Roberto Baia

Inauguração do viaduto

Roberto Baia 03 de dezembro de 2024
Inauguração do viaduto
Ministro alagoano investiu R$ 23,4 milhões do PAC na obra - Foto: Assessoria

Nesta terça-feira, 3, o ministro dos Transportes, Renan Filho, participará da cerimônia de inauguração do viaduto de Porto Real do Colégio, localizado na BR-101, em Alagoas. A obra, situada na divisa entre Alagoas e Sergipe, compreende o trecho entre os quilômetros 244,14 e 245,36 e é considerada uma estrutura estratégica para a integração entre os dois estados.

Desenvolvimento do turismo


O viaduto está inserido na zona turística banhada pelo rio São Francisco, uma área de grande relevância econômica e cultural. Além de facilitar o acesso entre Alagoas e Sergipe, o empreendimento promete impulsionar o desenvolvimento do turismo na região, conhecida por suas paisagens exuberantes e riqueza histórica.

Entrega de obras


A cerimônia também marcará a entrega de obras complementares, como a duplicação de 1,22 quilômetro de pistas e a construção de vias marginais ao longo do mesmo trecho da rodovia. Essas intervenções foram executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Sistema de vigilância


Arapiraca agora dispõe do sistema de vigilância por vídeo da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas. Um totem de segurança com visão 360 graus e dez câmeras já está em operação. O dispositivo foi instalado no Centro, em frente à Catedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, para apoiar as forças de segurança na luta contra a violência na capital do Agreste de Alagoas.

Segundo o comandante do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, major Fernando Alencar, esta é somente a fase inicial da implementação do videomonitoramento em Arapiraca.

Reconhecimento facial


“Assim como em Maceió, além dos totens, teremos diversas outras câmeras instaladas, distribuídas em pontos estratégicos. As câmeras possuem zoom de excelente qualidade e são capazes de realizar reconhecimento facial. Isso auxilia na identificação de suspeitos envolvidos em crimes e de foragidos da Justiça, sendo um recurso valioso para investigações e cumprimento de mandados”, explica o oficial.

Avanço significativo


Segundo Flávio Saraiva, a implementação do sistema em Arapiraca representará um avanço significativo na redução da violência na cidade.
“Arapiraca, como o segundo maior município de Alagoas, também está sendo beneficiada com o novo sistema de monitoramento por câmeras de alta tecnologia. Este investimento faz parte do maior pacote de melhorias na área da Segurança Pública promovido pelo governador Paulo Dantas. São investimentos em infraestrutura, equipamentos, viaturas e armamento, que garantem às forças de segurança o que elas necessitam para atuar com maior efetividade no combate ao crime em toda Alagoas”, afirmou o secretário.

Dia do Evangélico


A celebração do Dia do Evangélico, realizada no evento Girau para Cristo, foi um momento de fé, emoção e união na comunidade evangélica. No último fim de semana, centenas de pessoas se reuniram para uma noite inesquecível, caracterizada por performances musicais marcantes e momentos de louvor que causaram um profundo impacto nos participantes.

Momento de fé


A programação começou com uma performance memorável de Maurício Freire, que apresentou louvores repletos de emoção e significado, estabelecendo um ambiente espiritual que envolveu a todos. Conforme a noite progredia, o ambiente de festa se intensificava, culminando com a apresentação de Eveny Braga. Sua performance intensa e repleta de dedicação conduziu o público ao ponto máximo da emoção, intensificando a mensagem de fé e esperança que caracterizou o evento.

Girau para Cristo


Mais do que uma ocasião festiva, o Girau para Cristo demonstrou a força da fé ao reunir pessoas em torno de princípios espirituais e comunitários. O evento, além das performances musicais, ofereceu um ambiente de comunhão e reflexão, destacando a importância de preservar a esperança e a união entre as famílias e os devotos.

Artistas indígenas


O Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais Populares (Nuplav) e o Grupo de Pesquisa em História Indígena de Alagoas (Ephial), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), estão convidando os artistas indígenas de Alagoas a se juntarem ao mapeamento que tem como objetivo identificar artistas ainda não incluídos no Espaço de Memória Indígena Alagoana Geová José Honório da Silva.

Inscrição online


Para participar do levantamento, basta preencher o formulário disponível em: https://abrir.link/lHmpz. Aqueles que já são registrados no sistema de museus da Uneal não são obrigados a participar desta pesquisa. O link acima também disponibiliza a lista com os nomes registrados.

… O Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca teve um fim de semana movimentado, com a entrada de 18 corpos. As ocorrências estavam ligadas a colisões nas estradas do Agreste, assassinatos, afogamentos e fenômenos naturais.

… O elevado número de óbitos evidencia o impacto de diversos fatores, como violência e negligência, nas áreas do Agreste e Sertão.

… No total, 18 cadáveres foram recebidos na unidade. No período, a principal causa de mortes foi a violência no trânsito.