Bartpapo com Geraldo Câmara
VIDA QUE SEGUE
As eleições deste ano terminaram na maior parte do país. As discussões baseadas em propostas ou não também aparentemente terminaram restando os casos em que os candidatos a prefeito foram a segundo turno esticando o prazo final para 27 de outubro. No mais a preparação de vida nova será a partir de agora uma missão a ser cumprida para muitos ou a ser continuada para outros. O fato é que, cada vez mais precisamos aprender que uma eleição democraticamente estabelecida não é uma guerra de facções, nem uma batalha campal. Trata-se de algo profundamente democrático e que precisa ser limpo até o último minuto com uma transição definidamente decente para os minutos seguintes.
Esses minutos seguintes são os definidores de como seguir a meta para os reeleitos e como estabelecer as novas para os sucessores eleitos. A isso chama-se transição. Uma transição que, cada vez mais precisa ser limpa e eivada de métodos de transferências transparentes porque o povo assim o quer. Nem sempre o prefeito que perde quer passar sua missão para o que ganha com a total lisura de quem não tenha o que esconder. As contas públicas são de total responsabilidade de quem sai e precisam ser mostradas e prestadas junto aos órgão competentes, como no caso os tribunais de contas estaduais.
Mas o mais importante de tudo é que se respeitem os direitos democráticos com toda a vitrine iluminada e que se deixe passar pela disputa com lisura, aceitando derrotas e sabendo que o tempo que passou precisa continuar bom visando o bem estar de uma população que, na verdade, não deve querer ver brigas, mas dados positivos que o beneficiem nos próximos quatro anos.
Precisamos mudar hábitos. Precisamos, enquanto eleitores nos repeitarmos cada vez mais. Não podemos impor nossos caminhos e nem criar perigosas dissensões onde as amizades se diluam, se percam no tempo porque seguimos esta ou aquela filosofia partidária. O que precisamos, ao contrário é unir forças para o bem comum, para que as cidades sejam administradas com posições e oposições sim, mas sem batalhas aguerridas que não levam a nada. O poder da palavra, o poder da fiscalização, o poder de estarmos todos unidos pertencentes a que grupo seja é que vai levar ao melhor sucesso das administrações.
Brigar no bom sentido pelo melhor dos projetos, criticar o que está errado, defender suas teses e discuti-las, sem dúvida é o caminho que se espera, não só de legisladores e executivos, mas de nós todos, entre nós ou as levando até quem de direito. O que não podemos e nem devemos é transformar nossas teorias em motivos para batalhas campais que acabam por não levarem a nada. Ou a muito pouco.
O diálogo continua sendo a melhor de todas as armas. E com ele é que ganhamos ou até perdemos, mas vamos nos dando a possibilidade de aprender e até de ensinar. Vamos aprendendo a mostrar o que pensamos sem a necessidade da belicosidade que é destrutiva de amizades, de teses e teorias e que não permitem a construção de um país melhor e mais desenvolvido técnica, política e humanamente responsável por seu próprio destino.
Daí tentarmos em cada eleição e após elas tirarmos nossas melhores lições de cidadania, de respeito e de progressos humanístico e social. Porque a vida segue e com ela nossos atos sempre daqui pra frente. Porque atrás sempre vem gente.
FOTONOTAS
EDUARDO TAVARES – Gosto de graça de Eduardo Tavares, hoje o Ouvidor Geral do Ministério Público, o mesmo onde já exerceu o cargo de Procurador Geral e onde norteia sua vida profissional com honestidade e galhardia. Eduardo é um desses homens que impõem respeito de uma maneira absolutamente natural, mantendo não só a educação como a admiração pelos seus semelhantes. Bom de papo, bom de assunto é sempre aquela pessoa disposta a ouvir e a falar das coisas boas da vida, o que o torna politicamente correto.
