Roberto Baia
Aliança política

A ex-deputada federal Tereza Nelma confirmou ontem, segunda-feira, 17, que está em diálogo com o governador Paulo Dantas, o senador Renan Calheiros e o ministro dos Transportes, Renan Filho, com o objetivo de formar uma aliança política com foco nas eleições de 2026.
Dantas já formalizou o convite para Tereza Nelma assumir a Secretaria de Estado da Cidadania e dos Direitos das Pessoas com Deficiência, além de estar concorrendo a uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo MDB. O líder do partido na Câmara, Isnaldo Bulhões, está conduzindo as negociações internas.
Estratégia política
Tereza Nelma, apesar de preferir manter discrição sobre as negociações, decide se manifestar após o aumento das especulações nos bastidores políticos, nas redes sociais e na mídia. Caso aceite o convite para a secretaria, isso fortaleceria a estratégia política do MDB em Alagoas e poderia fortalecer sua candidatura à Câmara em 2026.
Folia de Rua
No último sábado, 15, Arapiraca viveu um final de tarde e uma noite inesquecíveis, com a passagem dos 38 blocos, muita festa e serenidade, que caracterizaram o segundo dia do Folia de Rua.
A prévia de carnaval reuniu um grande público ao longo do trajeto que se estendeu da Avenida Miguel Correia de Amorim, também conhecida como Avenida Norte, até o Lago da Perucaba. O evento foi organizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da SMTT, da Secretaria de Serviços Públicos e de outras entidades da administração municipal.
Evento importante
Com a presença do deputado federal Daniel Barbosa e do advogado Lucas Barbosa, o prefeito de Arapiraca valorizou a energia contagiante da celebração, ressaltando a importância do evento para o entretenimento dos arapiraquenses, além de fomentar a economia local com a chegada de muitos visitantes.
Tradição e tranquilidade
O deputado federal Daniel Barbosa também destacou a importância do evento para a cidade. “Arapiraca está, mais uma vez, se consolidando como um destino turístico e cultural. O Folia de Rua de hoje é um sucesso. Estamos muito felizes em ver nossa cidade tão vibrante, e o sucesso de hoje só reforça o que já sabemos: Arapiraca sabe receber visitantes e fazer festa com muita tradição e tranquilidade”, afirmou.
Violência em Arapiraca
Na madrugada de ontem, segunda-feira, 17, ocorreu um duplo assassinato na Rua Capistrano Correia, localizada no bairro Manoel Teles, em Arapiraca. Josenildo Cavalcante dos Santos e Lucas Daniel Martins de Menezes foram reconhecidos como vítimas.
Segundo a Polícia Militar de Alagoas, a equipe Força Tática 01 do 3° Batalhão de Polícia Militar foi chamada por volta das 4h para investigar a situação. Quando chegaram ao local indicado, os policiais encontraram a porta da residência aberta, sem sinais de arrombamento.
Sem testemunhas
Dentro da residência, Josenildo Cavalcante estava deitado na cama, enquanto Lucas Daniel se encontrava deitado no chão. Ambos já estavam sem vida. De acordo com os militares, vizinhos disseram não ter escutado disparos de arma de fogo, apenas um grito, que parecia ser de uma mulher.
Investigação
Depois de confirmar as mortes, a equipe acionou o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML) para a execução dos exames periciais e a remoção dos corpos. A área foi isolada para a proteção do local do crime.
Ainda não se sabem as razões do duplo homicídio, e o caso será investigado pela Polícia Civil.
Hospital de Emergência
No Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, o fim de semana de prévias carnavalescas foi movimentado. Nos plantões realizados entre o sábado, 14, e o domingo, 15, a unidade recebeu um total de 403 pessoas. Segundo dados do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do hospital, a maioria delas deu entrada devido a acidentes de trânsito.
Atendimento
Foram atendidas 115 pessoas após acidentes de trânsito, sendo 77 vítimas de acidentes com motocicletas, seis vítimas de acidentes com bicicletas, três vítimas de atropelamento e 29 vítimas de colisões.
Também chamou a atenção a quantidade de atendimentos por queda de altura, totalizando 72 ocorrências durante o período.
… Fevereiro Laranja é o mês de alerta para o combate e tratamento da leucemia, doença hematológica conhecida como o câncer do sangue, cuja cura do paciente ocorre, na grande parte dos casos, por meio do transplante de medula óssea.
… Para isso, no entanto, é necessário aumentar o cadastro de doadores, cujo número atual corresponde a 64.613 alagoanos inscritos, conforme dados do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), responsável, no Estado, pela captação dos voluntários.
… Para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 35 anos de idade e se dirigir até uma unidade do Hemoal, seja em Arapiraca ou Maceió, portando documentos como CPF ou RG, além de um comprovante de residência.

Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.