Bartpapo com Geraldo Câmara

APRENDENDO ELEIÇÃO

Bartpapo com Geraldo Câmara 04 de outubro de 2024

 Ou desaprendendo. Meu primeiro voto foi quando da eleição de Jânio Quadros, o presidente renunciante que, com seu ato, deu margem a um período bem complicado na vida política e democrática brasileira. Deu margem a um período dificílimo com a tumultuada posse de seu vice, Jango Goulart e em seguida ao período negro de nossa, na época, complicada democracia. Os militares acabaram por implantarem a revolução que seguiu comandando os destinos da nação por vinte anos, até que as eleições voltaram com a vitória ainda parlamentar de Tancredo Neves que faleceu antes que pudesse tomar posse. Seu sucessor natural foi José Sarney que conduziu o processo democraticamente até as eleições abertas e populares que levaram ao poder o presidente Fernando Collor, alvo também de um “impeachment”. De lá para cá o período democrático tem sido bastante respeitado e as eleições se tornaram tradicionais como símbolos de uma democracia a que o povo brasileiro tem direito e se acostumou. 

No entanto, ainda temos muito o que aprender sobre democracia, exercício dela e eleições mas até parece que sob alguns aspectos estamos desaprendendo a cultivá-las e a fazê-las respeitadas em todos os sentidos da palavra. 

Em eleições, principalmente no que diz respeito a campanhas vimos acumulando defeitos incríveis, permitindo ainda que a indefectível compra de votos seja praticada e ainda que as autoridades tenham se esforçado em reprimi-la no que puder e no que estiver ao alcance. Um dos problemas mais sérios porque acaba por contaminar a população, principalmente a mais humilde em que, parte dela aguarda o período eleitoral para ganhar o que não consegue em sua vida habitual. Não há uma reprimenda que consiga realmente alcançar os objetivos de repressão, até porque a escadinha é bastante grande e complicada com o dinheiro flutuando em todos os sentidos e com metodologias cada vez mais infiltrantes e difíceis de encontrar. Volta em meio vemos a apreensão de vultosas quantias ou parte delas e que podem servir de exemplo mas não suficientes para mudar os métodos empregados por certos candidatos que conhecem todos os esquemas e todas as maneiras e subterfúgios e planejados para não serem pegos em crimes eleitorais. 

É evidente que os métodos criminosos só irão involuir com a mudança de comportamento do próprio eleitor que também só mudará com uma política econômica e de educação que o livre da palavra precisão e o insira no mercado de trabalho com altivez, sem nenhum tipo de necessidade corruptiva. Mas, não estamos falando apenas dos pequenos, dos necessitados. Estamos nos referindo também aos grupos formados, aqueles que consomem milhões em determinadas candidaturas. Que se locupletam das fortunas aviltantes que elegem pessoas que também acabarão, se eleitas, a praticarem compensações aos que os ajudaram durante suas campanhas. Com isso completa-se o círculo de corrupção de que temos sempre notícias mas em um percentual insignificante diante do que se sabe verdadeiras. 

Domingo próximo teremos as eleições municipais e em vários pontos do país vemos as denúncias de todo o tipo, inclusive as falsas e que, com o uso das Redes Sociais invadem as casas dos eleitores no afã de ganhar e de derrotar este ou aquele candidato, seja para vereador seja para prefeito. Uma verdadeira guerra que envolve centenas de pessoas apenas candidatas e milhares outras que se locupletam a cada eleição. 

Que pena! Não é um problema só nosso, mas mundial. Que pena! Os países como um todo sofrem as consequências deste mal, mas quem sabe um dia comecemos a aprender eleições. Quem sabe?

FOTONOTAS 

FÁTIMA PIRAUÁ – Pense numa juíza de primeira linha sempre preocupada com a infância e a juventude deste estado e você encontrará Fátima. Uma pessoa com uma visão extraordinária em relação ao assunto que continua sendo um problema dos mais sérios, não só entre nós mas em todo o país. Fátima é estudiosa do tema, encara o seu trabalho como missão e o leva a frente com galhardia e decisão. Separe a juíza da mulher e você encontrará fibra, dedicação, simplicidade e uma vontade enorme de ajudar pessoas. Um abraço, amiga. 

