Roberto Baia
Uma merecida homenagem

O prefeito David Barros e o vice-prefeito Bebeto Barros inauguraram, no último fim de semana, mais uma importante obra para a população de Girau do Ponciano: o Ginásio Poliesportivo José Celso Vieira, situado no bairro Alto do Cruzeiro, perto da antiga Pincol. O projeto é uma homenagem ao desportista e promotor da cultura e do esporte José Celso Vieira, que faleceu em 2021 devido à Covid-19, e servirá como um local crucial para a prática esportiva e a interação social na área.
Avanço significativo
O ginásio, voltado principalmente para os estudantes do Complexo Municipal de Educação Básica José Medeiros, também será aberto para os praticantes de esportes de todas as idades dos bairros Alto do Cruzeiro, São Tarcísio e uma parte do Nossa Senhora da Conceição. A inauguração do local simboliza um significativo progresso na infraestrutura esportiva da cidade e reafirma o empenho da administração municipal em promover o esporte e o lazer.
Agradeceu ao prefeito
Durante a inauguração, a viúva do homenageado, Nininha, expressou sua emoção e gratidão pela homenagem. “Quero aqui agradecer ao prefeito David Barros. Me sinto orgulhosa de pertencer a Girau. Não quero menosprezar os que por aqui passaram, mas você, David, está sendo um prefeito exemplar, parabéns. Tenho certeza de que Bebeto e Osvaldo irão dar continuidade a esta administração”, destacou.
São Sebastião
Através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Governo de Alagoas pretende expandir a oferta de educação para as comunidades indígenas do município de São Sebastião. Nesta quinta-feira, 2, às 11h, no distrito Terra Nova, o governador Paulo Dantas e a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, farão a entrega de uma nova escola para a comunidade Karapotó-Terra Nova. Também será acionada a ordem de serviço para a edificação de uma nova unidade no distrito Karapotó-Plak-O. Em conjunto, as duas instituições de ensino poderão acolher 800 alunos.
Com um investimento de R$ 3,6 milhões, a nova unidade comporta 400 estudantes e possui cinco salas de aula, além de uma quadra coberta com banheiros. Lá serão disponibilizadas a Educação Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental.
Construção da escola
A construção da escola no povoado Karapotó-Terra Nova responde a uma demanda histórica da comunidade. Até agora, as crianças eram obrigadas a deixar suas comunidades para estudar na área urbana de São Sebastião. Agora, terão sua própria instituição de ensino e, além de não necessitarem mais se deslocar, poderão experimentar sua cultura e tradições no ambiente escolar.
Conquista histórica
“A construção dessa instituição é uma conquista histórica para a comunidade. Ela foi planejada de acordo com as especificidades culturais e educacionais dos povos indígenas, sendo idealizada para promover o acesso à educação de qualidade, ao mesmo tempo em que preserva e valoriza a cultura indígena, proporcionando um ambiente que respeita e integra suas tradições e conhecimentos ancestrais”, explica o superintendente de Engenharia da Seduc, Lucas Raniery.
Hospital de Emergência
O projeto Sala de Espera, criado por especialistas do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), localizado em Arapiraca, tem se mostrado uma ferramenta crucial para informar os familiares de pacientes sobre as causas e impactos dos acidentes de trânsito. Através dele, também são fornecidas informações aos acompanhantes acerca do dia a dia dos serviços na mais importante instituição hospitalar do interior de Alagoas.
Orientação
Devido às celebrações de Natal e Ano Novo, os especialistas destacaram a importância da direção defensiva como um dos principais métodos para prevenir acidentes. Para isso, foi evidenciado o risco da mistura de bebida alcoólica e condução de veículos, responsável pela maioria dos casos de acidentes atendidos no HEA.
Atendimento
“Esta comunicação direta entre os profissionais e o público, na recepção do Hospital de Emergência do Agreste, propicia repassar informações sobre acidentes, principalmente de trânsito. Mostramos que eles podem ser evitados, bastando não misturar álcool e a condução de veículos, utilizando a direção defensiva, principalmente neste período do ano, para que as festas sejam comemoradas da melhor maneira possível e sem registros de tragédias”, explicou o coordenador do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), o assistente social Rodrigo Barbosa.
Réveillon em Arapiraca
A Prefeitura de Arapiraca anunciou as atrações do Réveillon 2024 na cidade, que acontecerá no Bosque das Arapiracas na noite desta terça-feira, 31. O evento, que inicia às 18h30, destaca, este ano, a apreciação dos artistas locais, oferecendo uma passagem de ano especial repleta de música local, em homenagem aos talentos locais.
Gingado, Weliton Teixeira, Matheus Pereira e Tchelo Carvalho são alguns dos artistas confirmados, que prometem animar o público. A noite também terá um show de fogos de artifício, proporcionando um espetáculo para que os arapiraquenses recebam o ano de 2025 com entusiasmo e muita festa.
… A Casa de Direitos, equipamento da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) com unidades em Maceió e Arapiraca, realizou, em 2024, mais de 140 mil atendimentos à população.
… A oferta de serviços voltados para garantia de direitos, acesso à Justiça e promoção da cidadania foi ampliada este ano, beneficiando, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social.
… De acordo com a superintendente de Prevenção à Violência, Josse Leah, a unidade de Maceió registrou 93.035 atendimentos entre janeiro e dezembro deste ano, enquanto a unidade de Arapiraca atendeu 47.151 pessoas nos últimos 12 meses.

Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.