Edmilson Teixeira

Lamentável

Edmilson Teixeira 06 de agosto de 2025

Uma notícia triste para Alagoas foi a morte do ex-prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, ocorrida ontem, terça-feira,5. Vítima de afogamento no rio Paraíba após seu caiaque tombar. O curioso é que o acidente foi visto por populares, que não tiveram como ajudar o ex-prefeito. Segundo relatos, Marcelo tentou sair do rio, mas cansou e submergiu. Marcelo ocupou o trono da Prefeitura durante quatro mandatos, além de ter exercido diversos cargos no Estado.

Inovação


O livro “Cadê a manchinha que estava aqui?”, que apresenta a joaninha Maria Bola em uma aventura pelo litoral norte de Maceió, ganha uma nova edição bilíngue (em português e espanhol). O relançamento terá entrada gratuita e será realizado no próximo domingo, das 15h às 17h, no Mercado das Artes, no bairro do Jaraguá, em Maceió.

Conteúdo


Com forte apelo visual e literário, o livro une paisagem, ecologia e cultura local. Esta nova edição marca o retorno do título, publicado originalmente em 2017, agora com tradução para o espanhol e nova tiragem. A estória acompanha a joaninha Maria Bola em busca da sua manchinha perdida, passando por locais reais de Maceió.

Medida correta


No último final de semana em Maceió, patrulheiros do DMTT, por meio de denúncias, atuaram em mais uma ação para coibir o uso irregular do espaço público para reservar vagas de estacionamentos. Durante a fiscalização foram recolhidos 33 materiais, entre cones, cavaletes, fita zebrada e outros equipamentos como caixotes.

Justificativa


Conforme o DMTT, a operação ocorreu a partir de denúncias e do trabalho de análise dos agentes sobre a prática ilegal. A fiscalização foi feita em vias do bairro Jaraguá, como a Rua Sá e Albuquerque, e contou com a atuação de agentes do Grupo de Pronta Resposta do DMTT (GPROR). Todo material estava em uso por flanelinhas para reservar vagas na região.

Mobilização


O governo de Alagoas está intensificando seus esforços para promover a transição energética e ecológica no Estado. Para isso, mobilizou 18 secretarias e instituições em uma ação conjunta na última segunda-feira, 4, a fim de desenvolver projetos de sustentabilidade que serão apresentados na COP30, em novembro próximo, em Belém/PA.

Finalidade


O principal objetivo, segundo o secretário de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, é criar uma carteira de projetos estratégicos para atrair investimentos e alinhar as iniciativas locais com as políticas nacionais e internacionais de desenvolvimento sustentável. A elaboração dessas propostas faz parte da Oficina Estadual do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE), que conta com a participação do Governo Federal e do Consórcio Nordeste.

Construção


Júlio Cezar afirma que a mobilização do Estado é crucial para enfrentar os desafios globais de sustentabilidade. O plano final será construído de forma colaborativa, envolvendo não apenas secretarias estaduais, mas também universidades, centros de pesquisa e a sociedade civil, buscando soluções inovadoras e eficientes que reflitam as particularidades de Alagoas.

Nas vitrines


A educação pública de Pilar/AL acaba de alcançar um reconhecimento inédito. A Escola Bilíngue em Tempo Integral do município foi selecionada no Edital nº 2/2025 do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como uma das experiências mais inspiradoras de Educação em Tempo Integral do país.

Foco destacado


A escola foi selecionada no eixo “Currículo Integrado e Práticas Pedagógicas” com o projeto intitulado “Educação Bilíngue em Pilar: uma experiência inovadora de formação integral na rede pública”. Essa conquista garantiu ao município dois importantes reconhecimentos: a participação na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras, que será realizada em Belo Horizonte (MG), e a inserção no Mapa Nacional de Experiências, um repositório digital que reúne boas práticas acessíveis a redes públicas de ensino de todo o país.

Receita


Para a prefeita Fátima Rezende (MDB), o reconhecimento nacional é reflexo de um trabalho construído com visão de futuro e muita dedicação. “Pilar tem mostrado ao Brasil que é possível transformar a vida das crianças por meio da educação. Essa proposta inovadora foi idealizada pelo ex-prefeito Renato Filho, e seguimos firmes no compromisso de dar continuidade a esse legado.

Farra do 13


A posição do “Xandão” em decretar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro caiu como um gol de placa para vereadora por Maceió, Teca Nelma (PT). A parlamentar celebrou a medida em um bar. Estava com uma patotinha de militantes de esquerda, numa comemoração que fez questão de pagar 13 caixas de cerveja para os presentes na casa de shows, localizada no Jaraguá, em referência ao número de seu partido nas urnas.

Alto e bom som


Empolgada e com o microfone, Teca disse que é um momento para comemorar. No seu perfil, ela comentou: “A decisão do STF reforça um princípio básico da democracia: ninguém está acima da lei. O uso político das redes para atacar as instituições precisa ter limites e consequências”