Bartpapo com Geraldo Câmara
PREGUIÇANDO MENTALMENTE
Preguiça, de um modo geral, já é algo profundamente ruim para o corpo, para a vida de um modo geral, atitude destrutiva que torna a vida enfadonha, sem princípio e sem fim. As pessoas preguiçosas não veem a vida passar, não passam pela vida e buscam muito mais a ociosidade do que a preciosa experiência do viver intensamente, do buscar relações interpessoais, nas novidades, em todas as formas de relação, seja com os livros, com os meios de comunicação, com a natureza, não importa com o que, mas sempre buscando a informação precisa por todos os meios e métodos. Assim, exatamente assim a vida tem sentido. Mais ainda buscando a criatividade, a inovação de que tanto se fala, a percepção de que o mundo existe à sua volta e que nele e dele vivemos.
Os fatores acima descritos são fundamentais para que se afaste a preguiça de nossas vidas, mas imaginemos que ela se estenda muito mais e ao invés de não querermos nos movimentar, andar, conhecer coisas e lugares, buscar o novo, estejamos com a famosa preguiça mental. Aquela que não nos deixa pensar, refletir, criar. Aquela que não permite a movimentação dos neurônios e que vai tornando o cérebro cada vez mais impotente, cada vez mais preguiçoso. Esta é a pior forma das preguiças porque nos torna vegetantes, passivos diante do mundo e da vida como um todo. A maior das descobertas de um ser humano é quando ele entra em seus próprios pensamentos e consegue entender que deles nasce a luz.
Aliados os pensamentos às informações que temos ao nosso dispor poderemos cada vez mais nos tornar pessoas de alta criatividade capazes de mudar outras pessoas, de mudar ambientes, de mudar o mundo.
Mas estamos falando de algo que não fica condizente com o progresso que desejamos para o mundo e sempre através das pessoas. Pessoas que jamais podem deixar de estimular as atividades dos seus neurônios que são ativados na verdade através do uso e do estímulo constantes. Mundo moderno, de algum tempo para cá vem fazendo essa realidade ser sustentada por uma tecnologia que vai das mais simples às mais complicadas. Lembro-me bem de quando escrevia meus textos na minha máquina de escrever e ainda me recordo de quando a aposentei porque chegara o computador doméstico facilitando em muito as nossas vidas. Claro que sempre busquei as melhorias e a internet tem sido responsável por grandes avanços sobretudo na área da informação. A chegada de instrumentos como o “google” têm sido valiosos na busca de esclarecimentos em diversas áreas, mas aí entra o ponto. São instrumentos de estímulo a uma preguiça mental que não pode e que não deve acontecer. Quanto mais informações você tem à sua disposição, possivelmente sejam muito importantes na formação do indivíduo, mas também o são comodidade demais no aprendizado. A criatividade nasce da necessidade. Buscam-se buracos de mercado para os inventos, por exemplo. Buscam-se fórmulas para as pesquisas científicas, mas as gerações atuais de jovens estão tão violentamente apegadas à comodidade da internet que muitas vezes não pensam ou não estimulam o cérebro para o novo.
É exatamente aí que entra a mais nova coqueluche tecnológica. O Chat GPT responde, calcula, raciocina, cruza informações as mais diversas e é capaz de formular as respostas inteiras para uma prova que um suposto aluno deixe para ele resolver. E ele resolve em questão até de segundos quebrando todos os raciocínios, deixando o aluno em grande comodidade e mostrando um resultado que não nasceu do esforço cerebral mas do mínimo esforço da consulta. E então, vejamos que essa geração de jovens ao contrário de cabeças pensantes estão tendo muito mais cabeças consultantes e que, sem dúvida alguma serão repositórios, não mais de criatividade, mas de indução à cópia e à subserviência tecnológica.
Daí a preocupação que existe com um pior aproveitamento das funções dos neurônios e o
estabelecimento em parte da preguiça mental. Vamos pensar, gente!
FOTONOTAS
GEORGE SANTORO – Esta semana foi marcada pelo lançamento do livro de George Santoro, o “Por trás das Contas”. Nada demais não fosse George um “expert” no assunto que tão bem conduziu noa governo de Renan Filho. Mas importante é falar dessa figura simpaticíssima, hoje co mo Secretário-Executivo do Ministério dos Transportes onde exerce a função com firmeza mas sempre com aquele irradiante sorriso, sua marca registrada. George é uma daquelas pessoas que você conhece a prende rapidamente a admirar. E por isso está aqui hoje. Um abraços, amigo.
