Bartpapo com Geraldo Câmara
MUNDO, CAPITAL BRASIL
Sem medo de errar o Brasil durante os últimos quatro dias foi a capital do mundo. Evento nunca visto nessas plagas reuniu os grandes, os maiores mesmo, líderes mundiais, responsáveis pelas guerras e pela paz. Vieram aqui para discutirem a fome. Essa fome que mata em todos os recantos da terra e que precisa de soluções urgentes e de consenso. Daí essa necessidade de termos essa consciência tão bem abraçada pelo presidente Lula e, a partir de agora, temos certeza, também pelos líderes que nem sempre têm unidade de pensamento, mas que agora o tiveram. O presidente dos Estados Unidos, que de quebra deu uma passadinha na Amazônia, o da China, a segunda super potência que aqui esteve lado a lado com o rival americano. A Rússia representada pelo Ministro das Relações Exteriores porque o Pútin poderia ser preso em solo brasileiro, o francês, o, o, o, em suma, como já o dissemos, o mundo que manda para que nós não morramos de fome.
Essa representatividade, nunca vista em outro momento mostrou que o nosso país não está para brincadeira, que nós podemos sim mostrar nossa força de persuasão, de negociação e de aglutinação em torno de assuntos tão importantes como a fome mundial que avassala determinados países, alguns mais, outros menos, mas o faz de maneira cruel e, lamentavelmente, mortal. Sempre será preciso que alguém se levante e mostre que nem só de flores vivemos e muito menos nos decantados solos esplêndidos.
Em determinado momento da reunião desse fantástico G 20, presidido pelo Brasil que ao final passou a faixa à África do Sul, foi levantada a questão das sanções econômicas que determinados países sofrem e que não poderiam, sobretudo com o que está sendo ameaçado na Europa para que as importações diminuam e, com isso continuem menos necessidades de produção, principalmente nas suas áreas agrícolas que precisam exportar e ajudar no combate à fome.
O mapa da fome é terrível no planeta e a tendência de crescimento maior ainda. Por isso, reuniões internacionais de peso com finalidades específicas no assunto e que buscam uma melhor equidade entre eles.
A fome é assustadora e vemos exemplos dela em quase todos os países. É preciso que haja solidariedade de todos, que haja união, discussão e muito interesse em erradicá-la ou minorá-la. É preciso olhar para essas pessoas com os olhos de quem precisa delas e não ao contrário. O mundo precisa de todos, da inteligência humana. É preciso entender que quantas mais estiverem com possibilidade de produzir, melhor será a produção do mundo. Vidas não podem e não devem ser desperdiçadas, mas, isto sim, preparadas para uma vida produtiva e útil. Os que passam fome não pedem porque querem. É porque precisam do alimento, de verdade. Mas quantas dessas pessoas precisam de vida ativa, de contribuírem para suas famílias e até para os seus países. É preciso que não se pare no simples combate à fome. É necessário que se incentive paralelamente, educação, introdução ao trabalho e à dignidade só obtida com a independência que o trabalho dá. E essas reuniões podem enriquecer suas pautas introduzindo a seriedade da troca de “know how” no incentivo à produção de empregos em todas as áreas da vida humana. Tenho a certeza de que sem fome e com a dignidade do trabalho de seus cidadãos, todos os países sairão enormemente vencedores. Guerra imensa e hercúlea mas se vencida será a verdadeira vitória contra a fome, o analfabetismo e a dignidade do trabalho.
E ficam nossos aplausos pela frequência e pela admiração em termos sido no assunto da fome, a capital do mundo.
FOTONOTAS
ZEZITO ARAÚJO – Em plena comemoração, em pleno Dia da Consciência Negra não há como esquecer de Zezito Araújo, este lutador pela causa, essa eficiência toda de que é munido para defender com legitimidade a defesa do negro neste país. Ninguém melhor para representar a luta do povo de Zumbi do que o entusiasmado professor que tanto tem se dedicado à causa. E da pessoa, independente das lutas fica o pensante, o simpático cidadão que nos conquista a todos com suas competência e simpatia e profundamente pela história do Zumbi dos Palmares. Este é o querido Zezito.
