Bartpapo com Geraldo Câmara

O MUNDO EM PEDAÇOS

Bartpapo com Geraldo Câmara 21 de março de 2025

Antigamente o mundo era um enorme desconhecido ou levemente conhecido por pouca gente que podia e o explorava no sentido de visitar o que também cabia. O mundo era uma conjugação de vários países que foram se formando através dos tempos e que tinham absoluta identidade e personalidade. Primeiro. os continentes que foram dando margem à formação de vários países, países esses que foram ganhando personalidade, estruturando-se geográfica e politicamente e assim compondo cada continente com países que passaram a ter identidade e onde até as guerras de cada período foram responsáveis pelas estruturações geográficas e políticas daquelas porções enormes de terras que passaram a ser os países que conhecemos e que hoje formam a geopolítica do que chamamos de mundo.

Dizem os mais estudiosos sobre temas mutantes que tudo se transforma, mas que a grande responsabilidade por cada mutação é, sem dúvida a cabeça do ser humano que, na verdade, vive em
constante agonia para ver as coisas mudarem à sua volta. O homem que busca novidades, que gosta de revoluções de todos os modos, sejam científicas ou simplesmente humanas, pois é exatamente este homem que está conseguindo com sua audácia, talvez mais com sua ambição fazer com que a humanidade esteja entrando em um período de mutação radical, quando tudo a sua volta tende a se transformar e a ser transformado e em cujo âmago da questão está a ambição desmesurada, a vontade arraigada em cada espírito e que desenvolve uma verdadeira teia, exatamente a que vem se formando nos últimos tempos e a que vai levar o mundo em que vivemos a um mundo completamente novo e talvez nem tão correto.

Deverão os leitores estarem se perguntando onde estamos querendo chegar em função do título que demos a este artigo. Muito simples. Antes de qualquer grande mudança na humanidade que até hoje vem se constituindo em períodos, a absorção de novas ideias vai formando perspectivas por mais que não as sintamos rapidamente. Nada se transforma com absoluta rapidez mas com um enraizamento lento e constante como se fossem aplicações de remédios homeopáticos ou males homeopáticos. Estamos já vivendo esse problema em tudo o que chamamos de mundo. Não só nas guerras que estão grassando e que hoje são e podem ser cada vez mais devastadoras, como na mentalidade de povos que parecem estar voltando aos primórdios da civilização em busca descabida de mais territórios, poder e outras coisas mais. Na verdade estamos vivendo a destruição dos países começando por regiões importantes que acabarão cedendo. A noção de país, de soberania começa a se esvair. De repente estamos vivendo, sobretudo nas regiões mais antigas as guerras destruidoras, a ingerência de um país sobre outro ou outros e a transformação lenta do mundo em pedaços de mundo. A política internacional vai se esvaindo dando lugar à brutalidade, à força, ao conceito do mais forte que vence exatamente pela força estúpida, pela prepotência. Analisem isto com calma e vão encontrar cada palavra deste artigo materializada nas atuais atitudes mundiais onde a pressão e a repressão já consomem cidadãos e governos de países que, gradativamente serão transformados em pedaços do mundo. Um mundo que poderá ficar à mercê de alguns ou inteiramente perdido no caos universal. Talvez não vivamos o suficiente para ver no que vai dar, mas estejam certos de que se não houver uma completa união de esforços no sentido da paz verdadeira, um dia, quem sabe nos contentaremos em viver não mais em um país de fato e de direito, mas apenas em pequeno ou grande pedaço deste mundo que já está se despedaçando. Sem diplomacia e ditatorialmente e sem respeito a suas próprias fronteiras.

FOTONOTAS

PAULO POETA – Falar de Paulo Poeta é falar de uma grande personalidade do mundo teatral, cultural, de pesquisa, de amor pelo que faz e o faz com maestria. Falar de Paulo Poeta é falar do entrevistador que com seus programas leva conhecimento também para o povo ávido de tê-lo. Paulo é uma figura admirável que sabe onde pisa e como passeia pelas necessidades de alimento cultural que o povo tem. Porque ele conhece povo também das maneiras mais interessantes. Do alto de um palco ou diante de câmeras o mestre Poeta dá as cartas.