ROSTAND LANVERLY – O homem encara a Academia Alagoana de Letras, da qual é o presidente já a algum tempo como algo fantástico que merece todo o seu trabalho e dedicação. Rostand me dá a impressão que trabalha 24 horas por dia pensando Academia e com isso deu uma nova vida àquela instituição integrando não só os seus imortais membros mas toda a sociedade abrindo as portas, mostrando cultura e saber e realizando aquilo que se espera de uma Academia de Letras forte. Parabéns, Rostand e meu especial abraço.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Falar é muito bom porque transmite ensinamentos. Ouvir melhor ainda porque recebe. 

ALERTAS DO DIA

* Esperamos sinceramente que as eleições municipais deste domingo transcorram na maior calma, tranquilidade e sem fatos que atrapalhem o processo democrático, de há muito perturbado. Na verdade, o povo votante é formado de pessoas que querem exercer o direito de voto sem serem perturbados nos seus desejos. E, na verdade também existem os que gostam de perturbar e que não se comportam devidamente durante este ato cívico. Esperamos que neste domingo, as coisas aconteçam de maneira bem pacífica e sem manifestações de agrados ou desagrados. É melhor. 

* Falamos diversas vezes por aqui e em nossos programas de televisão e rádio sobre o fato de que o Brasil estava se transformando em um grande cassino com “bets” e “bets” espalhadas por todo país sem regulamentação e permitindo que pessoas desavisadas e fracas para o jogo criassem problemas para suas vidas. Finalmente o governo acordou e anunciou uma série de medidas que vão terminar ou pelo menos minorar os problemas criados com tal atividade. Vamos aguardar os resultados e ver se serão coerentes ou não. 

* E a propósito disso não podemos esquecer que o próprio governo banca processos de jogos através da caixa econômica, mas que são completamente diferentes e que pelas suas especificidades não provocam jogatinas individuais, até porque só joga muito alto quem pode e também sabe que as probabilidades de acertar são pequenas. Já nos jogos a que nos referimos prevalece a tese do “de grão em grão a galinha enche o papo” e a jogatina libera vícios entre os que não podem e que vão arriscando diariamente e desmedidamente. 

* Sempre fui a favor de que os presos tenham as suas cabeças ocupadas e que tenham objetivos de trabalho dentro das penitenciárias e depois que delas saírem. Programas de capacitação, de inserção e até me lembro de um programa de TV que fiz aqui na penitenciária mostrando um desses projetos em plena execução. Agora vejo que a Casa da Indústria apoia o projeto Começar de Novo que visa promover a reinserção social de egressos do sistema prisional. Perfeito. Só acho que tudo pode começar ainda dentro do sistema. 

POR AÍ AFORA 

# Sinceramente acho que o mundo todo está preocupado com o avanço de guerras naquela região onde Líbano, Israel, Hamas, Palestina e de quebra, Ucrânia e Rússia vem acirrando guerras, agressões de todos os tipos e mostrando suas potências bélicas em busca de um pseudo respeito. Acho que as coisas estão ficando profundamente graves e que podem acabar resultando em um conflito mundial, só que desta vez bem diferente da II Guerra, já que os meios de ataque e de defesa são absolutamente mortais. É preciso dialogar, mas parece que a língua da guerra fala mais alto. 

# Em uma coletiva de imprensa realizada dentro do avião que o levou de volta para Roma, o líder da Igreja Católica, O Papa Francisco definiu o aborto como um "assassinato". "As mulheres têm direito à vida, à sua vida e à vida dos seus filhos. No entanto, aborto é assassinato se mata um ser humano e os médicos que fazem isso são, me permitam a palavra, sicários. E não se pode discutir sobre isso", disse o religioso. Embora tenha se posicionado duramente contra o aborto, o Papa mostrou abertura aos métodos contraceptivos.

# A Microsoft vai investir R$ 14,7 bilhões em nuvem e inteligência artificial (IA) no Brasil ao longo de três anos. O anúncio foi feito por Satya Nadella, CEO da gigante americana. O executivo participou em São Paulo, de um evento da companhia voltado para IA. Ele desembarcou pela manhã e por volta do meio-dia já havia deixado o País. Segundo o plano, a Microsoft expandirá sua infraestrutura de nuvem e IA em vários campus de data centers no Estado de São Paulo. A Microsoft já possui duas regiões do Azure - plataforma de computação em nuvem da companhia - no país. 

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399