CORONEL AGUIAR – O homem é gente boa demais! Coronel da Polícia Militar, de há mito responsável pela segurança do Tribunal de Contas de Alagoas sabe se conduzir no cargo com uma total habilidade e autoridade, sem se deixar perder a simpatia, o bom papo, a tranquilidade dos que conhecem o dever cumprido. Muito amigo dos seus amigos encara a vida com uma fleugma fantástica e daí a confiança que tem de seus superiores e o respeito que emana por toda aquela instituição. Aguiar é um amigo para se conservar para a vida toda. Abraço, Aguiar.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
Cultura é o vício bom. Quanto mais se quer mais se tem. Quanto mais se tem mais se quer.
ALERTAS DO DIA
* Está aberta a temporada de caça ou corrida desabalada para 2026 quando o governo do estado verá uma das maiores disputas dos últimos tempos em processos eleitorais. A guerra pelo governo do estado já que vimos um profundo radicalismo na campanha para prefeito. As táticas e a maneira de condução de campanhas pertence a cada grupo e nada temos a ver com isto. No entanto, sem dúvida este será um embate onde toda a sociedade estará presente, até porque envolve eleições majoritárias importantíssimas em termos de país. A análise das propostas vai começar muito mais cedo do que se pensa e será uma guerra de ideias também.
* Na Paraíba onde estive para acompanhar a eleição de meu filho, o que ocorreu com ele em terceiro lugar para vereador em seu sexto mandato, pude ver também que o prefeito atual, Cícero Lucena não ganhou no primeiro turno por 0,5%. Vai à luta contra Marcelo Queiroga que foi o Ministro da Saúde de Bolsonaro. Isto demonstra o que falamos acima. Se ganhar no segundo turno a política da Paraíba também vai enfrentar grandes mudanças em 2026 para governador com nomes desconhecidos ou repousados por lá até então.
* A Câmara de Maceió terá novos nomes a partir dessa próxima legislatura já que foram dez os vereadores eleitos na condição de novos. Sem dúvida alguma dará uma bancada interessante que só poderá ser analisada com o andar da carruagem. Claro que deverão chegar com ideias novas, com sonhadas proposituras e esperamos que cumpram os seus papéis. Sem dúvida haverão mexidas de acomodações também na prefeitura já que existem suplentes aproveitáveis e outros que perderam e que possivelmente sejam aproveitados pelo prefeito JHC. O tempo dirá.
* Vem aí o verão, gente. Esperado por muitos e trazendo agora também preocupações com a alertada subida de temperatura. Como o calor já se manifestou fortíssimo em outras partes do mundo, com os termômetros subindo acima do normal é bom que estejamos também preparados e cumprindo regras sanitárias para que nossas saúdes não sejam muito abaladas. Dizem pos especialistas que 40 graus ainda será pouco em algumas regiões do país a exemplo de Cuiabá que já passou de há muito dessa graduação. E veja que ainda estamos na primavera!
POR AÍ AFORA
O X da questão é que os dirigentes do X, antigo twitter, abriram as pernas e cederam ao que o ministro Alexandre Moraes queria. Apresentaram uma representante legal e pagaram todas as multas impostas pelo STF para que pudessem voltar a operar no Brasil. Há quem tenha achado erradas as medidas tomadas por Moraes, no entanto vamos e venhamos que ninguém, muito menos empresários estrangeiros podem viver acima das nossas leis e querer desrespeitá-las. Têm que agir direito, em conformidade para tirar seus lucros de maneira correta.
# Um tribunal na Rússia emitiu nesta segunda-feira (7) uma ordem de prisão para a jornalista da emissora pública RAI Stefania Battistini e o operador Simone Traini. Os dois correspondentes italianos pararam na mira das autoridades de Moscou por entrarem ilegalmente na região de Kursk para cobrir o conflito entre Rússia e Ucrânia. Apesar da ordem de detenção preventiva do tribunal, Battistini e Traini não estão mais em território russo.
# Israel deu início nesta segunda-feira (7) às cerimônias do aniversário de um ano do ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, dia mais mortal da história do país e o gatilho para a atual guerra na Faixa de Gaza. Em Reim, local do massacre no festival de música Nova, uma multidão abriu as homenagens respeitando um minuto de silêncio às 6h29 (horário local), hora do início do ataque do movimento fundamentalista islâmico no sul de Israel.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas