Roberto Baia
Caso Roberta Dias
Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Alagoas decidiram, por unanimidade, que os acusados do assassinato de Roberta Costa Dias, que aconteceu em abril de 2012, em Penedo, devem ser levados a julgamento pelo júri popular.
Roberta Dias tinha 18 anos e estava grávida quando desapareceu no dia 11 de abril de 2012, ao sair de casa para uma consulta pré-natal. Somente nove anos mais tarde, em 18 de abril de 2021, os restos mortais dela foram localizados em um areal no litoral de Piaçabuçu, durante uma busca particular patrocinada pela família após o achado de um crânio.
Manteve a acusação
A defesa de Karlo Bruno Pereira Tavares ajuizou recurso de apelação com o objetivo de anular a decisão de pronúncia, estratégia semelhante à utilizada anteriormente pela acusada Mary Jane Araújo dos Santos. Em ambas as situações, o Tribunal de Justiça rejeitou o recurso e manteve a acusação. A ação penal contra Karlo Bruno e Mary Jane, acusados de homicídio qualificado, aborto induzido por terceiro sem o consentimento da grávida e ocultação de cadáver, corre na 4ª Vara Criminal de Penedo.
Diversas reviravoltas
Vale ressaltar que o assassinato de Roberta Dias e do bebê que ela estava esperando é um dos casos mais emblemáticos da polícia e do sistema judiciário de Alagoas nas últimas décadas. A ampla divulgação da mídia e as diversas reviravoltas nas investigações – incluindo a detenção de policiais que teriam interferido no processo – juntamente com o assassinato do pai da vítima, fizeram com que o caso se tornasse um dos mais impactantes na história recente de Penedo.
Eleições OAB/AL
Na última terça-feira, 19, ocorreram as eleições que definiram a direção da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) para o triênio de 2025 a 2027. Vagner Paes, reeleito para a presidência do estado, obteve 69,15% dos votos com a chapa OAB + Arretada. Daniel Fernandes, no Agreste de Alagoas, foi novamente promovido à presidência da Subseção Arapiraca, a mais importante do estado, obtendo 50,8% dos votos, representando a chapa OAB + Topada.
Eleição online
Após a vitória, Vagner Paes destacou a importância da tecnologia para a democratização do processo eleitoral e para o fortalecimento da advocacia em Alagoas. “Pela primeira vez, tivemos uma eleição totalmente online, que permitiu a participação de advogados espalhados pelo Brasil e até no exterior. Foi um marco disruptivo e econômico, e vamos continuar investindo nesse modelo para o futuro”, afirmou.
Solenidade de posse
A posse das novas diretorias está marcada para 1º de janeiro de 2025, dando início a um novo ciclo de gestão. O presidente da Comissão Eleitoral da OAB Alagoas, Luciano Guimarães, destacou a tranquilidade com que a eleição transcorreu. “Tudo aconteceu de forma calma, ordeira, pacífica e respeitosa”, afirmou. No total, 10.984 advogados e advogadas estavam aptos a votar nestas eleições de 2024. Desses, 9.046 pessoas votaram, o equivalente ao percentual de 82,36%.
Novembro Roxo
No mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um treinamento para os enfermeiros e enfermeiras locais, com o objetivo de informar sobre o assunto e discutir estratégias para melhorar o atendimento prestado a gestantes de alto risco e mães de bebês nascidos prematuros.
Troca de experiências
A equipe do Espaço Nascer e Crescer conduziu o momento de aprendizado e troca de experiências, com apresentações da diretora Vilma Caetano, das enfermeiras pediátricas e neonatologistas Lousanny Rocha e Gleicy Kelly, que apresentaram um panorama da prematuridade e debateram temas relacionados à saúde do recém-nascido de alto risco.
Cuidados maternos
A campanha de 2024 tem como tema “Acesso a cuidados maternos e neonatais de alta qualidade em todos os lugares”, um lema que Arapiraca segue de maneira rigorosa, já que conta com uma rede de apoio qualificada para o serviço. “Hoje nós temos um serviço especializado que é referência, que foi reestruturado e tem uma equipe profissional competente e capacitada para atender a todas as gestantes de risco e bebês prematuros que precisam de um cuidado especializado com acolhimento e humanização”, explica Lousanny.
Suposto feminicídio
Na noite de quarta-feira, 20, uma mulher foi morta a tiros em um hotel localizado no centro de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas. O autor está foragido. Conforme informações divulgadas pela Rádio Sampaio, testemunhas confirmaram que Solange da Silva, 44, foi assassinada por um homem com quem mantinha um relacionamento. Ainda de acordo com informações, ele agiu movido pelo ciúme. A vítima veio a óbito antes de receber assistência médica. A polícia investiga o caso.
… Os municípios de União dos Palmares e Dois Riachos receberam prêmios na II Oficina Nacional do ImunizSus, cujos resultados foram anunciados na última quarta-feira, 20, em Brasília.
… As cidades de Olho D’Água das Flores, Maceió, Arapiraca e Belo Monte também concorreram com experiências inovadoras de sucesso.
… O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.