Roberto Baia

Patrimônio cultural

Roberto Baia 21 de dezembro de 2024
Patrimônio cultural
Deputado federal Daniel Barbosa - Foto: Assessoria

O deputado federal Daniel Barbosa (PP/AL) protocolou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 4967/2024, que visa incluir a tradicional Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho, realizada em Arapiraca, a capital do Agreste de Alagoas, no Calendário Turístico Oficial do Brasil.
A festa, declarada patrimônio cultural imaterial do estado em 2023, acontece todos os anos, de 23 de janeiro a 2 de fevereiro, e engloba uma variedade de atividades religiosas e culturais que glorificam a crença e a história da região.

Se sancionada, a legislação dará mais destaque à celebração, impulsionando o turismo e ajudando a valorizar o patrimônio cultural e religioso da cidade.

Turismo religioso


De acordo com o deputado arapiraquense Daniel Barbosa, a iniciativa visa expandir a abrangência do evento e fomentar o turismo religioso, gerando um efeito positivo na economia local.
“A Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho vai além de uma celebração da fé; também é um motor de desenvolvimento para Arapiraca e toda a região do Agreste. Colocar esse evento no Calendário Turístico Oficial do Brasil é reconhecer sua importância cultural e atrair visitantes de todo o país, fortalecendo nossa economia e o turismo regional”, destacou o parlamentar.

Tradição


Com mais de duas décadas de tradição, a festividade inclui atrações como a Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho, que recria o percurso feito pelo fundador da cidade, Manoel André, ao trazer a imagem da padroeira em 1864.
Outras atrações incluem novenas, celebrações eucarísticas, leilões, iniciativas sociais, pedaladas e espetáculos culturais. A cavalgada, que se estende por aproximadamente 80 km, é caracterizada por uma participação popular significativa e atravessa cidades do interior de Alagoas e Pernambuco.

Caso Adriano Farias


Em uma decisão unânime, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) concedeu medidas cautelares a Rejane Maria Silva e Valdir Silva, acusados de participação no assassinato do blogueiro político Adriano de Farias Firmino Silva, ocorrido em junho deste ano.

A defesa dos suspeitos apresentou um habeas corpus preventivo contra a decisão que decretou a prisão cautelar deles, suspeitos de participação no assassinato de Adriano.

A prisão preventiva dos apontados como autores materiais e mandantes da execução havia sido decretada em Junqueiro, no mês de novembro, e, desde então, ambos eram considerados foragidos.

Habeas corpus


No pedido, os advogados de Rejane Maria e Valdir defenderam que a prisão cautelar deveria ser revista devido à ausência de uma base sólida para a medida, à falta de contemporaneidade entre o suposto crime e a detenção, bem como à desproporcionalidade da decisão. Os advogados também destacaram que os réus possuem condições pessoais favoráveis e que a aplicação de medidas cautelares alternativas à detenção seria adequada para garantir o andamento da investigação.

Tornozeleira eletrônica


Na decisão, divulgada na última quarta-feira, 18, determina-se a troca da prisão preventiva dos suspeitos pelo uso de tornozeleira eletrônica; comparecimento mensal ao juízo de primeiro grau até o décimo dia útil de cada mês; proibição de deixar a comarca sem autorização judicial; recolhimento domiciliar durante a noite, entre outras providências.

Vésperas das festividades


Às vésperas das festividades de Natal e Ano Novo, cresce a preocupação de profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), localizado em Arapiraca, com a perigosa combinação entre o consumo de álcool e a condução de veículos.
Isso ocorre porque a ação eleva a quantidade de acidentes de trânsito e, consequentemente, o número de pacientes que procuram a maior unidade de saúde do interior do estado.

Atendimentos


Conforme informações fornecidas pelo Serviço de Epidemiologia Hospitalar da instituição, de julho a novembro deste ano, foram realizados 34.010 atendimentos. Desse total, 6.334 foram vítimas de acidentes de trânsito, sendo a maioria – 3.789 ocorrências – relacionadas a acidentes com motocicletas.

Alerta importante


O diretor-médico do hospital, Vanderly Rezende, alerta a população para tomar as devidas precauções para evitar tragédias. “Conduzir veículo em estado de embriaguez, além de ser crime, coloca em risco a vida das pessoas. Várias campanhas são realizadas durante o ano, mas ainda tem gente que ingere bebida alcoólica e insiste em dirigir. Muitos dão entrada aqui e não têm noção de onde estão e nem lembram o que fizeram, tamanho o percentual de álcool no organismo”, frisou o médico.

… Os moradores do povoado Bom Nome, localizado na zona rural de Arapiraca, serão beneficiados em 2025 com a instalação de uma moderna escola de tempo integral, que terá capacidade para acolher 290 estudantes, nos turnos da manhã e da tarde.

… A administração do prefeito Luciano Barbosa, através do Departamento de Infraestrutura, em colaboração com a Secretaria de Educação, está finalizando as obras do Centro de Educação Infantil Professora Jailma Moreira.

… Segundo o engenheiro Igor Nascimento, a creche contará com oito salas de aula, dois refeitórios cobertos, uma cozinha e uma área de serviços completamente modernizada. Além disso, a creche incluirá uma área com playground, horta, espaço de convivência, além de dois conjuntos de banheiros e um bloco administrativo e educacional.