta. Os ditadores que existem por aí são gradativamente isolados do convívio, quer diplomático ou não. A não ser que o diálogo seja estabelecido de maneira estruturante nada, absolutamente nada irá acontecer. Os governos estão agora sem poder da palavra diante dos famosos “tarifaços” onde um único e poderoso presidente quer impor sua vontade, sem conversa, sem mais nada. Não acredito que seu monólogo seja o vencedor dessa contenda mundial.
Enfim, nossos pensamentos estão por aqui porque sempre defendi o poder da palavra. A convicção de que conversando chegamos lá. Nem sempre podemos ser vencedores, mas sempre poderemos ter a certeza de estarmos abertos a um diálogo convicto e precioso.
O que é preciso é que todos entendamos, principalmente neste momento, que a vida, sem dúvida alguma, não é e jamais será um monólogo.
FOTONOTAS

RICARDO SCHNEIDER – Este jovem servidor, mais precisamente Procurador do Ministério Público de Contas consegue misturar a simpatia pessoal com a competência com que exerce a sua missão e a leva até o fim com galhardia e perseverança, Admirado por todos que o cercam Ricardo envolve as pessoas com sua maneira de falar e expor pensamentos, coisa que faz fantasticamente quando está ministrando uma palestra e expondo seus pontos de vista com clareza ainda que o assunto seja difícil e complicado. Sou admirador de sua maneira de ser.

RONALDO MEDEIROS – O aplicado e dedicado deputado estadual, Ronaldo Medeiros há alguns anos atrás deu-me uma imensa alegria ao me conceder o título de Cidadão Alagoano, no que foi seguido por unanimidade por seus pares. Já o conheço desde os tempos da Previdência e jamais me enganei com sua garra e competência, hoje maravilhosamente bem aplicada na Assembleia Legislativa. Ronaldo, elevado neste momento a presidente do seu partido, o PT, em Alagoas é pessoa de enorme responsabilidade e com certeza será mais uma missão que levará a cabo com toda a maestria. Abraço, amigo.
PARE PRA PENSAR
“Falar ou não falar”, eis a questão. Parafraseando Shakespeare é melhor contrariá-lo, falar e com isto, ser.
ALERTAS DO DIA
* Sábado, amanhã será o Dia do Cooperativismo, um assunto que sempre faz parte de minhas conversas, principalmente quando diz respeito ao desenvolvimento do estado de Alagoas, que já o deveria ter abraçado com todas as forças. O governador Paulo Dantas criou uma secretaria executiva, um grande passo e com gente competente para tocá-la. No entanto, acho que o grande planejamento que deveria ser tocado ainda não o foi apesar dos técnicos e do secretário terem uma visão formidável a respeito do assunto.
* Em resumo. há mais de vinte anos apresentei um projeto ao então governo onde eu definia objetivamente onde o cooperativismo poderia ser aplicado e acho, humildemente, que teria dado um resultado fantástico. Propúnhamos que o governo fizesse o mapa vocacional do estado considerando todas as regiões e buscasse a formação de cooperativas locais e regionais visando a fixação da família ao seu lugar de origem, desenvolvendo as tradições, fossem elas artesanais, de criação, de cultivo, não importava. O que valeria a pena era a criação do trabalho tirando muita gente da inércia, principalmente nos municípios menores. A logística seria tocada por órgão governamental especialmente criado para o fim proposto.
* Precisamos, enquanto eleitores, acreditar nas coisas que se passam na surdina, fora dos holofotes, algumas delas vindo a público de maneira desordenada e, com isto desordenando as cabeças pensantes ou não de muita gente. Por exemplo, quem acredita hoje que o famoso acordo eleitoral em Alagoas para o próximo ano será realmente cumprido? Os políticos envolvidos têm compromisso com a palavra dada ou estão praticando mais um ato errado para que o povo fique realmente confuso? Também podem, eles próprios estarem se enganando, não é?
* Esta semana fui ver que estava caindo no golpe da clonagem do cartão de crédito e não é que estava mesmo! E foi diferente. De repente, analisando uma fatura vi que estava cheia de cobranças de Uber. Faturas altas isoladamente e que não existiram. Uber utilizado em São Paulo onde não vou há algum tempo. Sorte que o banco foi absolutamente compreensivo e verificando a fraude, até porque meu ajuste com Uber é com outro cartão e aí verificou e está resolvendo. Mais um golpe, gente boa
POR AÍ AFORA
# E não é que o cidadão americano, aquele que mora numa casa toda branca está querendo ser proclamado o “rei do mundo”? Está querendo mandar no maior país da América do Sul, mandando nas nossas leis, querendo dizer quem pode ou não pode fazer isso ou aquilo e submeter o povo brasileiro a suas vontades absolutamente sem nexo! Não dá para aguentar e o presidente Lula está resistindo e mostrando que a nossa soberania não pode ser afetada, por hipótese alguma. Ainda bem que está agindo assim e mostrando que o brasileiro é quem manda no Brasil.
# O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o governo de Israel pelo "assassinato" de crianças palestinas na Faixa de Gaza, ao discursar durante uma reunião ministerial no Palácio do Planalto. "Temos a continuidade do genocídio na Faixa de Gaza, que não para. Todo dia crianças que estão com fome aparecem na mídia, esqueléticas, e são assassinadas como se estivessem em guerra, afirmou Lula. A declaração ocorreu um dia depois de o governo do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, desistir de indicar um novo embaixador para o Brasil, aprofundando o impasse diplomático entre os dois países.
# O papa Leão XIV disse que todos os povos do mundo, até mesmo os menores ou mais fracos, devem ser respeitados na sua identidade e nos seus direitos e não podem ser obrigados ao "exílio forçado"."Todos os povos, mesmo os menores e mais fracos, devem ser respeitados pelos que estão no poder em sua identidade e em seus direitos, particularmente no direito de viver em suas próprias terras; e ninguém pode forçá-los ao exílio forçado", declarou.
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399

Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas