Enio Lins
Animado
Renato Filho, ex-prefeito do Pilar, já articula seu interesse de disputar no próximo ano uma cadeira federal. Trata-se de uma eleição que tem também a sua mãe, Fátima Canuto na disputa pela reeleição de deputada estadual. Por enquanto, os dois estão no MDB. A projeção política de Renato Filho tem muito a ver com seus oito anos de governo à frente da Prefeitura pilarense. Renato costuma dizer que o Pilar hoje, é um exemplo de administração para o Brasil, cuja trajetória de desenvolvimento alcançada durante suas duas gestões virou uma referência para o país.
Virou uma zona mesmo
A safadeza em Rio Largo continua imperando de forma absurda. A Justiça se faz de cega nessa história, pois o articulador de tanta palhaçada é um maluco que não quer soltar o osso, mesmo depois de oito anos deitando e rolando com o dinheiro público. É preciso que o atual prefeito Carlos, reaja junto aos órgãos competentes, sobretudo para mandar prender o tal belezinha que está por trás dessa putaria, infernizando o ambiente.
O fato
Ontem, no começo da tarde, o prefeito Carlos reuniu um grupo de vereadores, para denunciar que foi mais uma vez vítima de uma tentativa criminosa de golpe. Ele falou da cara de pau do presidente da Câmara, Rogério Silva, que teve a falta de respeito de ler uma “carta de renúncia fraudulenta” atribuída a ele e ao seu vice-prefeito, e em seguida ter tomado “posse”.
Narração
“Mais um capítulo dessa longa novela de inverdades e tramas para impedir o desenvolvimento de Rio Largo! Estou aqui junto dos vereadores para falar sobre a gravidade desta tentativa de golpe. Na data de hoje, 31 de março, foi convocada pelo presidente da Câmara, Rogério Silva, uma sessão deliberativa extraordinária com pautas pertinentes ao município. Seguida de outra sessão solene baseada num ato inconstitucional. Fomos surpreendidos mais uma vez com a insistência em oficializar uma carta de renúncia fraudulenta, inconstitucional e inválida, seguida da posse imediata e ilegal do presidente da Câmara”, disse o prefeito Carlos.
Pedalada
No último domingo, a cidade de Junqueiro foi palco de um evento especial: o Pedal Ciclo Turismo. Com a participação de cerca de 700 ciclistas, o evento se destacou pelo percurso de 25 km que passava por belas paisagens naturais e pontos turísticos, incluindo a famosa Lagoa do Retiro. Foi uma oportunidade única para promover o ciclismo e o turismo na região.
Ponto de vista
O evento não apenas promoveu o esporte, mas também o turismo local. O secretário de Juventude, Marciano Correia, enfatizou a importância da iniciativa em integrar a população e fortalecer os laços comunitários. Por sua vez, a secretária de Cultura e Turismo, Alyne Fernandes, ressaltou a visibilidade que o evento trouxe às belezas naturais da cidade.
Curtição
Ao final do Pedal Ciclo Turismo, os ciclistas puderam relaxar com música ao vivo, aulas de zumba e várias atividades voltadas ao bem-estar, celebrando a união e o espírito esportivo da comunidade. Com o sucesso desta primeira edição, as expectativas são altas para futuros eventos que continuarão a promover saúde, lazer e turismo em Junqueiro.
Justa homenagem
Na última sexta-feira em Arapiraca, mais 26 nativos e imigrantes que ajudaram a construir o desenvolvimento daquele município foram homenageados pelo prefeito Luciano Barbosa. O evento faz parte da celebração do Centenário da Capital do Agreste e do lançamento do livro “Arapiraca, Memória Viva. 100 Anos de História”, de autoria dos jornalistas Manoel Lira, Roberto Baía e Eli Mário Magalhães.
Adrenalina
No último final de semana, sábado e domingo, São José da Tapera/AL foi o centro das atenções com a realização da 10ª Etapa Nacional do Motocross 2025. O evento atraiu competidores de diversas partes do Brasil, todos prontos para mostrar suas habilidades na pista Bom Jardim. Com uma premiação total de 31 mil reais, a competição trouxe uma combinação perfeita de emoção e adrenalina.
Providências
Ontem a Capitania dos Portos de Sergipe anunciou que realizará uma reconstituição do acidente no último domingo envolvendo uma moto aquática, que resultou na morte do cardiologista alagoano Eduardo Ferreira. O incidente ocorreu no Rio Vaza Barris, em Aracaju, e o médico não resistiu aos ferimentos, falecendo. De acordo com a Marinha, o acidente ocorreu enquanto o médico pilotava a moto aquática e colidiu com cabos de amarração de uma embarcação ancorada. Ele foi resgatado e socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Providência
Amanhã, quarta-feira, a Comissão de Direitos Humanos do Senado promove, às 10h, uma audiência pública com o objetivo de debater os direitos e os desafios pela plena inclusão das famílias e das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). A sessão especial é realizada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo, celebrado dia 3 de abril, e atende a requerimento da presidente do colegiado, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que pediu a realização de ciclo de audiências sobre os direitos das pessoas com deficiência e doenças raras.

Enio Lins
Sobre
Enio Lins é jornalista profissional, chargista e ilustrador, arquiteto, membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Foi presidente do DCE da UFAL, diretor do Sindicato dos Jornalistas, vereador por Maceió, secretário de Cultura de Maceió, secretário de Cultura de Alagoas, secretário de Comunicação de Alagoas, presidente do ITEAL (Rádio e TV Educativas) e coordenador editorial da OAM.