T+ Claudio Bulgarelli

Instituto vai gerir Polo Cacá Diegues de Cinema e Cultura, em Maragogi

T+ Claudio Bulgarelli 13 de janeiro de 2025

FacebooklegramatsAp

Maragogi vai ganhar o Polo Cacá Diegues de Cinema e Cultura. Um passo importante para isso será dado na próxima semana, com a formalização do Instituto que vai gerir o empreendimento. A entidade terá como presidente o médico, escritor e ex-prefeito do município, Fernando Sérgio Lira.

“Será o Polo Verde Cinematográfico Cacá Diegues, inédito no mundo. A gente está costurando, finalizando essa entidade privada de direito público para angariar recursos, emendas, Lei Rouanet, e investir totalmente na capacitação das pessoas nativas da nossa região para serem diretores, cineastas, cameramans, roteiristas, atores”, revelou Sérgio Lira.

Em dezembro do ano passado, ele recebeu em Maragogi a visita de Carlos Monte e de Renata Magalhães, esposa de Cacá Diegues, para discutir a criação do Polo de Cinema, cuja denominação é uma homenagem ao cineasta alagoano.

“Cacá Diegues, um dos maiores nomes do cinema brasileiro; sua esposa, Renata Magalhães, além de Carlos Monte, conselheiro da família e pai da Cantora Marisa Monte, abraçaram o projeto com entusiasmo”, contou Sérgio Lira.

O encontro também serviu para discutir a possibilidade da instalação em Maragogi do Museu Cacá Diegues, por meio do acervo do cineasta, que seria levado para o município.

Transformação

O Polo Cinematográfico promete transformar a cidade e a região da Costa dos Corais em um centro de referência para o audiovisual no Brasil, combinando a força criativa da juventude local com a beleza deslumbrante do cenário natural.

“Vamos abrir espaço com todo esse mundo que a gente tem de Mata Atlântica, de verde, de mar; dessa estrutura belíssima e descomunal de manguezais, pra gente, então, explorar cinematograficamente tudo isso, com a sua história e a sua cultura”, pontuou Sérgio Lira.

O CEO da TV Costa dos Corais e produtor audiovisual, Marcos Santos, será o diretor comercial. Após a formalização do Instituto, as obras para construção do Polo Cinematográfico terão início, ainda este ano.

“O Polo é uma iniciativa inovadora que une capacitação profissional, preservação ambiental e estímulo ao empreendedorismo. O objetivo principal é criar oportunidades para os jovens da região, tornando-os protagonistas em uma economia digital e criativa”, explicou Marcos Santos.

O projeto inclui: cursos de capacitação em audiovisual (produção, edição de vídeo, animação digital e operação de drones); fomento ao empreendedorismo (formação de cooperativas e startups no setor criativo), parcerias estratégicas (instituições como SEBRAE, SENAI, universidades e ONGs nacionais e internacionais); atração de grandes produções, promovendo Maragogi como cenário ideal para filmes, séries e conteúdos audiovisuais.

“O Polo Cacá Diegues de Produção Audiovisual é mais do que um projeto — é um movimento que promete reposicionar Maragogi e a Costa dos Corais como um dos destinos mais inovadores e atrativos do Brasil, para viver, visitar e criar”, concluiu Sérgio Lira.