Edmilson Teixeira

Santa Luzia do Norte

Edmilson Teixeira 14 de fevereiro de 2025

A cidade de Santa Luzia do Norte, região metropolitana de Maceió, celebra uma conquista significativa: o Selo Ouro Nacional compromisso com a alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação -MEC. Este reconhecimento é um testemunho do esforço contínuo em busca de uma educação de qualidade e dos investimentos realizados na área. Dos 5.570 municípios brasileiros, 2.592 conquistaram essa premiação do Governo Federal.

Presença


Na última segunda-feira, a secretária de Educação de Santa Luzia do Norte, Luiza Vasconcelos, recebeu a premiação em Brasília, onde teve a honra de representar o prefeito Francis Correia. O evento, que contou com a presença do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana, reuniu milhares de secretários e prefeitos de todo o Brasil, em uma demonstração de comprometimento com a Educação em nosso país.

Palmeira dos Índios


Para garantir a segurança de quem visita o Lago do Goiti, no Centro da cidade, a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros (CB) implantarão um Posto Avançado para evitar acidentes e afogamentos nas águas do Lago, como tem ocorrido há várias décadas. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (13), em uma reunião entre a prefeita Tia Júlia, a vice-prefeita Sheila Duarte, o procurador-geral do município Klenaldo Oliveira, o secretário municipal de Infraestrutura Thiago Tavares e o Major Leonardo.

Critério


De acordo com o Major do Corpo de Bombeiros, o Posto Avançado atuará para reforçar o videomonitoramento e o que os avisos já determinam, pois é proibido nadar, jogar lixo, alimentar ou importunar os animais que vivem neste espaço. “O Corpo de Bombeiros fiscalizará o local com o Posto Avançado, que dará visibilidade a todo o entorno do Lago. Já existem as placas que sinalizam tudo o que é proibido e vamos atuar de acordo com a demanda e a necessidade do local”, explicou o Major do CB.

Agora sim!


Tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados, projeto de lei n° 4.249/24, de autoria do deputado Allan Garcês (PP-MA), que obriga o poder público a implantar, em todas as escolas públicas, sistema de ar-condicionado de refrigeração e/ou aquecimento, observadas as particularidades de clima de cada região, com o objetivo de assegurar a temperatura adequada na climatização das salas de aula.

Contrapartida


O Projeto também reduz a zero as alíquotas da contribuição para financiamento da Seguridade Social (Cofins) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), incidentes sobre a aquisição de equipamentos de ar-condicionado direcionadas às escolas públicas, no período de cinco anos, a contar da publicação desta Lei.

Denúncia


Durante sessão na Câmara Municipal de Maceió, o vereador Rui Palmeira (PSD) denunciou a situação do transporte escolar no município, citando atrasos nos pagamentos e a ausência de contrato vigente para a prestação do serviço. A declaração ocorreu em meio a protestos de pais de alunos insatisfeitos com a paralisação do transporte.

Extraoficiais


Segundo o Rui Palmeira, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) publicou uma nota sobre o tema, mas sem esclarecer adequadamente a situação. Palmeira afirmou ter obtido informações extraoficiais de que a empresa Localine, responsável pelo serviço, não recebe pagamentos desde outubro de 2023, acumulando uma dívida de R$ 14 milhões.

Emprego


Em um cenário de desafios econômicos, iniciativas voltadas à qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho são essenciais para transformar a realidade e criar novas oportunidades. Com esse propósito, o deputado federal Rafael Brito (MDB/AL) lançou uma iniciativa inédita, o “Líderes do Amanhã” . É uma ação inovadora voltada à capacitação de jovens e pessoas desempregadas que buscam ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho.

DimensãoRafael Brito garante que o programa oferece workshops, treinamentos e suporte estratégico para preparar os participantes para habilidades práticas e conhecimentos para diversas áreas profissionais. Além disso, a iniciativa irá fazer a ponte dos participantes com as vagas de trabalho oferecidas pelas empresas.

Modernidade


O programa de monitoramento Smart Sampa, implantado pela Prefeitura de São Paulo, tem se mostrado uma ferramenta eficiente na segurança pública. Desde sua implantação, o sistema contribuiu para a prisão de 15 foragidos da Justiça, envolvidos em crimes como roubo, homicídio e tráfico de drogas. Além disso, auxiliou na localização de 23 pessoas desaparecidas e em aproximadamente mil prisões em flagrante.

Sistema


Com tecnologia de reconhecimento facial, as câmeras do Smart Sampa passaram a operar, desde setembro, com acesso ao banco de dados de foragidos da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado. Quando um suspeito é identificado, a Central de Monitoramento emite um alerta e direciona a ocorrência à equipe mais próxima da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que realiza a abordagem.