Bartpapo com Geraldo Câmara
AO MESTRE SEM CARINHO
O filme do grande do cinema Sidney Poitier, “Ao mestre com carinho” da década de 50 representava bem este carinho e o amor que era preciso ter pelos mestres. Anos se passaram e a decadência do amor foi crescendo e aquilo que deveria representar os mestres, os professores e professoras para todos nós foi perdendo peso, com muitas exceções, ainda bem, mas levando a classe dos que nos ensinaram em qualquer profissão a um descuido generalizado da sociedade como um todo principalmente as autoridades que por mais que se esforcem não conseguem tirar o atraso dos últimos setenta anos.
Fico super à vontade para falar de amor ao professor por um fato que aconteceu em minha vida e que uniu a minha primeira professora à minha vida pós bancos escolares. Ela, Zaíde, minha primeira e carinhosa mestra, alguns anos depois tornou-se, por minha livre escolha, a minha comadre, a madrinha do meu primeiro filho. Uma forma encontrada de dizer o quão importante ela foi naquele momento tão especial. Mas vamos deixar de lado as lembranças, os momentos lúdicos de vida para gritar em alto e bom som que não consigo admitir o desprezo, a forma como são tratados os professores, sobretudo quando com seu conhecimento precisa ser reconhecido emocional e materialmente. Não podemos esquecer que os mestres são também mestres dos mestres. Eles tiveram cabedal suficiente para levar à frente a qualidade da população e que, por falta absoluta de políticas públicas são qualificados muitas vezes por esforço próprio sem que os governos entendam definitivamente que investir com profundidade no professor é uma dádiva de vida para com toda uma população que precisa estar com prazer nos bancos de aprendizagem.
Quando vemos e sabemos de governos que fazem contingenciamento de verbas de educação, de verbas de ciência, de pesquisas, nos horroriza e nos deixa estupefatos. É preciso o entendimento de que o desenvolvimento de qualquer país passa pela educação. O povo deseducado tende a, em determinados momentos, buscar soluções de vida incompatíveis com a civilidade de que tanto precisamos e aí o aumento da criminalidade se faz sentir. É quando o governo precisa sempre reconhecer que a educação e a instrução devidas são absolutamente importantes também no combate à criminalidade. Claro que sempre existirão pessoas, cuja índole leve ao crime e que são intelectualizadas, mas não é o normal e sim a exceção ou o fato de, por falta de políticas públicas não se sinta beneficiado com toda a sua sapiência para a prática de um bem maior.
O desrespeito que ficou imperando nos dias de hoje na maior parte das escolas, a desatenção para com o aprendizado e a falta total de dignidade para com as salas de aula e para com os professores e professoras têm levado o país a uma certa decadência principalmente nos ensinos básicos e fundamentais. No nível superior a coisa muda um pouco de figura porque quando chega às faculdades, aquela parte privilegiada sabe que ali está o seu futuro e terá que se dedicar muito mais do que seria o normal se tivesse tido a verdadeira atenção nos cursos iniciais. Deixando claro que não por culpa dos professores mas de todo um sistema que envolve capacitação e política salarial, um dos absurdos que se comete contra o professor. Por isso insisto em dizer que o governante que der a devida, a suprema atenção ao ensino, mas sobretudo ao professorado haverá de construir bases que um dia possam servir de sustentáculo para uma política nova, séria e que mude o comportamento da sociedade, essa mesma sociedade que se tivesse entendido a lacuna de métodos e sistemas educacionais já estaria gritando e exigindo o que de melhor houvesse para seus filhos e para a geração que virá. Aí, possivelmente estaríamos falando de novo “Ao mestre com carinho”.
Feliz dia do professor ocorrido no último dia 15 de outubro.
FOTONOTAS
ANA DAYSE DÓREA – Falou em professor, falou Ana Dayse, essa mulher fantástica que já foi Reitora da Ufal e hoje é a presidente da Academia Brasileira de Educação. Ana vive e respira ensino em todas as suas conjugações e é aficionada pelo que há de melhor na transmissão de seus conhecimentos. Não para quieta e isso é que é o bom porque só assim passamos para outros aquilo que sabemos. De uma simpatia esfuziante Ana Dayse a transmite por onde passa e a isso soma-se o prazer de divulgar cultura para todos os lados. Sou seu fã de carteirinha.
