Roberto Baia

Videomonitoramento em Arapiraca

Roberto Baia 09 de outubro de 2024
Videomonitoramento em Arapiraca
Secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva - Foto: Divulgação

O secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, afirmou que além de Maceió, Arapiraca também será contemplada com o serviço de videomonitoramento. Aproximadamente 150 câmeras já estão em operação na capital de Alagoas.

“A cidade do Agreste, a segunda maior do estado, também será contemplada com o novo sistema de vigilância por meio de câmeras de alta tecnologia, como parte do vasto investimento realizado pelo governador Paulo Dantas no setor de Segurança Pública.

“Além das câmeras, também vamos instalar um totem semelhante ao que está sendo instalado na capital em Arapiraca. O objetivo é que, no futuro, possamos expandir ainda mais o serviço em benefício do público”,

Vários bairros


O novo sistema de vigilância por vídeo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) iniciou suas operações com aproximadamente 150 câmeras posicionadas em vários bairros das zonas alta e baixa de Maceió. Cada local de monitoramento possui três ou quatro câmeras que, em conjunto, permitem uma visão 360 graus durante 24 horas por dia, sete dias por semana. Conforme explicado pelo comandante do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, major Fernando Alencar, os aparelhos empregam tecnologia de ponta.

Operação Lagoa em Perigo


Na manhã de ontem - terça-feira, 8, a Polícia Federal deflagrou a Operação Lagoa em Perigo, com o objetivo de desmantelar um esquema de compra de votos e contabilidade paralela nas eleições municipais de 2024 em Lagoa da Canoa.

Conforme as apurações, uma organização política teria organizado um plano para comprar votos através de transferências bancárias (pix), pagamentos de boletos e transferências em dinheiro, visando assegurar o suporte eleitoral para candidatos a vereador na cidade.

Busca e apreensão


Cinco mandados de busca e apreensão foram executados contra suspeitos, emitidos pela 44ª Zona Eleitoral de Girau do Ponciano/AL. A finalidade das buscas é encontrar telefones celulares, equipamentos cibernéticos, documentos e outros itens ligados aos eventos e delitos sob investigação, bem como localizar possíveis quantias de dinheiro em espécie e comprovantes de depósito/transferência que possam estar ligadas aos delitos investigados, reforçando o conjunto de evidências já existentes.

Corpo encontrado


Na última segunda-feira, 7, o corpo do jovem Wilton Rodrigues da Silva, 22, foi localizado com as mãos atadas em uma zona rural do município de Craíbas, durante uma ação policial. O procedimento foi iniciado para investigar um possível caso de sequestro e assassinato nos municípios de Lagoa da Canoa e Craíbas, localizados no Agreste de Alagoas.

Possível sequestro


O incidente teve início quando moradores comunicaram à equipe motorizada do CISP de Lagoa da Canoa o rapto de um rapaz, que aconteceu em uma via pública na comunidade de Lagoa do Mato, localizada na zona rural da cidade. De acordo com relatos de testemunhas, quatro pessoas encapuzadas obrigaram a vítima a entrar em um carro HB20 branco, seguido por disparos de arma de fogo.

Investigações


Com base nas informações, a patrulha fez buscas na área, contudo, a vítima não foi encontrada. Horas mais tarde, o cadáver foi localizado numa estrada que conduz ao povoado Uruçu, situado na zona rural de Craíbas. A equipe de Craíbas foi chamada e, após conversar com outros grupos, confirmou-se que o cadáver pertencia à mesma pessoa envolvida no sequestro em Lagoa da Canoa.

As investigações continuam para identificar os responsáveis pelo crime.

Palestra importante


Na manhã de ontem, terça-feira, 8, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria) conduziram uma palestra sobre métodos contraceptivos para as grávidas assistidas pela Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco (Uepnar), localizada em Arapiraca, vinculada ao Hospital de Emergência do Agreste (HEA). A ação, conduzida pela médica Rafaela Freitas e pela enfermeira Emilly Cristine, teve como objetivo a colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU), um dispositivo fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que previne a gravidez não planejada.

Responsabilidade


“Este evento é importante para conscientizar as mulheres que elas têm o direito de planejar o momento que querem engravidar. Afinal, elas têm muitas responsabilidades pessoais e profissionais. Casa, emprego, estudo, família, e planejar a vida financeira, com o momento que deseja para engravidar e conciliar todas estas responsabilidades” disse Rafaela Freitas, que é médica do Ambulatório de Planejamento Reprodutivo.

Disseminação de informações


Ela destacou a importância de levar informações sobre planejamento reprodutivo a todas as mulheres. “Mas não só para quem está presente durante a palestra, mas, também, para que estas gestantes repassem as informações para as filhas, primas, irmãs e amigas, a respeito da possibilidade de acesso ao DIU de cobre”, completou Rafaela Freitas.


… Na noite da última segunda-feira, 7, uma mulher faleceu e dois indivíduos foram alvejados na Rua Coronel Belarminio Vieira, localizada na Barrada da Fumaça, em Olivença, no Sertão de Alagoas.


… Segundo dados da Polícia Militar, um indivíduo se aproximou em uma motocicleta e efetuou os disparos. Um deles feriu e resultou na morte de Cláudia do Peloco.


… Os demais feridos foram levados ao Hospital Regional Dr. HRCRM, localizado em Santana do Ipanema. Até o momento, não há detalhes sobre o seu estado de saúde.