Edmilson Teixeira
Meio ambiente
O município de Quebrangulo marcou forte presença na última segunda-feira, em um encontro promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), na Casa da Indústria, em Maceió. O prefeito Manoel Tenório e seu vice, Feu Maia, engajaram-se ativamente no debate sobre um tema de crucial importância para o futuro do Estado: o combate ao desmatamento ilegal e a preservação do meio ambiente.
Orientação
"Com a presença do presidente do IBAMA-AL, secretários de Estado, IMA e Emater, reforçamos a importância das prefeituras na orientação aos produtores rurais, promovendo a regularização ambiental com responsabilidade e apoio técnico", destacou o prefeito Manoel Tenório. Sua fala ressalta o papel fundamental dos municípios como agentes facilitadores na conscientização e apoio aos produtores, buscando um equilíbrio entre o desenvolvimento agrícola e a conservação ambiental.
Pedra Talhada
Durante o encontro, Quebrangulo foi inclusive citada como um modelo a ser seguido, um reconhecimento que, segundo Tenório, se deve à sua Reserva Pedra Talhada. "Preservar é uma escolha estratégica. E a nossa gestão já fez essa escolha", afirmou o prefeito, demonstrando a visão de longo prazo e o compromisso inabalável de sua administração com a sustentabilidade.
Atalaense em alta
Os atalaenses estão comemorando o destaque internacional que a jovem escritora Nayra Vanessa obteve com sua poesia “O Amor Cura”. A obra foi publicada na revista portuguesa Ecos da Palavra (ed. 27 – maio/junho de 2025), e recebeu uma Moção Honrosa internacional pela sensibilidade de seu conteúdo. Graduanda em Tecnologia em Laticínios pelo IFAL e Letras pelo UniCV, Nayra é também membro da Academia Atalaiense de Letras e Artes.
Segurança
Como forma de preservar a memória empresarial alagoana, a Junta Comercial de Alagoas (Juceal) iniciou, nesta terça-feira (29), a transferência do arquivo histórico de 132 anos para o galpão de guarda e gestão de documentos da Companhia de Edição, Impressão e Publicação de Alagoas (Cepal). O acervo compõe a evolução da entidade responsável pelos documentos de alteração, abertura e baixa de empresas.
Alojamento
A prefeita de Delmiro Gouveia/AL, Ziane Costa (MDB), utilizou suas redes sociais para apresentar a reforma completa adotada na Casa de Apoio mantida pela Prefeitura em Maceió. O espaço é destinado a receber moradores do município que precisam se deslocar à capital alagoana, sobretudo para realizar exames e tratamentos de saúde.
Condições
Segundo Ziane Costa, a estrutura da Casa de Apoio se encontrava em condições precárias quando a atual gestão assumiu. "Quando assumimos, encontramos uma estrutura sem dignidade para quem mais precisa. Agora, com muito trabalho e responsabilidade, entregamos um espaço renovado, acolhedor e digno para receber os delmirenses com respeito e cuidado que é referência em Alagoas", ressaltou.
Calendário
A edição 2025 do Festival de Música de Penedo (Femupe) na Europa já está com programação definida. O evento vai acontecer de 22 a 31 de agosto nas cidades de Vouzela, na região de Viseu, no Norte de Portugal, e Baiona, no Sul de França. O Femupe já está no calendário dessas duas cidades europeias e propõe levar várias pautas de interesse mútuo: a questão do turismo, a divulgação da cidade de Penedo, incentivando essa relação cultural que esses locais têm com a nossa cultura alagoana e brasileira.
Conteúdo
O Femupe é uma iniciativa da Ufal, por meio do Centro e Musicologia de Penedo (Cemupe), e envolve apresentações musicais, cursos livres, fóruns e palestras. O festival busca promover o intercâmbio entre culturas no universo musical. O coordenador-geral do evento é Marcos Moreira, docente do curso de licenciatura em Música, mas na edição da Europa, ele divide a coordenação com o maestro Pedro Serrano, em Portugal, e o percussionista Jair Mendes, na França.
Promessa
O ministro dos Transportes, Renan Filho, revelou que o governo federal está avaliando mudanças significativas no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal proposta em estudo é o fim da obrigatoriedade de frequentar autoescolas, permitindo que os candidatos se preparem de forma independente ou com instrutores particulares.
Finalidade
Segundo Renan Filho, o objetivo é tornar o acesso à habilitação mais democrático e menos oneroso. Atualmente, o custo para tirar a CNH pode ultrapassar R$ 2 mil, valor considerado alto por grande parte da população. Com a flexibilização, o preço poderia cair drasticamente, ampliando as oportunidades para jovens, mulheres e pessoas de baixa renda.
Pegou no flagra
Na última semana o IMA/AL realizou uma operação de fiscalização e monitoramento em áreas de extração mineral no Estado. A fiscalização ocorreu nos municípios de Batalha, Barra de São Miguel, Piaçabuçu e São Sebastião, resultando em embargos e autuações que somam R$ 150 mil em multas. Nas propriedades fiscalizadas, foram constatadas diversas irregularidades, como a ausência de licenciamento ambiental. A ação foi realizada a partir de denúncias feitas ao órgão ambiental.

Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011