Roberto Baia

Falha geológica

Roberto Baia 26 de fevereiro de 2025
Falha geológica
Secretário de Defesa Social de Arapiraca, Coronel Enio Bolivar - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

O tremor de terra que assustou os moradores de Arapiraca, na madrugada do último fim de semana, foi provocado por uma falha geológica denominada zona de cisalhamento. A informação foi divulgada ontem, terça-feira, 25, pela Defesa Civil do município, que está atenta à região e avaliando possíveis conexões com outros abalos já registrados.

“Ainda não sabemos a profundidade dessa zona de cisalhamento, pois são necessários estudos mais aprofundados, que teriam que ser realizados por pesquisadores de fora do estado. No entanto, estamos monitorando a situação e, até o momento, verificamos que esses abalos não representam riscos para as estruturas da região”, explicou o secretário de Defesa Social de Arapiraca, Enio Bolivar.

Abalo sísmico


O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou que o abalo sísmico atingiu magnitude 2,1 na Escala Richter, sendo categorizado como de intensidade moderada. A falha geológica que provocou o abalo sísmico foi identificada pelos geólogos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

A zona de cisalhamento se estende do bairro Boa Vista até Girau do Ponciano, passando pelo Lago da Perucaba. Essa informação é fundamental para o trabalho de monitoramento e prevenção de riscos na região.

Suposta venda


As especulações acerca de uma possível venda da Mineração Vale Verde (MVV), localizada em Craíbas (AL), ganharam repercussão na mídia, indicando que a companhia administrada pelo grupo britânico Appian Capital pode ser comprada por investidores chineses.

A MVV afirmou, em entrevista a um veículo de comunicação local, que “a Appian Capital está sempre avaliando oportunidades para aprimorar seu portfólio e maximizar o retorno financeiro para os investidores, porém não comenta sobre seus processos de aquisições e/ou vendas em curso”.

Investimento bilionário


Segundo informações de jornalistas como Cynthia Decloedt, do Estadão, a intenção do grupo Baiyin Nonferrous é concluir a aquisição até março deste ano, pagando cerca de 500 milhões de euros (cerca de R$ 2,8 bilhões).

Baiyin Nonferrous é o principal fornecedor chinês de cobre, com ações negociadas na bolsa de valores de Xangai. As informações também indicam que a aquisição foi autorizada em dezembro pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Operação Carnaval 2025


A Polícia Rodoviária Federal em Alagoas começa a Operação Carnaval 2025 nesta sexta-feira, 28, estendendo-se até a quarta-feira de cinzas, 5. Neste ano, o objetivo principal da operação é combater a embriaguez ao volante, visando manter a redução de infrações ligadas à perigosa combinação de álcool e direção.

Ultrapassagens impróprias


A iniciativa integra a Operação Rodovida e visa principalmente prevenir o consumo de álcool ao volante, bem como infrações como ultrapassagens impróprias e a falta de uso de equipamentos de segurança. As regiões com maior movimentação de veículos e maior incidência de acidentes receberão um cuidado especial por parte das equipes.

Negligência nas estradas


Esta série de operações envolve a execução de estratégias unificadas e iniciativas conjuntas. A ação simultânea e coordenada visa unir forças para diminuir os índices de acidentes de trânsito e minimizar os efeitos sociais resultantes da negligência nas estradas.

A PRF recomenda que, em situações de emergência, entre em contato pelo número 191.

Farmácia Popular


O Programa Farmácia Popular em Alagoas registrou um crescimento significativo no número de pessoas beneficiadas, atendendo mais de 254 mil indivíduos em 2024. O progresso notável, comparado aos 160,1 mil assistidos em 2022, evidencia a expansão da iniciativa, que agora disponibiliza todos os remédios da lista totalmente sem custo.

No momento, o estado possui 220 farmácias autorizadas, localizadas em 80 cidades. Para retirar os remédios, os pacientes precisam apresentar documento com foto, CPF e receita médica válida, seja do SUS ou da rede privada.

Medicamentos disponíveis


Há uma variedade de medicamentos disponíveis para o tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, entre outras. Além disso, fraldas geriátricas passaram a ser fornecidas gratuitamente para idosos elegíveis, e a dapagliflozina, usada no tratamento de diabetes associada a problemas cardiovasculares, foi adicionada à lista de isenção de custos.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou que “a ampliação do acesso a medicamentos é essencial para garantir que a população continue seus tratamentos de forma adequada”.

Oportunidade


Já estão abertas as inscrições para os alunos de Arapiraca e de Alagoas no 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas. O projeto, conduzido no Brasil pelos Correios, proporciona um prêmio de até R$ 10 mil e aborda a questão da preservação do oceano. Quem ganhar a fase nacional irá representar o Brasil em Berna, na Suíça. Apenas estudantes inscritos em instituições públicas ou privadas podem concorrer ao concurso. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira, 28.

Preservação dos oceanos


O tema deste ano para a redação é a preservação dos oceanos. O candidato deve escrever uma carta retratando o oceano, discutindo com as pessoas sobre a consciência ecológica e a forma mais eficaz de conservá-lo. As instituições de ensino público e privado têm a possibilidade de escolher até duas redações de seus estudantes para participar da competição. A ficha de inscrição e as cartas devem ser encaminhadas para a Coordenação de Comunicação dos Correios em Alagoas, localizada no bairro do Farol.


… Na tarde de segunda-feira, 24, a Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), através do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), impediu o que parecia ser uma execução no conhecido “tribunal do crime”, situado no município de Olho D’Água das Flores.

… Três pessoas foram presas na ocorrência, que incluiu os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo, corrupção de menores e tortura. Apenas um tinha mais de 20 anos, enquanto os outros dois possuíam 16 e 17 anos.

… O caso aconteceu por volta das 17h, quando a equipe de Rondas Ostensivas com Suporte de Motocicletas (Rocam) do 7º BPM estava patrulhando a comunidade Cohab, um local conhecido pela prática de tráfico de drogas.