Roberto Baia

Foi preso

Roberto Baia 04 de outubro de 2024
Foi preso
Comandante Geral da Polícia Militar do Estado, coronel Paulo Amorim - Foto: Divulgação

O coronel Paulo Amorim, comandante da Polícia Militar de Alagoas, ordenou a prisão do tenente-coronel Ozelito Martins da Rocha, atualmente na reserva, sob a acusação de ter agredido verbal e fisicamente a advogada Alice Rikelly da Silva Teles, em Lagoa da Canoa. O episódio aconteceu durante um clima político tenso na campanha do candidato à prefeitura Jairzinho Lira, causando grande impacto no estado. De acordo com o comunicado emitido pela comunicação da Polícia Militar, o Comandante Geral, coronel Paulo Amorim, ordenou que Ozelito Martins da Rocha fosse conduzido à Corregedoria da Polícia Militar, localizada em Maceió, onde ficará preso para ser interrogado. 

Serão interrogados 

Além da prisão do tenente-coronel, a equipe que atuou na ocorrência em Lagoa da Canoa foi conduzida ao 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), localizado em Arapiraca, onde também se encontra detida. Os agentes da polícia serão interrogados como parte das ações administrativas necessárias ao caso, de acordo com as normas vigentes da corporação. 

Plano de Segurança 

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) decidiu adiantar a implementação do Plano de Segurança para as eleições, que foi aprovado pela Justiça Eleitoral, devido à agitação política na cidade. O plano inclui o envio de tropas para cidades do interior, onde haverá um oficial em cada local de votação, além de delegados da Polícia Civil em todas as áreas para lidar com incidentes. 

Suposta compra de votos 

Após uma denúncia de suposta compra de votos, a Polícia Civil deteve um candidato a vereador, seu irmão e um assessor. O fato ocorreu perto do Sítio São Luiz, localizado na zona rural de Maravilha, no Sertão de Alagoas. O candidato Márcio Alves de Lima (Republicanos), conhecido como "Marcinho da Piscina", seu irmão Mauricio Alves de Lima e um assessor, Danielson Feitosa da Silva, conhecido como "Daninho", foram detidos no local.

Foram liberados

Foi apreendido com o trio R$ 10 mil em dinheiro, materiais de campanha e um bloco de anotações que supostamente seria usado para fazer cadastros com o objetivo de comprar votos. Os três foram encaminhados ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), localizado em Delmiro Gouveia, onde foram interrogados pelo delegado regional Rodrigo Rocha Cavalcante. O candidato "Marcinho da Piscina" manteve-se quieto durante as perguntas feitas pelo delegado. Depois dos trâmites policiais, os três foram liberados. 

Eleições 2024 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), além de implementar um plano integrado de segurança, que será executado pelas forças policiais, também estabelece a proibição da venda de bebidas em todo o estado de Alagoas no próximo domingo, 6. Neste dia, serão eleitos os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores das 102 cidades alagoanas. A portaria foi divulgada na edição da última quarta-feira, 2, do Diário Oficial do Estado (DOE). 

Venda proibida 

A medida tem como objetivo garantir a adoção de medidas preventivas, visando proporcionar aos eleitores e à sociedade como um todo a tranquilidade e segurança durante o pleito eleitoral. Desta forma, hotéis, bares, restaurantes e similares, bem como vendedores ambulantes, estão proibidos de comercializar bebidas alcoólicas no dia do pleito das 4h da manhã até as 18h, após o encerramento da votação. 

Em Arapiraca 

O Ministério Público de Alagoas, através da 1ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, reuniu-se com representantes do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Alagoas (CRECI) e da Prefeitura Municipal de Arapiraca, representada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SMDUMA), para discutir inconformidades na venda de imóveis (terrenos) sem a documentação urbanística e ambiental necessárias. 

Loteamento irregular 

De acordo com o promotor de Justiça Thiago Chacon, chegaram à Promotoria de Justiça informações concretas de que indivíduos estariam sendo enganados em transações comerciais. Em outras palavras, elas compraram terrenos pensando que se tratavam de um condomínio fechado ou um loteamento regularizado, quando, na realidade, o local adquirido era um loteamento irregular ou até mesmo ilegal. 

Fiscalização 

"Logo após recebermos as denúncias e confirmarmos, preliminarmente, a veracidade das informações, o Ministério Público decidiu transformar a notícia de fato em um procedimento administrativo, com o objetivo de regularizar as circunstâncias ocorridas, com as compensações e indenizações necessárias, responsabilizando os autores, além de exigir mudanças nos processos de licenciamento, alvarás e fiscalizações do poder público", relata o promotor Thiago Chacon. 

… O 1º Campeonato de Bandas e Fanfarras do projeto Educando com Música e Cidadania acontecerá em Arapiraca. O evento acontecerá em 20 de outubro, das 9h às 20h, no Centro de Educação Integrada (CEI) da 5ª Gerência Especial de Educação (GEE), situado perto do estádio municipal Coaracy da Mata Fonseca. 

…. O evento incluirá um encontro de bandas em formato não-competitivo, um campeonato estadual envolvendo grupos de Alagoas e uma competição interestadual que trará bandas de outros estados para disputar com as alagoanas. 

… O principal objetivo é promover a integração entre músicos, estudantes e suas comunidades, destacando a música como uma poderosa ferramenta de educação e formação cidadã.