Roberto Baia

Inauguração em Arapiraca

Roberto Baia 14 de março de 2025
Inauguração em Arapiraca
Prefeito Luciano Barbosa - Foto: Assessoria

Na próxima segunda-feira, 17, a partir das 9h, o prefeito Luciano Barbosa realizará a inauguração de mais uma escola em Arapiraca: a Escola de Educação em Tempo Integral Professora Renilda Albuquerque, situada na Rua João Alexandre dos Santos, no bairro Baixa Grande.
Com uma infraestrutura moderna e espaços amplos, a escola será um importante centro de aprendizado para centenas de alunos da cidade.

Participarão da solenidade

A construção da nova escola foi possibilitada por emendas parlamentares do deputado federal Daniel Barbosa. Na ocasião da inauguração, estarão presentes representantes comunitários do bairro Baixa Grande, das regiões vizinhas, vereadores e outras autoridades.

Infraestrutura moderna

A nova unidade escolar dispõe de uma infraestrutura completa, com laboratório de informática, pátio, espaço maker, biblioteca, sala de jogos, refeitório e 12 salas de aula amplas e climatizadas, criando um ambiente propício para o aprendizado dos estudantes.
Esse novo modelo educacional promete se tornar uma referência e inspiração para outras localidades do Brasil.

Protesto em Craíbas


Na manhã de ontem, quinta-feira, 13, aproximadamente 300 mulheres, tanto trabalhadoras rurais quanto urbanas, realizaram um protesto em Craíbas contra os impactos causados pela mineração na região. A manifestação integra a Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra, promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que organiza atos em várias partes do país. O lema da mobilização é: “Agronegócio é violência e crime ambiental. A luta das mulheres é contra o capital”.

Contaminação dos rios


No Agreste alagoano, a Mineradora Vale Verde é o principal alvo da manifestação. O movimento denuncia que as atividades de mineração na região têm gerado sérios impactos, tanto ambientais quanto sociais. Entre os problemas relatados estão a contaminação dos rios, a morte de animais, tremores de terra e danos às residências (como rachaduras). Além disso, moradores afirmam que as explosões constantes usadas no processo de extração mineral têm afetado diretamente as comunidades vizinhas, trazendo sensação de insegurança para as famílias que vivem na área.

Conscientização


Para Ana da Hora, da Direção Nacional do MST, a manifestação marca um momento crucial na luta contra os danos causados pela mineração em Alagoas e é fundamental para ampliar o debate com a sociedade.
“Este é o primeiro protesto organizado pelos movimentos populares para expor publicamente os problemas que estão ocorrendo em Craíbas. É um passo importante para conscientizar a população sobre os danos ambientais e sociais da mineração e reforçar a urgência de um novo modelo de desenvolvimento para o campo. A Reforma Agrária Popular surge como a solução para impedir que grandes empresas dominem territórios camponeses, tratando a terra apenas como um bem a ser explorado e destruído”, explica.

Eleições de 2026


Com cerca de 155 mil eleitores aptos para as eleições de 2026, Arapiraca tem a capacidade de eleger quatro deputados estaduais e dois federais, conforme já registrado em pleitos passados. Na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal, aproximadamente vinte candidatos com domicílio eleitoral em Arapiraca devem formalizar suas candidaturas, com o objetivo de conquistar a maioria dos votos da cidade. Essa estratégia busca reduzir a migração de votos para candidatos de fora ou considerados “paraquedistas”.

Possíveis candidatos


Além disso, espera-se que outros vinte nomes locais integrem o cenário político de 2026, junto aos deputados já em mandato, como Daniel Barbosa, Ricardo Nezinho e Breno Albuquerque. No cenário político atual de Arapiraca, alguns dos nomes mais cotados para se juntarem aos deputados em mandato são: Severino Pessoa (ex-deputado federal), Dudu Albuquerque (ex-deputado estadual), Tarcizo Freire (ex-deputado estadual), Fabiana Pessoa (ex-prefeita) e Lindomar Ferreira (ex-candidato a prefeito). Esses nomes têm se articulado nos bastidores para as eleições de 2026.

Novas lideranças


Um dos nomes que têm sido bastante comentados nos bastidores da política arapiraquense é o de Lucas Barbosa, filho do prefeito Luciano Barbosa. Lucas é pré-candidato a deputado estadual e vem apresentando um importante desempenho nas caminhadas diárias e nos diálogos com os eleitores. É, sem dúvidas, um pré-candidato que merece respeito e atenção por ser filho de Luciano, que vem se destacando pelo trabalho que tem realizado em Arapiraca – atualmente a cidade que mais cresce em Alagoas.

Campeonato Alagoano


A Polícia Militar de Alagoas detalhou ontem, quinta-feira, 13, o plano de segurança para a final do Campeonato Alagoano 2025, que será disputada entre CRB e ASA. Mais de 400 policiais irão atuar na proteção do estádio Rei Pelé e nas áreas adjacentes no próximo sábado, 15. A apresentação do esquema de segurança aconteceu em uma reunião no auditório Lauthenay Perdigão, com a participação de representantes das torcidas organizadas, autoridades municipais e do Judiciário.

Fiscalização


Cerca de 200 policiais militares estarão posicionados em patrulhas pela parte interna do estádio Trapichão, a partir das 12h. O estádio foi dividido em sete áreas distintas para melhor alocação do efetivo, incluindo o campo de jogo e o espaço reservado para a torcida visitante. A equipe também será responsável pela revista nos torcedores e pela fiscalização da entrada de instrumentos e bandeiras, com a autorização para objetos sonoros limitada até as 15h.


… Os 15 anos do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas serão comemorados nesta sexta-feira, 14, às 9h, no auditório Graciliano Ramos, em Delmiro Gouveia.

... A programação especial incluirá apresentações culturais, a participação da Orquestra Municipal José Tenente Nicácio de Souza e uma cerimônia de homenagens.

… A comunidade acadêmica do Campus do Sertão, além das autoridades e convidados, poderá assistir a um vídeo especial em celebração ao aniversário da instituição e acompanhar o lançamento da 1ª Mostra Sertão e da 1ª Feira Literária do Sertão (Flis), que acontecerão em maio.