Alisson Barreto
Mais obras
Nesta sexta-feira,11, a partir das 17h, o prefeito Luciano Barbosa irá realizar a entrega do Largo Sebastião Gomes da Silva, anteriormente conhecido como Lagoa do Rancho.
A área de lazer incluirá um playground, um palco para performances artísticas e culturais, soluções de acessibilidade, iluminação LED, integração com a igreja católica local e espaço para atividades físicas.
Na ocasião, estarão presentes os representantes comunitários da Vila São José e regiões circunvizinhas, vereadores, entre outras autoridades.
Situação de emergência
Palmeira dos Índios e mais 12 cidades brasileiras foram reconhecidas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, em situação de emergência, devido a desastres. Os reconhecimentos foram publicados nas portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira ,7.
Outros estados
Além de Palmeira, as cidades de Olivença em Alagoas, Macururé e Maetinga na Bahia, Ouro Velho na Paraíba, Afogados da Ingazeira, Orocó, Poção e Trindade em Pernambuco, e Rondon no Paraná, estão sujeitas à estiagem.
Eleições 2024
Aqueles que não votaram no primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 ou não conseguiram justificar sua ausência no dia da votação têm até o dia 5 de dezembro para enviar a justificativa. O processo pode ser realizado através do aplicativo e-Título, do sistema Justifica ou do autoatendimento disponível nos Portais da justiça Eleitoral.
Além do pedido, é imprescindível incluir documentos que comprovem a impossibilidade de votar, como bilhetes de avião, cartões de embarque, atestado médico, entre outros.
Atendimento ao eleitor
Caso o cidadão não consiga utilizar as ferramentas de justificativa online, ele precisará comparecer a um cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor do seu estado para fazer o pedido presencialmente, levando os mesmos documentos citados anteriormente.
Aqueles que estavam na cidade onde votam e não votaram por algum motivo também precisam fornecer a justificativa e os documentos que comprovem a razão da ausência no primeiro turno.
Suposto feminicídio
Na manhã de ontem, quinta-feira, 10, a Polícia Científica de Alagoas esclareceu as medidas que tomou em relação a um suposto caso de feminicídio que teria acontecido na cidade de São Brás. A causa da morte da professora Joice dos Santos Silva Cirino, de 36 anos, poderá ser confirmada através de exames periciais realizados no local, IML e no Laboratório Forense.
Indícios de envenenamento
De acordo com informações, a equipe do Instituto de Criminalística do Agreste (ICA) foi chamada por volta das 8h da última quarta-feira, 9, para intervir em um local onde havia indícios de morte por envenenamento. Os exames periciais buscaram elucidar o ocorrido através da perícia realizada na casa da vítima.
Amostras colhidas
Além da coleta de imagens e avaliação do ambiente, foram recolhidos materiais para confirmar a existência de substância tóxica ou veneno em restos de comida (líquido) encontrados no local. Amostras de material biológico e vestígios papiloscópicos também foram recolhidas e serão analisadas nos laboratórios de Química Forense, Genética Forense e Microvestígios do Instituto de Criminalística Perito Dely Ferreira da Silva, localizado em Maceió.
Alerta importante
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), localizado em Arapiraca, faz um alerta à população para que adote medidas de segurança para prevenir incidentes. A instituição hospitalar de maior porte do interior de Alagoas voltou a acender o alerta amarelo devido ao crescimento nos casos de acidentes ocorridos entre os meses de setembro e outubro deste ano.
Acidentes de trânsito.
Para se ter uma ideia, no mês anterior, devido à negligência, inexperiência e à combinação de álcool e direção, foram atendidos 6.878 pacientes, dos quais 1.324 eram vítimas de acidentes de trânsito. De 1o de outubro até esta quarta-feira (9), o HEA atendeu um total de 1.905 pacientes, dos quais 443 foram vítimas de acidentes de trânsito. Desses, 240 sofreram lesões em quedas ou colisões com motocicletas, 130 sofreram lesões em colisões, 27 sofreram acidentes de bicicleta, 21 foram atropeladas e 17 sofreram ferimentos em capotamentos.
.. A Polícia Militar de Alagoas apresentou na quarta-feira, 9, o balanço das operações nas eleições deste ano em todo estado. A PM mobilizou cerca de 6.600 policiais e 1.200 veículos.
… As equipes estiveram presentes em todos os 1.077 locais de votação distribuídos em cada uma das 102 cidades. Foram 740 pontos no interior e outros 337 na capital.
… Entre os tipos de infrações, violar ou tentar violar o sigilo do voto se destacou, com 13 registros. A segunda infração mais comum foi a boca de urna, contabilizando 8 ocorrências. O transporte irregular de eleitores aparece em terceiro lugar, com 6 registros, seguido de desobediência a ordens da Justiça Eleitoral, com quatro casos. A compra de votos, uma das infrações consideradas mais graves, registrou três ocorrências.
Alisson Barreto
Sobre
Alisson Francisco Rodrigues Barreto é poeta, filósofo (Seminário Arquidiocesano de Maceió), bacharel em Direito (Universidade Federal de Alagoas), pós-graduado em Direito Processual (Escola Superior de Magistratura de Alagoas), com passagens pelos cursos de Engenharia Civil (Universidade Federal de Alagoas) e Teologia (Seminário Arquidiocesano de Maceió). Autor do livro “Pensando com Poesia”, escritor na Tribuna com o blog “Alisson Barreto” (outrora chamado de “A Palavra em palavras”), desde 2011. O autor, que é um agente público, também apresenta alguns dos seus poemas, textos e reflexões, bem como, orações no canal Alisson Barreto, no Youtube, a partir do qual insere seus vídeos aqui no blog.