ÊNIO LINS – Alguém duvida da competência, da sabedoria e ao mesmo tempo da simpatia deste formidável Ênio, ninguém, é claro! Profundo no que faz em todo os aspectos, bem humorado e criativo nas suas charges que nos encantam, Ênio, além de tudo tem sido um profissional de comunicação invejavelmente reconhecido por tudo e por todos. O competente secretário de comunicação não se poupa e nem poupa trabalho para daro melhor de si ao governo ou governso a que serviu e já serviu. É por tudo isto e muito mais que o admiro profundamente.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
Se cada dia é um dia não perca nenhum de vista para viver bem todos os dias.
ALERTAS DO DIA
* Faixa na praia. Um dos absurdos e mal pensada obra que diminui uma faixa de tráfego naorla da praia mai movimentada da cidade e deixa irritados, com razão os motoristas que precisam se mover por ali. Estou falando de Pajuçara e Ponta Verde. Basta que um daqueles enormes ônibus de turismo parem para que o caos seja instalado. E independente deles tudo contribui para erros incríveis cometidos nesta cidade em relação a trânsito. Pergunto sempre nos meus programas quando vamos ter engenharia de tráfego por aqui. Porque não temos, na verdade. O resto, é piada.
* O Encontro Nacional dos Tribunais de Contas deste ano, em Foz de Iguaçu sjperou todas as expectativas dos que estivem por lá. Não só em relação à organização como na questão dos assuntos abordados em palestras fantásticas sobre controle externo tanto quanto abordagens de Inteligência Artificial. Além disso, falas como as do Ministro Flávio Dino, do Ministro e outras importantes personalidades fizeram a festa de cultura de Contas e de um Encontro que fica na história. Parabén à organização da Atricon sob a batuta do Conselheiro Edilson Silva.
* A solenidade de abertura foi fantasticamente apreciada com a palestra conduzida pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Tofolli que, com sua experiência e competência conseguiu segurar lindamente a plateia que também foi agraciada com a palava firme e segura do Presidente Ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas. O importante, dentre tantas coisas discutidas é que os participantes têm oportunidade de ouvir “in locum” personalidades de alta estirpe que muito contribuem para o sucesso do evento.
* Finalmente, não posso deixar de falar e de me orgulhar da equipe da nossa TV Cidadã, televisão aberta e no “streaming” de nosso Tribunal que tive a honra de, com apoio do então presidente Otávio Lessa, montar, organizar e trazer até aqui. Graças a uma equipe valorosa, hoje reconhecida nacionalmente, sobretudo pelos que acompanham os trabalhos dos Tcs de todo o país. Nossos agradecimentos a Valtenor Leôncio, Fábio Novaes e Bárbara Tenório que estiveram em Foz, gravando, “furando” as melhores notícias do Encontro e nos enviando para imediata colocação no ar.
POR AÍ AFORA
# O presidente Jo Biden veio ao Brasil, passou pela Amazônia e deu o ar de sua graça no G20. Bom que tenha estado por aqui e tenha visto que nosso país é muito mais do que talvez ele pensasse. Recepcionado exatamente como o foram todos os chefes mundias de estado deve ter se surpreendido com a maturidade brasileira, sobretudo na organização de encontro tão importante. Agora volta para casa no sentido de, a partir de janeiro sentir o peso do ostracismo e, como todos da América e do mundo esperar para ver se o Trump vai “fazer a América grande outra vez”.
# O presidente Lula, ao encerrar o evento, declarou nesta terça-feira que o G20 tem a 'responsabilidade de fazer melhor', e transmitiu o comando do grupo para a África do Sul, que liderará o bloco em 2025 pela primeira vez.'Esta não é uma transmissão de presidência comum, é a expressão concreta dos vínculos históricos, econômicos, sociais e culturais que unem a América Latina e a África'
# O retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos pode trazer dificuldade para o andamento de algumas pautas caras ao Brasil - que neste ano presidiu o G20 -, como o combate às mudanças climáticas, disse o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. "É evidente que Donald Trump é uma figura que traz algumas dificuldades para algumas pautas, como a mudança climática. Mas nós vamos pautar nossa relação com os Estados Unidos a partir daquilo que são nossos interesses estratégicos, do ponto de vista econômico e social", disse Pimenta, em entrevista ao programa "Giro Social", do Canal Gov.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas