Roberto Baia
Caso Mônica Cristina
Leandro Pinheiro Barros, de 38 anos, será julgado por júri popular após ser acusado de matar sua esposa, Mônica Cristina Cavalcante Alves Barros, de 26 anos, com um tiro no peito. O crime ocorreu na madrugada de 18 de junho do ano passado, em frente ao Fórum de São José da Tapera, no Sertão de Alagoas. O crime causou comoção nacional devido ao fato de que, antes de ser morta, Mônica gravou um vídeo em seu celular, relatando os abusos que sofria há tempos e que estava sendo perseguida, naquele momento, pelo ex-marido. A Polícia Civil organizou uma força-tarefa, formando uma comissão especial de delegados, além de estabelecer uma colaboração com a polícia de Sergipe, uma vez que Leandro possui familiares naquele estado.
Extrema frieza
Leandro foi denunciado pelo Ministério Público de Alagoas (MP-AL) e, segundo o promotor de Justiça Fábio Bastos Nunes, o crime foi cometido com extrema frieza. “O tiro à curta distância, conforme evidenciado nos exames periciais, demonstra toda a frieza na execução do crime e denota a periculosidade real do acusado”, afirmou o promotor. Leandro fugiu para a Bolívia após o feminicídio, sendo capturado dez meses depois em Santa Cruz de La Sierra. Desde então, ele se encontra preso no sistema prisional de Alagoas.
Relembre o caso
Na noite do crime, o casal havia assistido a uma apresentação junina promovida pela Prefeitura de Tapera, junto com familiares. Após uma discussão, Leandro deixou o local e seguiu para casa, onde, segundo as investigações, se armou e esperou a chegada de Mônica na calçada do fórum. Mônica, que pressentiu a iminência de uma tragédia, gravou vídeos enquanto caminhava sozinha pelas ruas, alertando que, caso algo acontecesse com ela, seu marido seria o responsável. Pouco depois, já perto de sua casa, ela foi abordada por Leandro, que atirou em seu peito. A jovem, mãe de dois filhos menores, morreu no local.
Girau do Ponciano
Na última segunda-feira, 21, data em que se comemora o Dia da Alimentação Escolar, o prefeito de Girau do Ponciano, David Barros, aproveitou para felicitar a merendeira Andréa, que atua na rede municipal de ensino, por ter vencido o concurso de melhor merendeira do Nordeste. “A Prefeitura de Girau do Ponciano vibra com essa conquista, reconhecendo o valor do trabalho de nossos profissionais da alimentação escolar”, destacou o prefeito.
Futuro mais saudável
O gestor também destacou o Dia da Alimentação Escolar e a sua importância para a criação de um futuro mais saudável para as crianças. “E neste Dia da Alimentação Escolar, celebramos não apenas a comida, mas o amor e o cuidado que fazem cada refeição especial. Juntos, construímos um futuro mais saboroso e saudável”, finalizou o prefeito David Barros.
Centenário de Arapiraca
No próximo dia 30 de outubro, o município de Arapiraca comemora seu centenário de emancipação política, marcando 100 anos de história. Para celebrar essa data, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, preparou um desfile cívico-militar especial, considerado um dos mais tradicionais da região Agreste de Alagoas. O evento promete envolver a comunidade local e relembrar a trajetória do município ao longo de um século.
Programação
As festividades terão início às 7h30, com a cerimônia de hasteamento das bandeiras na Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, um ato que simboliza respeito e patriotismo. Em seguida, às 8h, uma missa em Ação de Graças será realizada para agradecer pelas conquistas e pelo desenvolvimento de Arapiraca ao longo dos anos. À tarde, às 15h40, o prefeito Luciano Barbosa, acompanhado de sua comitiva, realizará a tradicional revista às tropas, um momento de respeito e preparação para o desfile. Às 16h, terá início o desfile cívico-militar, que partirá da Rua Expedicionários Brasileiros, no Centro da cidade, e seguirá em direção à Rua Estudante José de Oliveira Leite, também localizada na região central de Arapiraca.
Riqueza Cultural
Neste ano, em especial, a Secretaria Municipal de Educação escolheu o tema “Arapiraca: 100 anos e ainda muita história para contar”, que reflete a riqueza cultural e histórica da cidade, além de seu contínuo progresso. A programação conta com a participação de mais de 26 instituições, entre escolas, forças de segurança e entidades da sociedade civil, que se unirão para destacar a importância da data.
"Daqui pra o Mundo"
Na última segunda-feira, 21, o governador Paulo Dantas divulgou o lançamento do edital referente à segunda edição do programa de intercâmbio “Daqui pra o Mundo”. O anúncio foi feito durante o 6º encontro com gestores e alunos gremistas de cinco escolas estaduais, no Museu Palácio Floriano Peixoto. O edital foi divulgado ontem, terça-feira, 22, no Diário Oficial do Estado de Alagoas.
Vagas disponíveis
“Em maio, nós estávamos em Londres, lá na Inglaterra, com 50 alunos. E o nosso compromisso é ampliarmos de 50 para 100, nesse segundo edital; de 100 para 150, no terceiro; e de 150 para 200, no quarto. Está tudo pronto. O programa ‘Daqui pra o Mundo’ é uma realidade e agora é ampliar”, disse o governador Paulo Dantas.
… Após as eleições municipais, a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) começa a fornecer orientação técnica aos prefeitos e suas equipes sobre as normas da transição. O término do mandato, seguindo diversas regras, é válido tanto para aqueles que foram reeleitos como para os que estão assumindo o cargo pela primeira vez.
… O presidente da entidade, Hugo Wanderley, afirmou, na abertura do curso “Regras de Transição Municipal”, que o conhecimento é essencial para que o período obedeça aos procedimentos necessários estabelecidos na legislação em vigor.
… O curso conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado, por meio da Escola de Contas, e do Tribunal de Contas da União.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.