CHICO DE ASSIS – Eu mesmo procuro sarna pra me coçar e ponho na mesma coluna dois sábios da cultura. Se falo de Paulo Poeta aí do lado estou, sem dúvida falando de Chico de Assis, outro gênio com qualidades excepcionais que tanto faz falar de improviso para qualquer plateia como seguir à risca textos ardilosos de grandes autores. Tanto faz estar num palco de um teatro fabuloso com estar falando para pequenas e modestas plateias. Chico de Assis tem o pode da conexão e é com ela que sua simpatia e bem falar o coloca entre um dos principais atores de nossa terra.


PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
Não peça nada que saiba de antemão que não pode ser atendido. Coloque-se no lugar de quem precisa negar.


ALERTAS DO DIA

* Mais uma briga ou uma grande dúvida foi criada em torno do problema de nova construção no local do Hotel Jatiúca porque surgiu o fato, se é que é fato de que quando o hotel foi construído o governador da época, Afrânio Lages teria autorizado a construção com uma participação do governo no empreendimento de então. Agora, procuraram essa documentação e ela teria sumido no tempo e no espaço. Uma porque a empresa oficial foi dissolvida e outra porque a empresa proprietária também não teria. Um grande “imbroglio” que ninguém sabe mais até onde vai durar.

* Dizem alguns que esse pedido de liceça e ida de Eduardo Bolsonaro para os Estados Unidos está sendo uma preparação pra uma fumacinha que sai por aí afirmando que o motivo real seria o de preparação de uma suposta cidadania americana que teria sido oferecida ao seu pai pelo presidente Donald Trump. Pessoalmente não acredito nessa história, levo mais para os “fakes” que rolam por aí. Quanto a um futuro pedido de asioo ou coisa parecida até podemos acreditar que possa acontecer, o que seria uma ato absolutamente legal e dentro dos ditames diplomáticos.

* Tenho dito que ainda tenho restrições ao carro elétrico no Brasil por achar que a infraestrutura de carga ainda não está considerável. Ora, do que adianta você ter um carro elétrico se não puder carregá-lo facilmente no seu domicílio ou em postos racionalmente colocados e em pontos estratégicos? No entanto, brindo a chegada desses postos, a cada um raro que aparece, como por exemplo a iniciativa do Shopping Maceió que está instalando um rápido (30 minutos???) e que possivelmente provoque filas. Mas, já e um passo que precisará ser seguido.

* O que mais me chama a atenção na Academia Alagoana de Letras é a sua administração que sai do lugar comum e que acaba por motivar os que não são seus membros para estarem afetos à discussões, palestras e tudo o que diz respeito à cultura. Conhecer as grandes figuras, por exemplo é uma das metas Alberto Rostand Lanverly, seu presidente e que esta semana fez uma homenagem póstuma a Jayme de Altavilla, primeiro presidente e fundador da nossa academia, nascido a 130 anos. São atos como esse que acordam o cidadão e criam curiosidade e respeito pelos grandes vultos.


POR AÍ AFORA


# Ataques aéreos israelenses em Gaza mataram pelo menos 400 pessoas. Os ataques encerraram um impasse de semanas sobre a extensão de um cessar-fogo que interrompeu os combates em janeiro. O grupo militante palestino Hamas emitiu um comunicado acusando Israel de violar o cessar-fogo. Ataques foram relatados em vários locais, incluindo o norte de Gaza, a Cidade de Gaza e Deir al-Balah, Khan Younis e Rafah, no centro e no sul da Faixa de Gaza. Autoridades do Ministério da Saúde palestino disseram que muitos dos mortos eram crianças.


# Cerca de 1 milhão de crianças na Faixa de Gaza estão sem o básico para sobreviver, como alimentos e água, alertou o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef). O diretor do Unicef para o Oriente Médio e Norte da África, Edouard Beigbeder, esteve nos territórios palestinos de Gaza e da Cisjordânia em viagem de 4 dias "A situação é extremamente preocupante. Algumas crianças vivem com tremendo medo ou ansiedade, outras enfrentam as consequências reais da privação de assistência humanitária e proteção,


# O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira, 14, manter a suspensão da rede social Rumble no Brasil. A Primeira Turma da Corte acompanhou o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, que determinou o bloqueio da plataforma de vídeos no país. Moraes suspendeu a Rumble após a empresa descumprir a determinação judicial que exigia da empresa a indicação de um representante legal no Brasil, o que nãoocorreu.


O “BARTPAPO com Geraldo Câmara” agora é exibido para os estados de Alagoas e Rio Grande do Norte. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “canal Bartpapo”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399