MELINA FREITAS – Melina Freitas de há muito vem conduzindo a cultura no estado de Alagoas e se conduzindo de maneira irrepreensível, sobretudo no que diz respeito à responsabilidade que tem com um estado riquíssimo em manifestações culturais e em todos os sentidos. Melina , com aquele seu jeito meigo de encarar as responsabilidades cativa a todos que a conhecem e que acreditam nos seus propósitos culturais. Muito bom ver que a ex-prefeita de Piranhas, acostumada com aquela magnífica cultura local transferiu muito bem sua sabedoria.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
Nunca culpe o próximo pelos seus resultados bons ou ruim. Assuma-os. Gerir pessoas também é saber administrar.
ALERTAS DO DIA
* Há que se falar mais uma vez na baixaria que está sendo posta nos debates que estão ocorrendo para a escolha do prefeito de São Paulo. No último, ocorrido na segunda-feira pela madrugada, um assistente do Pablo Marçal agrediu fisicamente outro assistente, dessa vez de Ricardo Nunes que foi parar no hospital e levou seis pontos perto do olho. Está virando brincadeira essa história de agressão, talvez provocada para que no dia seguinte a mídia esteja a comentar, já que o conteúdo entre os candidatos não estão chegando com respeito aos eleitores. Só pode ser.
* O governador Paulo Dantas assinou uma série de decretos com medidas que incentivam vários setores da economia do estado a gerarem empregos, produção e que, sem dúvida é sempre o alicerce para manter essa economia funcionando e crescendo. Isto vem acontecendo com o estado de Alagoas a olhos vistos e não há como negar que o governador tem uma linha de atuação que sai bastante da mediocridade e avança para dias mais proveitosos para todos. Na linha de frente também, a secretária Renata do Santos, competente até debaixo d’água.
* Uma notícia que não gostaríamos de comentar mas, lamentavelmente o Brasil perdeu um dos seus maiores e competentes jornalistas. Sebastião Nery faleceu aos 93 anos no Rio de Janeiro onde vivia. Um exemplo de competência e de dignidade profissional. Há algum tempo atrás vinha uma vez ao ano a Maceió, hospedava-se na casa de Maurício Moreira,em São Miguel dos Milagres e era entrevistado pelo saudoso Canetinha. Quase que um compromisso, as entrevistas eram mito boas e dignificavam entrevistador e entrevistado. Meus sentimentos a nós todos.
* Uma pergunta que ão quer calar: Nas campanhas eleitorais deste ano, envolvendo a eleição de prefeito e de vereadores, quantos candidatos a vereador já conseguiram tornarem-se conhecidos através da TV, do horário obrigatório e etc e tal? Sinceramente acho que quase nenhum. Faça o teste você mesmo e tente se lembrar de algum. Agora, veja se conseguiu e como. Nada. Não existe possibilidade de decisão de eleitor por este caminho. Os majoritários, não. Estes conseguem tudo, até acabar com suas próprias pretensões.
POR AÍ AFORA
# Conversando com um argentino consegui apreender que o Milei não é das piores coisas que aconteceram na Argentina em termos de governança. Dizia ele que todas as más perspectivas estavam se diluindo através do tempo porque, com todas as loucuras, a sabedoria estava tomando conta do atual presidente e ele estava começando a acertar por métodos que ninguém aceitava ou até mesmo conhecia. Vou tentar conversar com outros, inclusive com jornalistas do meu tempo de TV por lá e me inteirar melhor do “fenômeno”. De repente pode ser que eu tenha conversado com um fanzoco do Milei.
# A vice-presidente dos Estados Unidos e candidata democrata à Casa Branca, Kamala Harris, admitiu em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey que tem porte de armas e que não hesitaria em disparar caso se sentisse em perigo. "Se alguém invadir minha casa, eu atiro", disse Harris ao vivo, declaração que viralizou nas redes sociais, em meio ao debate sobre restringir o acesso a armas nos Estados Unidos. A declaração foi posta durante uma entrevista sobre diminuição de armas de fogo nos Estados Unidos.
# Mais de 16,7 mil crianças morreram e ao menos 6 mil menores ficaram feridos na Faixa de Gaza entre 7 de outubro de 2023, data que marca o início da guerra entre o Hamas e Israel, a 10 de setembro deste ano. "Um número extremamente elevado de crianças em Gaza continua a morrer, a ser mutilado, ferido, desaparecido, deslocado, a ficar órfão e ser vítima da fome, da desnutrição e de doenças". Um verdadeiro absurdo que deve ser rechaçado na ONU ou em todos os órgãos que lidarem com conflitos mundiais.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas