Roberto Baia
Investimentos em Arapiraca

Na manhã de ontem, segunda-feira, 24, os moradores do bairro João Paulo II foram beneficiados com o moderno e amplo Centro de Educação Infantil Manoel Correia de Melo “Seu Maninho”.
A cerimônia de inauguração da escola, que funcionará em período integral e atenderá mais de 300 estudantes nos dois períodos, teve a participação do deputado federal Daniel Barbosa, da secretária de Educação Ana Valéria Peixoto, de diretores de ensino, professores, coordenadores e funcionários públicos, além dos vereadores Maciel Oliveira e Jackeline Barbosa.
Na oportunidade, o prefeito Luciano Barbosa anunciou que o Programa Creche Para Todos será lançado em breve, com a construção de 20 novas escolas em diferentes áreas de Arapiraca.
Importante legado
Na cerimônia de inauguração do Centro de Educação Infantil Manoel Correia de Melo “Seu Maninho”, o prefeito Luciano Barbosa expressou sua gratidão aos familiares do Seu Maninho, um comerciante que deixou um importante legado para a cidade e contribuiu para a formação do bairro João Paulo II.
“É com muita satisfação e alegria que hoje entrego essa moderna creche, aqui no bairro, que está recebendo outros investimentos, como a pavimentação de ruas, o avanço das obras da Ciclovia do Trabalhador e terá 100% de toda a comunidade com ruas e avenidas pavimentadas”, acrescentou o prefeito.
Audiência pública
A Defensoria Pública de Alagoas (DPE-AL) vai promover uma audiência pública nesta terça-feira, 25, para debater a implementação de ações voltadas para a redução de acidentes de trânsito em Arapiraca e em toda a segunda macrorregião de saúde do estado. O evento tem início às 9h, no auditório da sede suburbana da instituição, situada na Rua Samaritana, bairro Santa Edwiges.
A convocação partiu da Defensora Pública Bruna Cavalcante, após uma conversa com a administração do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), que apontou a alta taxa de acidentes como uma das principais causas da superlotação do hospital.
Macrorregião de saúde
É importante salientar que a macrorregião de saúde do estado abrange os seguintes municípios: Arapiraca, Major Isidoro, Jacaré dos Homens, Belo Monte, Batalha, Jaramataia, Craíbas, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, São Sebastião, Campo Grande, Olho D’Água Grande, Feira Grande, Taquarana, Coité do Nóia, Traipu, Minador do Negrão, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Palmeira dos Índios, Tanque D’Arca, Belém, Igaci, Canapi, Ouro Branco, Maravilha, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Dois Riachos, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Olho D’Água das Flores, Olivença, São José da Tapera, Monteirópolis, Pão de Açúcar, Mata Grande, Inhapi, Pariconha, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Delmiro Gouveia e Piranhas.
Manifestação em Junqueiro
Em frente à Câmara Municipal, um grupo de cinco vereadores de Junqueiro manifestou sua insatisfação, solicitando a retomada das sessões ordinárias, que estão suspensas há mais de dois meses. A ação foi provocada pelo cancelamento da primeira sessão do ano, informado por meio de mensagens.
A vereadora Silvana Pereira (União) criticou a situação, destacando que a última sessão legislativa aconteceu há um longo período. “Queremos que o regimento interno da Casa seja respeitado e que os problemas da cidade sejam debatidos”, afirmou.
Medidas imediatas
A vereadora destacou a importância das sessões para debater as demandas do povo que precisam de medidas imediatas.
“É preocupante que a cidade esteja sem água, a Casa de Sopa esteja parada e as Unidades Básicas de Saúde não funcionem, enquanto não conseguimos abordar essas demandas devido à inatividade do presidente da Câmara”, destacou Silvana.
Participaram do protesto
Jota Ferro (PP), Taciana (União), Zé Canário (União) e Jadielson Sebastião juntaram-se a Silvana no vídeo, reivindicando a retomada das atividades legislativas. Eles enfatizaram que a ausência de encontros tem dificultado o debate de assuntos urgentes que impactam a comunidade.
Foi ameaçada
A vice-prefeita de Palmeira dos Índios, Sheila Duarte, usou suas redes sociais para denunciar que tem sido ameaçada de morte desde o começo deste ano. De acordo com a vice-gestora, as ameaças vêm de um homem que exige cargos comissionados na prefeitura.
“Eu fui ameaçada por um rapaz. Me cobra diariamente cargos na Prefeitura e, se eu não der, não terei paz”, afirmou.
Medida protetiva
No vídeo, Sheila relatou que tem sido perseguida constantemente e que solicitará uma medida protetiva. “Desde a madrugada do dia 1º de janeiro de 2025, venho sendo alvo de ameaças constantes, o que tem gerado grande preocupação para mim e para aqueles ao meu redor. Diante da gravidade da situação, tomarei as medidas legais cabíveis, incluindo o registro de um Boletim de Ocorrência (BO) e o pedido de uma medida protetiva”, afirmou ela.
… Profissionais do Hospital Sírio-Libanês realizaram uma visita técnica ao Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, como parte do projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP), desenvolvido pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
… A visita teve como objetivo avaliar e alinhar as ações necessárias para o desenvolvimento do plano de ação.
… De acordo com a coordenadora de enfermagem da emergência, Edjane Negrão, a visita focou na capacitação das equipes do HEA em ferramentas de qualidade para áreas específicas, como o pronto-socorro, enfermarias, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), segurança do paciente e Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.