Edmilson Teixeira

Poluição

Edmilson Teixeira 01 de julho de 2025

Moradores de Santa Luzia do Norte estão se manifestando no sentido de denunciar junto ao MP/AL a empresa Frango Favorito. A empresa está sendo acusada de causar transtornos aos moradores que residem ao seu redor, emitindo fumaça, fuligem e odores fortes. Por conta desse problema, diversas pessoas, principalmente crianças, têm irritações e problemas respiratórios. “Essa bronca não é de agora. Muitos apelos já foram feitos e nada avançou quanto uma medida da empresa”, disse um vereador.

Efeito do inverno


Mediante problema de transtorno nas vias públicas da cidade, foi que nesta segunda-feira,30, a prefeita de Palmeira dos Índios, Luiza Júlia assinou um decreto que suspende, temporariamente, todos os serviços de saneamento realizados pela Conasa Águas do Sertão. A medida foi tomada, segundo ela, devido ao período chuvoso, que tem comprometido a qualidade dos serviços executados pela empresa.

Argumento


“Entendo completamente a insatisfação do povo. Estou ao lado de vocês. As empresas precisam devolver as ruas do jeito que encontraram, limpas e organizadas. Quando o tempo melhorar e as chuvas diminuírem, então os serviços poderão ser retomados, com responsabilidade e respeito à nossa cidade”, disse.

Cena cômica


Nem mesmo a Águas do Sertão escapou das armadilhas que andou espalhando por Palmeira dos Índios. Um caminhão da concessionária acabou atolado em um dos inúmeros buracos deixados pelas obras de saneamento, em uma das muitas ruas esburacadas e enlameadas da cidade. O registro cômico foi feito por uma câmera de segurança de uma residência e enviado ao site Estadão Alagoas. E, claro, já circula nas redes como exemplo do famoso “caiu na própria cova”. É a Águas do Sertão provando do próprio barro.

Cobrança


O deputado federal Alfredo Gaspar (União/AL) voltou a cobrar explicações do Governo Federal sobre a construção de barragens de contenção nas bacias dos rios Mundaú e Paraíba, em Alagoas. Ontem (segunda), o parlamentar protocolou um requerimento de informações ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, exigindo transparência sobre os projetos prometidos desde 2011 e nunca executados.

Elogiada


A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) foi agraciada em Brasília com o certificado de nível de maturidade em governança e gestão, na categoria bronze 3, concedido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Este reconhecimento é um marco significativo no progresso da corporação.

Critério


A certificação foi atribuída após uma rigorosa avaliação de diversos critérios, incluindo liderança, estratégia, integridade, transparência e capacidade de resposta. O resultado dessa pesquisa destaca que a PM-AL atingiu 51,02 pontos no índice de maturidade da governança, refletindo avanços substanciais na sua gestão interna e na qualidade da prestação de serviços.

Satisfação


O comandante-geral da corporação, coronel Paulo Amorim, enfatizou que o reconhecimento nacional reforça o compromisso da PM-AL com a modernização e a excelência no serviço prestado à população. Ele assegura que a certificação é um indicativo de que a Polícia Militar de Alagoas busca uma gestão cada vez mais eficiente, mantendo a missão fundamental de proteger e servir a sociedade.

Sextou no palhoção


Foi na noite da última sexta-feira, que a Junta Comercial de Alagoas (JUCEAL) promoveu em Maceió um evento memorável na casa de eventos Espaço Agenda, reunindo servidores e familiares para uma verdadeira celebração da cultura nordestina. Pois o “Arraiá da JUCEAL” foi um sucesso, repleto de alegria e descontração, proporcionando momentos inesquecíveis para todos os presentes.

Cardápio


A festa, que teve até jantar, contou com a apresentação de três bandas de forró, com sanfoneiros talentosos que animaram a noite até altas horas. O repertório musical, cuidadosamente selecionado, refletiu o espírito do povo alagoano, com ritmos que embalaram todos os convidados e fizeram com que muitos se arriscassem nos passos de dança. Quem se destacou também como cantor foi o presidente da própria JUCEAL, Joãozinho, esbanjando talento e segurança com um roteiro de forró.

Reconhecimento


Na última sexta-feira a Secretaria Municipal de Esporte e Cultura de Murici efetuou o pagamento dos recursos referentes ao primeiro ciclo do chamamento público da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura (PNAB). Com essa ação, 55 fazedores de cultura muricienses classificaram-se no edital, recebendo um total superior a R$ 218 mil.

Beneficiados


Os recursos foram distribuídos em 14 categorias, com o objetivo de fortalecer e consolidar as ações culturais no município. As categorias contempladas incluem: artesanato, música, capoeira, dança, desenho, pintura, produção audiovisual, blocos carnavalescos, fotografia, produção cultural e publicação de livros. Essa diversidade reforça o compromisso da administração pública em apoiar diferentes manifestações culturais locais.