JOSEALDO TONHOLO – Josealdo Tonholo também apaixonado pelo ensino, pela comunicação do que é bom e proveitoso para o ser humano, ele próprio inconfundível na arte de deixar claro o fundamental do ensino para o futuro de cada qual. Atual reitor da UFAL por absoluto merecimento tem levado seus conhecimentos, não só para a administração daquela instituição de ensino, mas sobretudo para uma boa qualidade na transferência de sabedorias para o alunato. Tonholo, sorriso forte e franco nos cativa a todos os que o conhecemos.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
Quem diz que briga de amor não dói ou é insensível ou perdeu a vergonha de brigar.
ALERTAS DO DIA
* Já está em pauta e em plena discussão de bastidores a eleição para a presidência da Câmara de Deputados em Brasília. Sem dúvida, o alagoano Arthur Lira quer eleger seu sucessor, sobretudo para manter seu nome na crista da onda e em 2026 ser candidato ao Senado. No entanto, a briga vai ser muito grande e o time de Renan Calheiros não vai deixar a porta aberta ou sem tranca para o adversário. Essa é uma luta em campos aberto e fechado e vai dar o que falar até fevereiro quando acontecerá a eleição da mesa.
* A propósito disso e em grau menor também já começou por aqui a discussão para ver quem vai ser o presidente da Câmara de Maceió. Sem dúvida alguma o atual presidente Galba Neto reúne todos os requisitos para continuar à frente e em nova eleição para a presidência da Casa. A lei permite porque não se trata de reeleição. É em novo mandato. No entanto, rumores indicam que o ex-vice prefeito da capital, Marcelo Palmeira já está avançando em negociações que inclusive implicam em apoios de deputados, no sentido de ser ele o novo presidente. O embate vai ser grande.
* Gente, os serviços médicos de Planos de Saúde estão cada vez piores com reclamações vindas de todos os lados. Desde os usuários comuns que não conseguem ser atendidos com a presteza correspondente ao que pagam como as clínicas e hospitais que lutam por receberem o que têm direito, mas que nunca chega na hora certa. Existem clínica endividadas até o pescoço e aguardando pagamento também de órgãos oficiais, com é o caso do Ipaseal demorando demasiadamente para saldar suas dívidas.
* Com ordem de serviço pelo governador Paulo Dantas vem aí as obras de duplicação de trechos de estradas importantes para Maceió porque vão implicar na implantação do Arco Metropolitano que tira o tráfego pesado de dentro da cidade permitindo uma circulação melhor. Sei bem o benefício que isso trará porque venho reclamando há anos do trecho que passa do início do Recife até o início da estrada para João Pessoa com congestionamentos gigantescos. Bastava que os governos de Pernambuco e Paraíba se unissem para a construção de um Arco com benefícios para as duas cidades.
POR AÍ AFORA
# A pouco mais de três semanas do encerramento das eleições nos Estados Unidos, em 5 de novembro, Nate Silver, um dos mais renomados analistas eleitorais americanos, está vendo um preocupante crescimento de Donald Trump no mês de outubro, o que pode deixar a disputa pela Casa Branca praticamente empatada entre a vice-presidente Democrata, Kamala Harris, e o ex-presidente, do Republicano. Na pesquisa nacional, Kamala perdeu impulso. Ela segue liderando no voto direto por 49,9% a 46,5% de Trump. Mas a diferença, que era de mais de 3,6 pontos no fim de setembro, estreitou para 3,4 pontos.
# O que conta para eleger o presidente nos Estados Unidos é o candidato formar maioria em cada um dos colégios eleitorais dos 50 estados e mais o distrito de Colúmbia, sede da capital, Washington. O vencedor leva o colégio, salvo em dois pequenos estados. Quem fizer metade mais um dos 538 votos do Colégio Eleitoral torna-se presidente. Biden venceu Trump por 306 a 232 votos. Agora, Nate Silver vê uma disputa acirrada nos chamados “estados-pêndulo”, que têm decidido as três últimas eleições. (informe JB)
# Por Lucas Pordeus León - Entre os diversos assuntos que serão tratados na 16ª cúpula dos líderes do Brics prevista para ocorrer entre 22 e 24 de outubro, destacam-se as negociações para reduzir a dependência do dólar no comércio entre os países do bloco, além de medidas para fortalecer instituições financeiras alternativas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial, controlados principalmente por potências ocidentais.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas