Roberto Baia

Correições ordinárias

Roberto Baia 17 de janeiro de 2025
Correições ordinárias
Reunião importante conduzida pelo corregedor-geral do MPAL, Eduardo Tavares. - Foto: Divulgação

A Corregedoria-Geral (CG) do Ministério Público de Alagoas (MPAL) já definiu o calendário para as correições ordinárias que ocorrerão em março, no dia 11, e abrangerão promotorias de Justiça da capital e do interior.

O planejamento das ações foi estabelecido em uma reunião conduzida pelo corregedor-geral do MPAL, Eduardo Tavares, e pela corregedora substituta, Neide Camelo, eleitos para o biênio de 2025 e 2026. O encontro contou com a presença dos promotores de Justiça Adriana Gomes, secretária-geral, e Adivaldo Batista e Marília Cerqueira, promotores-assessores. A reunião aconteceu nesta semana.

Fiscalização e orientação


“Nessa reunião com a equipe correicional definimos os parâmetros para a realização das próximas correições ordinárias a serem realizadas neste ano. Importante frisar que essa é uma atividade de fiscalização e de orientação que leva em conta objetivos, metas e indicadores, visando à análise da atuação resolutiva dos membros do Ministério Público e sua eficácia social”, explicou Eduardo Tavares.

Carnaval de Arapiraca


A prévia de carnaval de Arapiraca, repleta de tradição e alegria, é um dos acontecimentos mais esperados na região. Neste ano, o prazo para as inscrições na 20ª edição termina nesta sexta-feira, 17. O Folia de Rua, estabelecido durante a primeira administração do prefeito Luciano Barbosa, vai tomar a Avenida Norte com o tradicional cortejo dos blocos.
Já foram realizadas reuniões de alinhamento com a Liga, e o auge do Folia acontecerá no dia 15 de fevereiro, mantendo a tradição de ser duas semanas antes dos dias oficiais de festa.

Inscrições online


As inscrições serão realizadas online, através da Liga de Blocos de Arapiraca. A celebração, organizada pela Administração Municipal, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, ocorre em colaboração com a Liga dos Blocos.
Para Erivaldo, presidente da Liga, o suporte tem sido crucial para a execução da festa. “Ano passado o Folia de Rua voltou para a Perucaba e foi maravilhoso. Os blocos desfilaram com muita alegria, graças ao apoio dado pelo prefeito Luciano Barbosa, que sempre apoiou a Liga e esteve conosco durante o desfile”, ressaltou.

Tradição dos blocos


Na semana passada, a secretária municipal de Cultura, Mônica Nunes, se encontrou com os organizadores e alguns representantes para coordenar as iniciativas para o carnaval em Arapiraca. “Estamos nos preparando para realizar mais uma vez uma festa bonita e segura para todos. Arapiraca mantém a tradição dos blocos com o Folia de Rua e tem essa característica de ser um carnaval para amigos, famílias e crianças”, disse Mônica Nunes.

Está preso


O sargento da Polícia Militar, acusado de assassinar a companheira em um dos quartos do Verde Hotel, localizado em Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas, foi denunciado na última quinta-feira, 16, pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL).
Ele se apresentou à polícia na Central de Flagrantes, localizada em Maceió, onde está preso desde o dia 25 de dezembro de 2024. O crime ocorreu na noite de 20 de novembro de 2024.

Investigação


Conforme o MPAL, a princípio, o militar alegou que a morte de sua companheira se tratava de um ato suicida. Contudo, as apurações contradizem sua versão, o que resultou na emissão de um mandado de prisão contra o sargento. A partir das provas apresentadas, o promotor de Justiça Márcio Dória apresentou a acusação, e o réu se encontra atualmente preso no Presídio Militar Major João Kyllderis Cardoso Moreira, em Maceió.

Morte violenta


“A denúncia menciona que o laudo do Instituto de Criminalística descartou a possibilidade de suicídio ou acidente, uma vez que não havia arma no local, e as características do disparo não condiziam com uma autolesão. O laudo também indicou a ausência de marcas de sangue típicas de suicídio, como as gotículas projetadas para trás (backspatter). O documento concluiu que a morte foi violenta, provocada por um disparo de arma de fogo”, informou o MP.

Operação Gamer Over


Na quarta-feira, 16, a Polícia Civil de Alagoas iniciou a segunda fase da operação Gamer Over, realizando mandados de busca e apreensão em Arapiraca, Penedo e em Maceió. Além do influenciador Emanuel Francisco dos Santos Junior, mais conhecido como Babal Guimarães, a Polícia Civil de Alagoas também apreendeu bens de influenciadores das cidades de Arapiraca e Penedo.

Busca e apreensão


Três influenciadores de Arapiraca foram alvo de mandados de busca e apreensão, tendo seus bens, como carros e motos, confiscados. A ação também foi realizada em Penedo, resultando na apreensão de propriedades de outro influenciador. Ainda não foram divulgados os nomes.

Jogos de azar


A Delegacia Regional de Arapiraca foi encarregada de encaminhar os bens confiscados, sob a direção do delegado Edberg Oliveira. Ele declarou que a meta é diminuir a propaganda de jogos como o “Tigrinho” e responsabilizar os participantes.

De acordo com o delegado, os jogos de azar promovidos pelos influenciadores não têm permissão do governo e afetam negativamente a população. Ele destacou que indivíduos viciados em apostas estão danificando seus bens, causando consequências familiares e sociais.


… A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) divulgou o Correições ordinárias para a seleção do Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2025, oferecendo 1.235 oportunidades em 36 cursos de graduação presenciais.

… Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió são os locais onde os cursos são oferecidos.

… De 17 a 21 de janeiro de 2025, as inscrições serão realizadas exclusivamente através do portal do SISU (acessounico.mec.gov.br/sisu).