Edmilson Teixeira
Comemoração
Na última quarta-feira a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) celebrou em grande estilo na cidade de União dos Palmares, o 89º aniversário do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM). A cerimônia, repleta de homenagens, foi conduzida pelo comandante do Batalhão, Major Glauber Santana. O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o comandante-geral da corporação em Alagoas, Cel. Paulo Amorim. Prefeitos e lideranças políticas da região também prestigiaram a solenidade.
Bala na agulha
O Flamengo está próximo de fechar acordo com mais um jogador, nesta janela de transferências. Trata-se de Samuel Lino, ponta esquerda do Atlético de Madrid, que deve deixar o clube espanhol por cerca de 30 milhões de euros (R$ 190 milhões, na cotação atual). O jogador tinha conversas encaminhadas com o Napoli, mas uma proposta rubro-negra ganhou força e passou a ser tratada como prioridade.
Lamentável
Camila Trevisol, uma jovem de 22 anos do interior de São Paulo, morreu ontem após não resistir ao câncer. Ela foi diagnosticada com um tumor no fêmur aos 16 anos e compartilhou sua jornada nas redes sociais. Camila conquistou o título de rainha inspiração dos rodeios em Jaguariúna e Americana. A família expressou gratidão pelo apoio recebido dos fãs por meio das redes sociais.
Reconhecimento
O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares atingiu a nota máxima na avaliação do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), após inspeção realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O terminal alagoano alcançou 100% nos critérios de implantação e efetividade do sistema, que visa reduzir riscos de acidentes e garantir a eficiência das operações aeroportuárias
Procedimento
A avaliação verificou se o sistema foi corretamente implementado e se está funcionando de forma eficaz no cotidiano do aeroporto, com foco na aplicação prática das normas de segurança. Aspectos como infraestrutura de pistas e pátio, identificação de perigos, controle de riscos (inclusive de fauna), além do monitoramento e treinamento de pessoal foram levados em conta.
Meio ambiente
Em um esforço conjunto para fomentar a educação ambiental e garantir o acesso à água em comunidades escolares, o projeto "Água para Educar" está implementando uma série de ações em Murici. Seis unidades de ensino foram selecionadas para receber infraestruturas que promovem a captação e o uso consciente da água, aliando teoria e prática no dia a dia dos estudantes.
Distribuição
Cada uma das seis escolas está sendo agraciada por meio de uma parceria com a Cáritas Brasileira, com uma cisterna, equipamento fundamental para o armazenamento de água da chuva. Essa medida visa não apenas otimizar o uso dos recursos hídricos, mas também proporcionar uma fonte alternativa e sustentável de água para as necessidades das instituições.
Cardápio
Além das cisternas, o projeto vai além, incentivando a criação de hortas e pomares dentro das escolas. “Essa iniciativa permite que as crianças aprendam, de forma lúdica e prática, sobre o ciclo da água, a importância da agricultura sustentável e o cuidado com o meio ambiente. Cultivar alimentos na própria escola, com o uso da água de reuso das cisternas, ensina lições valiosas sobre sustentabilidade, alimentação saudável e responsabilidade ambiental”, comentou a secretária da Educação, Vânia Menezes.
Alagoano de bola cheia
O sonho de Corinthians, Palmeiras, Botafogo, Fluminense e Flamengo de contarem com os gols de Roberto Firmino, que brilhou no Liverpool e estava no Al-Ahli, da Arábia Saudita, neste segundo semestre, chegou ao fim nesta quarta-feira. O experiente centroavante alagoano de 33 anos optou por seguir fora do País e foi oficializado no Al-Sadd, do Catar, com acordo de duas temporadas.
Justificativa
“É mais um desafio na minha carreira e estou bem feliz e empolgado. Chego ao maior clube do país, atual campeão nacional e também da Copa do Catar, e quero ajudar a fazê-lo ainda maior e mais forte”, afirmou Firmino, esbanjando confiança.
E tome medicamento
O Ministério da Saúde liberou R$ 25,4 milhões para fortalecer a estrutura da assistência farmacêutica no SUS em 428 municípios, de todas as regiões do país. Os investimentos estão formalizados pela Portaria GM/MS nº 7.556, publicada no último dia 11, com a lista dos entes habilitados a receber os recursos. A medida faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica.

Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011