Edmilson Teixeira
Gratificados
Em Murici/AL, a Secretaria Municipal de Educação, diz que continua a avançar no fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Através do programa de alfabetização EJA, a administração busca levar ensino de qualidade para todas as camadas da população, sobretudo abrangendo tanto a cidade quanto às áreas rurais. Na última quarta, houve distribuição de kits para todos os alunos do EJA, cujo prefeito Remi Filho garantiu na ocasião que em breve todos vão receber uma bolsa mensal de 100 reais.
Desenvolvimento
A prefeita do Pilar, Fátima Rezende representou seu município ontem durante uma audiência pública. Disse que foi um momento histórico, que tratou sobre a instalação da primeira unidade de estocagem de gás natural do Brasil em nossa cidade. “Um projeto que fortalece Pilar como referência no setor energético, impulsiona a economia e traz novas oportunidades para nossa população”, comentou.
Integrantes“
Com a presença de representantes da Origem, IMA, Ministério Público, Ufal, Cepram, da deputada estadual Fátima Canuto, relatora da Lei do Gás de Alagoas e Prefeitura de Pilar, debatemos os benefícios e impactos dessa iniciativa pioneira. Estamos preparados para esse novo ciclo de crescimento que gera mais empregos, mais desenvolvimento e mais investimentos!”, destacou a prefeita Fátima Rezende.
Ex-prefeito
Sobre o tema discutido na audiência pública ontem pela manhã no município do Pilar, Renato Rezende lembrou de que como prefeito trabalhou para transformar Pilar em um polo estratégico de energia, atraindo investimentos e garantindo desenvolvimento. “Esse novo projeto reforça essa posição, trazendo mais estabilidade no fornecimento e contribuindo para a segurança energética de Alagoas e do Brasil. Pilar se consolida como referência no setor, fortalecendo ainda mais nossa capacidade de gerar novas oportunidades.”
Homenagem
O vereador por Maceió, Kelmann Vieira é autor de um projeto que concede a Comenda Nise da Silveira, para sua ex-esposa, a deputada estadual Flávia Cavalcante. “Esta Comenda é uma justa homenagem da Câmara para personalidades que se destacam pela defesa da saúde das mulheres. Quando recebi o ofício para indicar uma mulher, não pensei em outra a não ser a deputada, que há anos se dedica à saúde da mulher, seja por meio do Instituto que nasceu com seu nome, seja na Assembleia Legislativa” disse.
AgendamentoKelmann Vieira narrou em suas redes sociais que a Comenda será entregue à deputada Flávia Cavalcante na próxima segunda-feira, em um evento alusivo ao Mês da Mulher, na Câmara de Vereadores. “Sou muito grato a deputada Flávia e ao ex-prefeito e ex-deputado Cícero Cavalcante por todo apoio de sempre!”
Especulação
Conforme o jornal extra o governador Paulo Dantas (MDB) não irá assumir agora a presidência do PSD em Alagoas, cargo oferecido pelo presidente nacional do partido, Gilberto Kassab para evitar desgastes, especialmente em relação ao atual presidente da legenda, Rui Palmeira, que tem se destacado como oposição na Câmara Municipal de Maceió.
DadosO encontro entre Paulo Dantas e Kassab ocorreu no dia 7 passado, em São Paulo, onde o governador foi convidado oficialmente para assumir o comando do PSD em Alagoas. Contudo, Dantas deixou claro que só tomará posse na legenda após o término de seu mandato, em 2026, para evitar qualquer instabilidade também no seu grupo político.
Batalhando
A prefeita de São Luís do Quitunde, Márcia Cavalcante (MDB), está experimentando uma semana cheia de significados para a sua administração. Desde que assumiu o cargo no dia 1º de janeiro, esta se revela como uma das fases mais significativas do seu governo. Neste momento crucial, a prefeita está retornando de Brasília, acompanhada pelo ex-prefeito Cícero Cavalcante, que traz consigo um conhecimento inestimável e suporte estratégico.
Percorreu
Márcia Cavalcante visitou órgãos federais e se reuniu com o ministro dos Transportes, Renan Filho, com o senador Renan Calheiros e outros da bancada alagoana. Essas interações estão ajudando a estabelecer um canal de comunicação efetivo entre a administração municipal e as esferas superiores do governo. A prefeita expressou sua gratidão ao ministro e ao senador, destacando a importância do apoio recebido e o compromisso com a atuação conjunta.
Preocupação
Levantamento feito há 10 meses pela Casa Civil e pelo Ministério das Cidades aponta que 1.942 municípios brasileiros têm moradores em regiões suscetíveis a deslizamentos, enxurradas e enchentes. O número corresponde a 34% do total de 5.570 municípios do país e indica um aumento de 136% em relação ao número obtido em levantamento da Casa Civil no ano de 2012, quando 821 municípios foram considerados em situação crítica.
Nosso Estado
Alagoas aparece no estudo com 46 municípios que apresentam situação crítica para as três situações de deslizamento, enxurradas e enchentes. Entre as dez cidades brasileiras com mais áreas de risco está Maceió. Nessas áreas moram, de acordo com o trabalho, 70.343 pessoas ou 7,3% da população da capital alagoana. O estudo não especifica se entre as áreas de risco em Maceió estão incluídos os bairros afetados pela mineração irregular da Braskem.

Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011