Roberto Baia
Suspendeu a licença

O prefeito de Feliz Deserto, Jorge Nunes (PP), suspendeu a licença para a extração de areia no município até que a Geomineração Exploração Mineral Ltda. se pronuncie sobre os impactos ambientais causados pela atividade de mineração. A decisão foi tomada após denúncias de moradores do Loteamento Paraíso do Sul, que apontaram rachaduras em suas residências, possivelmente provocadas pela extração de areia.
Estudos técnicos
No ofício enviado à empresa em 11 de fevereiro, o prefeito comunica que, após uma inspeção nas casas impactadas, optou por suspender preventivamente a licença até que sejam conduzidos estudos técnicos para avaliar os efeitos da atividade na infraestrutura local. Além disso, a companhia foi notificada para fornecer esclarecimentos e possíveis ações de compensação para os moradores impactados.
Negou irregularidades
A Geomineração negou irregularidades e afirmou que sempre atuou de acordo com a lei, possuindo todas as permissões necessárias dos órgãos responsáveis. Em um comunicado, a companhia criticou a atenção da mídia ao caso e declarou que as acusações são sem fundamento e alarmantes.
A empresa também deixou claro que não faz o transporte da areia extraída, deixando essa tarefa para terceiros. Além disso, assegurou que o fluxo de caminhões é regulado e que a rota empregada para o transporte é a mesma há décadas, sendo utilizada para o transporte de outros produtos, como cana-de-açúcar e combustíveis.
Reunião importante
Na última segunda-feira, 17, os representantes das Faculdades Cesmac do Agreste e Sertão, a professora doutora Priscila Vieira do Nascimento e o professor Alberto Mafra, em nome do Centro Universitário Cesmac, participaram de uma reunião crucial na sede da AMA, situada no bairro do Farol, em Maceió, com o objetivo de apresentar um grande benefício para os funcionários públicos municipais e seus familiares nos cursos oferecidos pelas respectivas instituições de ensino superior do interior do Estado.
Expansão do ensino
O objetivo do encontro foi consolidar a colaboração entre as instituições na expansão do ensino superior em Alagoas.
Todos os coordenadores de núcleos e cursos da Faculdade Cesmac do Agreste, bem como o conselheiro da FEJAL, Dr. Estácio Valente, Gustavo Silva, coordenador do Setor de Gestão de Pessoas, e outros funcionários da Faculdade do Sertão participaram do encontro desta segunda-feira.
Na proposta atualizada, as universidades proporão um desconto de 50% nas taxas de matrícula dos cursos, superando o acordo anterior, que previa 20% de desconto na graduação e 30% na especialização.
Nova proposta
“Estamos aqui para oferecer uma nova proposta aos municípios alagoanos. O desconto será de 50% nas mensalidades para todas as prefeituras que aceitarem esse novo acordo. Estamos aqui na AMA para fechar com a casa e, com isso, alcançar a maior parte do Estado, para que a gente estimule essa capacitação, essa formação de forma geral e possamos ampliar o acesso à educação superior”, apontou a diretora da Faculdade Cesmac do Agreste.
Em Arapiraca
A Quiçaça, uma das comunidades mais vulneráveis de Arapiraca, situada no bairro Manoel Teles, está recebendo um cuidado todo especial da administração municipal. Ontem, terça-feira, 18, o prefeito Luciano Barbosa visitou de perto as construções de um moderno e amplo centro de educação infantil no local.
O secretário-executivo Vytor Ferro, o secretário de Esportes, Fabiano Leão, e o ex-vereador Vicente do Remédio também participaram da visita.
Obras avançadas
A creche está em fase de de construção e o prédio terá capacidade para acolher 400 crianças, sendo 200 em período integral. A estrutura inclui dez salas, um lactário, berçários, setores administrativos e pedagógicos, banheiros, uma cozinha industrial e outros setores.
Anteriormente coberto por um matagal, o local agora abrigará não só um centro de educação infantil, mas também uma escola, um centro de convivência e um ginásio poliesportivo para servir às mais de seis mil famílias que habitam a área.
Apoio importante
O prefeito Luciano Barbosa agradeceu ao deputado federal Daniel Barbosa pelo apoio na liberação de verbas em Brasília para a execução de projetos de infraestrutura urbana e nas áreas de educação, saúde e assistência social. O gestor destacou a mudança do local, que agora terá áreas voltadas para educação, lazer e esportes, ressaltando a importância das intervenções para o progresso e bem-estar das famílias e de seus filhos.
… A Prefeitura de Arapiraca anunciou, na segunda-feira, 17, um importante projeto para os cuidados com a saúde mental dos servidores da rede municipal de ensino.
… Por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas e do Núcleo de Valorização de Pessoas, o serviço será ofertado para professores, diretores, coordenadores escolares, além de merendeiras e todo o pessoal de apoio.
… Segundo revela a secretária municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto, a iniciativa tem total apoio da gestão do prefeito Luciano Barbosa. (Com Assessoria)

Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.