Roberto Baia
Festa do Centenário
Arapiraca comemorou ontem, quarta-feira, 30, o seu centenário. São 100 anos de emancipação política, de história e desenvolvimento. O prefeito Luciano Barbosa iniciou as festividades com o hasteamento das bandeiras na Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, seguido de uma missa em Ação de Graças. As bandas do 3ºBPM e de uma escola de música de Arapiraca entoaram os hinos Nacional e de Arapiraca durante e após o hasteamento das bandeiras. O Tiro de Guerra do Exército também compareceu à cerimônia.
Participaram da solenidade
Além do prefeito, participaram da solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Sérgio do Sindicato, o Comandante do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar), Tenente-Coronel Silva Neto e o Bispo da Diocese de Penedo, Dom Valdemir Ferreira. Também estiveram presentes, vários secretários municipais, a ex-prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, vereadores, empresários e a população em geral. No período da tarde, aconteceu o tradicional desfile cívico-militar com a participação de dezenas de escolas públicas e privadas, além de instituições civis e militares.
100 anos de história
Durante a sessão ordinária da última terça-feira, 29, o deputado Ricardo Nezinho (MDB) destacou as celebrações do centenário de emancipação política de Arapiraca. Ele recordou que, em 31 de maio deste ano, ocorreu uma reunião ordinária conjunta entre a Assembleia Legislativa de Alagoas e a Câmara Municipal de Arapiraca. Essa sessão rememorou a aprovação, em 1924, da lei que estabeleceu a emancipação política de Arapiraca, promulgada pelo então governador Fernandes Lima. Na histórica sessão plenária, foram concedidos certificados aos parlamentares e autoridades presentes, e, nesta sessão no plenário da Casa, Nezinho prestou homenagem aos deputados com medalhas alusivas ao centenário de Arapiraca.
Processo de emancipação
O deputado apresentou uma contextualização histórica do processo de emancipação de Arapiraca, destacando que, apesar de a cidade ter sido emancipada em 30 de maio de 1924, por conta de alguns contratempos – como o término do mandato do governador Fernandes Lima e condições climáticas que tornaram as estradas intransitáveis – as comemorações só foram autorizadas a acontecer no dia 30 de outubro do mesmo ano, pelo governador Costa Rego. Portanto, desde aquela época, sempre festejamos no dia 30 de outubro.
Parabenizou o deputado
Na oportunidade, os parlamentares Inácio Loiola (MDB), Breno Albuquerque (MDB) e Gilvan Barros (MDB) cumprimentaram Ricardo Nezinho pelo discurso e expressaram sua gratidão pela atribuição da medalha que simboliza o centenário de Arapiraca. “Deputado Ricardo Nezinho, quero, em seu nome, parabenizar a todos os arapiraquenses pelos 100 anos de emancipação política. Ao arapiraquense Ricardo Nezinho, quero dizer ‘muito obrigado’! Vossa excelência é um patrimônio vivo da cidade de Arapiraca”, disse Loiola, parabenizando-o também pelo projeto Raízes de Arapiraca.
Títulos de propriedade
O Moradia Legal, iniciativa do Poder Judiciário de Alagoas voltada para a regularização de terras, chega a Delmiro Gouveia nesta sexta-feira, 1. Os títulos de propriedade serão distribuídos gratuitamente para 85 famílias de baixa renda da cidade. O evento terá início às 14h30, na Escola Municipal Governador Afrânio Salgado Lages, localizada no Conjunto Residencial Rui Palmeira, s/n, Cohab Velha. Sexta edição Esta será a primeira ação do Moradia Legal após o período eleitoral. O programa, que está em sua sexta edição, é uma parceria entre Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Corregedoria-Geral da Justiça, Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL) e prefeituras.
Igreja Nova
A Polícia Civil indiciou dois irmãos como autores do crime que resultou na morte de Rogério da Silva dos Santos, morto a golpes na madrugada do dia 28 de janeiro deste ano, no Povoado Tapera, localizado na zona rural do município de Igreja Nova. De acordo com as investigações, durante uma festa, Rogério teria agredido um dos irmãos e tentado matá-lo, perfurando seu pescoço. Corpo encontrado Conforme informações da polícia, Rogério foi morto a pauladas e teve o corpo encontrado na manhã seguinte. Após uma extensa investigação, o delegado concluiu terem sido os irmãos os autores do homicídio. Ainda segundo a PCAL, caberá agora ao Ministério Público oferecer denúncia sobre o acusado.
… Na última terça-feira, 29, o 3º Batalhão de Polícia Militar de Arapiraca recebeu seu novo comandante, o tenente-coronel Silva Neto.
… Natural de Cacimbinhas, Silva Neto tem 23 anos de corporação. Ele já comandou o 11º Batalhão, em Penedo, e o 10º Batalhão, em Palmeira dos Índios.
… Sob sua liderança, as unidades registraram uma redução significativa em todos os índices de violência, com destaque para a diminuição dos crimes violentos letais intencionais (CVLI).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.