Zenita Almeida
CESMAC abre exposição “Angola – Viajando com os olhos” com obras do fotojornalista alagoano Ailton Cruz
A Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes inaugura, no dia 28 de agosto, às 19h, a exposição “Angola – Viajando com os olhos”, do consagrado fotojornalista e artista visual alagoano Ailton Cruz. A mostra traz ao público um olhar sensível e poético sobre a cultura africana, registrando a diversidade étnica, os rituais e o cotidiano de comunidades tradicionais em seis províncias de Angola: Luanda, Benguela, Lobito, Lubango, Namibe e Tômbua.

A iniciativa reafirma o compromisso do CESMAC com a difusão da arte e da cultura em Alagoas, projetando artistas locais e promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. A programação inclui, além da vernissage, visitas mediadas, palestras temáticas e atividades voltadas à participação de estudantes e professores, fortalecendo o diálogo entre o universo acadêmico e a produção cultural.

A Galeria CESMAC de Arte reafirma o compromisso da instituição em promover a cultura e valorizar os talentos alagoanos. Receber a exposição de Ailton Cruz é motivo de orgulho, não apenas pela relevância de sua obra, mas também por evidenciar como a arte é capaz de aproximar povos, contar histórias e inspirar novas gerações. O CESMAC entende que a educação vai além da sala de aula, sendo também um exercício de sensibilidade e pertencimento cultural”, destaca o vice-reitor do Cesmac, Dr Douglas Apratto Tenório

Natural de Utinga (Rio Largo – AL) e formado em Jornalismo pelo CESMAC, Ailton Cruz tem mais de quatro décadas de trajetória dedicada à fotografia documental, publicitária e jornalística. Durante sua experiência internacional em Angola, trabalhou na implantação do primeiro jornal de Economia & Finanças do país, registrando momentos históricos como a passagem do papa Bento XVI e o desenvolvimento da nação africana. Seus ensaios fotográficos revelam um mergulho profundo no modo de vida e na estética singular de povos como os Mumuilas e os Mucubais, preservando tradições ancestrais mesmo em meio a conflitos.

Com uma carreira marcada por prêmios, exposições e publicações nacionais e internacionais, Ailton Cruz é também presidente da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no estado de Alagoas. Para ele, retornar ao CESMAC com esta exposição é motivo de orgulho: “As imagens que trago de Angola não são apenas registros documentais, mas fragmentos de experiências que me transformaram como profissional e como ser humano. É uma alegria enorme poder compartilhar essa vivência no espaço que formou minha base acadêmica e que hoje é um polo de difusão artística em nosso estado, explica o fotógrafo.

A expectativa para essa exposição é muito grande, principalmente porque ela vai alcançar não só os estudantes do CESMAC, mas também alunos da rede pública. É um convite a uma viagem através das imagens: eu estive em Angola, fiz os registros, mas cada pessoa que visitar a mostra vai construir a sua própria leitura e embarcar em sua própria viagem. São fotografias do meu olhar sobre duas etnias africanas — os Mumuilas e os Mucubais — que vivem no deserto e em províncias do país, e espero que o público se encante com essa experiência, assim como eu me encantei ao vivê-la”, completa Ailton.
Aberta ao público, a mostra “Angola – Viajando com os olhos” irá permanecer em cartaz na Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes, das 8h às 21h.
Zenita Almeida
Sobre
Sou Zenita Almeida. Jornalista, formada em Comunicação Social, Letras, Turismo, com Pós Graduação em Marketing. Sou Editora de um Caderno de Moda e Estilo. Sempre gostei da área de comunicação e, escrevo desde minha adolescência. Já fui publicitária e trabalhei por um bom tempo com cerimonial e eventos empresariais e corporativos. Tenho vários artigos publicado, e sou autora de um livro.
Minha paixão é minha família, resumindo em meus dois filhos e dois netos. Amo uma boa leitura, filmes, séries, viagem desbravando a beleza do mundo. Amo a companhia de minhas amigas quando nos juntamos para uma boa gastronomia em restaurantes, cafeterias e eventos. Pratico atividade física e dança como opção para minha saúde. Tenho o privilégio de morar na capital onde tem as praias mais linda do Nordeste, que me permite fazer caminhadas ao nascer do sol, respirando o ar puro da natureza.
Aqui nesse espaço vou escrever tudo sobre moda, beleza, cultura, arte, artesanato empreendedorismo, decoração e pautas afins.
Me siga nas redes sociais @zenitalmeida e @tudozik





