Roberto Baia
Vereadores empossados
A Câmara Municipal de Girau do Ponciano, localizada no Agreste de Alagoas, empossou os vereadores suplentes Genivaldo Firmino (Doda), Antônio Francisco Batista (Tonho do Rivo) e José Francisco da Silva (Zé Catu) na tarde da última terça-feira, 5. Eles assumiram os cargos após o afastamento dos vereadores Givanildo Santos da Cruz, Kleber Lopes da Silva e Mailton da Costa Gama, em conformidade com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de acordo com os documentos do processo n° 0600425-79.2020.6.02.0044.
Cerimônia de posse
Em uma cerimônia realizada no edifício da Câmara, os suplentes foram empossados como novos representantes do povo. O evento reuniu familiares, amigos e colegas de partido. Na sessão, Osvaldo Alexandre Santos Junior, presidente da Câmara, cumprimentou os novos membros em nome de todos, ressaltando a relevância de suas contribuições para o aprimoramento do trabalho legislativo em Girau do Ponciano.
Mandatos cassados
Os vereadores Givanildo Santos da Cruz, Kleber Lopes da Silva e Mailton da Costa Gama tiveram seus mandatos cassados por fraude à cota de gênero no pleito de 2020. Na decisão proferida no dia 23 de outubro, o desembargador Carlos Cavalcanti de Albuquerque Filho explicou que, diante do esgotamento das instâncias ordinárias e da ausência de qualquer decisão suspensiva, a execução do acórdão deve ser imediata, nos termos do art. 257, §1°, do Código Eleitoral. Com vistas aos autos, o Ministério Público Eleitoral pronunciou-se pelo deferimento do pedido. Vale ressaltar que os parlamentares Kleber Lopes da Silva e Mailton da Costa Gama se elegeram nas eleições deste ano e poderão ser empossados em janeiro de 2025, para exercerem suas funções no próximo mandato, que se estende até 2028.
Preso em flagrante
Após ser preso, um homem de 45 anos confessou ter abusado de 10 crianças enquanto as levava para a escola, em Canapi, no Sertão de Alagoas. Na última terça-feira, 5, ele foi preso e autuado em flagrante por suspeita de estuprar uma menina de apenas 3 anos na mesma cidade. A ação policial que resultou na prisão foi realizada pelos policiais civis do 34° Distrito Policial (34° DP), em Santana do Ipanema. Segundo o depoimento do acusado, os estupros foram praticados contra seis meninos e quatro meninas.
Confessou o crime
Segundo a delegada Daniella Andrade, responsável pela autuação, a denúncia foi feita por uma professora do colégio onde a criança frequenta, com o acusado sendo remunerado pela família para realizar o transporte. "O autor confessou o crime, disse que já era a terceira vez que estuprava essa criança e também disse que já havia estuprado 10 crianças na cidade de Canapi, sendo seis meninos e quatro meninas, e todos os crimes ocorreram da mesma forma", disse a delegada.
Desviou o caminho
Ainda de acordo com a delegada, o suspeito era responsável por levar a menina para a creche-escola em uma moto e teria desviado do caminho normal, na volta. O homem teria entrado numa área de mato às margens da rodovia BR-316, naquele município, onde teria tirado sua roupa e a roupa da criança. O caso foi comunicado ao Conselho Tutelar da cidade, que levou ao conhecimento de policiais militares.
Hospital de Emergência
Nesta semana, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA) recebeu integrantes do Ministério da Saúde para a realização da pesquisa “Viva Inquérito”. Essa importante iniciativa busca traçar o perfil das vítimas de violência atendidas na unidade hospitalar. O objetivo da pesquisa é gerar dados considerados valiosos para ações de saúde e segurança.
Estratégias de prevenção
Com esses dados coletados, poderão ser realizadas estratégias de prevenção e aprimoramento do acolhimento de quem mais precisa, pois cada número representa uma vida, e o compromisso do Hospital de Emergência do Agreste é trabalhar em um futuro mais seguro e saudável para toda a população.
Selo UNICEF
Foi anunciado ontem, quarta-feira, 6, que as 56 cidades de Alagoas que mais aprimoraram as políticas públicas municipais para crianças e adolescentes, no período de 2021 a 2024, receberão o Selo UNICEF. Estas cidades tiveram progressos superiores à média nacional em várias áreas, gerando efeitos benéficos para a infância e a adolescência.
Grandes conquistas
Para alcançar grandes conquistas, as cidades premiadas dedicaram-se a cuidar adequadamente da primeira infância e da adolescência; aprimorar a educação – desde a creche até a transição de jovens para o mercado de trabalho; fomentar hábitos de higiene e acesso à água potável; proteger crianças e jovens contra a violência; e assegurar assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente as que provêm de povos e comunidades tradicionais.
Políticas públicas
Todas elas participam do Selo UNICEF, estratégia do UNICEF – tendo a Asserte como parceira de implementação em Alagoas, destinada a apoiar cidades das regiões mais vulneráveis do país para que melhorem políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. Após quatro anos engajadas na iniciativa, essas 56 cidades conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para: imunização, educação e proteção contra as violências.
... Nesta sexta-feira, 8, terá início o 3° Encontro de Carros Antigos de Arapiraca, a partir das 18h. O evento ocorrerá no Lago da Perucaba, ponto turístico onde ocorrem shows artísticos e datas comemorativas do município, se estendendo até o domingo, dia 10.
... O evento já é considerado o maior encontro automobilístico de Alagoas e, desta vez, segundo os organizadores, espera-se bater 300 veículos em exposição.
... Além dos veículos, se apresentarão grupos folclóricos, a Banda da Polícia Militar do Estado de Alagoas e artistas locais, a exemplo de Kátia Dules e Jorginho e Banda. No sábado à noite, se apresentará o cantor Borba de Paula.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.