Bartpapo com Geraldo Câmara

CADEIRAS VOANDO

Bartpapo com Geraldo Câmara 20 de setembro de 2024

Como se dizia há algum tempo atrás “é o fim da picada”. Um dos maiores absurdos já vistos em uma campanha política foi protagonizado por dois candidatos a prefeito da maior cidade do país, São Paulo. Pra começar, as ofensas de candidato para candidato, ainda que verbais precisam ser absolutamente reprimidas pelas autoridades competentes para o caso. Segundo lugar, se espera de candidatos de tal importância, um comportamento no mínimo educado uma vez que frente às câmeras de uma emissora de televisão estão automaticamente nos lares das pessoas que não podem e não devem sofrer agressões.

O fato é do conhecimento da maioria dos brasileiros, suponho. Mas, para relembrar e não perder o fio da meada lembremos que tudo começou com um dos candidatos dirigindo-se ao outro com agressões verbais, inclusive o designando como “não homem”. E foi aí que o outro reagiu e pegando uma cadeira partiu para cima e atirou a cadeira num afrontamento estupidamente agressivo. Não estou aqui para dar razão a esse ou aquele. Mas, vamos e venhamos que uma agressão física deste tamanho entre duas pessoas que se deveriam intitular de respeitáveis passa absolutamente do normal o que acabou por gerar a interrupção de um debate que deveria ser de suma importância para a avaliação dos eleitores.

A arte da política tem que ser exercida com educação, com cautela, com firmeza mas sem provocar excessos que terminem desta maneira.. O processo democrático pede que as pessoas discutam seus princípios, suas ideias e que essas ideias continuem na interlocução correta que não pode admitir a incorporação da agressão física por nenhum momento. Admitimos que às vezes os diálogos políticos são tão exacerbados que passam por cima dos conceitos mínimos de respeito para com o interlocutor. Admito ainda que nos últimos anos esses “dialogos” têm passado dos limites e as provocações acaloradas e ofensivas acabam por gerar o esquentamento de sangue e consequentemente atos que não deveriam condizer com a atividade política ou entre pessoas que se colocam à disposição para legislar ou para governar. O povo precisa confiar no que vê e no que ouve para que suas decisões sejam balizadas por uma segurança de que vão ser bem servidos pelos seus eleitos. Isto é democracia pura e aceita.

Bom deixar claro para os meus leitores que em nenhum momento estou qualificando, adjetivando ou de qualquer outra forma, os candidatos envolvidos no incidente paulistano. Por hipótese alguma. O que estou fazendo é uma análise dos acontecimentos sob a mesma ótica dos que assistiram ao famigerado debate. Ou que não assistiram. Mas que ficaram espantados com o que souberam porque não se acostumaram a ver este tipo de coisas em eleições e debates anteriores. Acalorados, sim. Agressivos, verbalmente, também. Mas com agressões físicas, não. O que levou o cidadão a jogar uma cadeira no outro é problema dele. O que importa é que cada telespectador deve ter sentido também a pancada. E isto, sem dúvida não é a maneira de se colocar um debate que pode servir para medir a capacidade de governar ou de legislar deste ou daquele candidato. O serviço público é de uma importância fantástica e o saber se conter também. Não queremos estar à frente de uma televisão com o sentido de buscar uma escolha correta desta maneira. Queremos, isto sim, ver a discussão de ideias, a colocação dos problemas da cidade e as possíveis soluções.

O bom será sempre que cada um ocupe seu lugar correto ao invés de fazer voarem cadeiras para milhões de brasileiros assistirem a espetáculo tão deprimente.

FOTONOTAS



JOSÉ WANDERLEY – Fica difícil falar dessa figura fantástica da nossa medicina dadas as suas enormes qualidade e competência. Um pioneiro, um homem que começou a história dos transplantes de coração aqui em Maceió e que foi o criador do Sistema Nacional de Transplantes, até hoje valendo para todo o Brasil. Wanderley é um cirurgião respeitado, mas também um político sem vícios, fazedor de bons e frutíferos projetos que, atualmente na Assembleia toca pra frente com muita personalidade. Dono de uma simpatia imensa cativa a todos os que o conhecem.



MOACYR ALBUQUERQUE – Moacyr é um bom visionário quando o assunto trata de clube social, especificamente do Pajussara (com dois s mesmo), o tradicional, o realizador de festas maravilhosas. Foi visionário quando enfrentou trancos e barrancos para construir uma nova sede, ali mesmo na praia, agora da Pajuçara, E, agora com o clube absolutamente novo reiniciou o calendário de festas com toda a força. Próximo dia 28, o Baile da Primavera com direito a um evento altamente florido. Ingressos à venda na portaria do clube.


PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Pensar sem agir ou agir sem pensar. Dois caminhos que levam a nada.


ALERTAS DO DIA

* Finalmente aquele trecho de 11 quilômetros da BR 101 que atravessa a terra indígena de Joaquim Gomes vai ser duplicado. O Ministro Renan filho já assinou a ordem de serviço e depois de mitos anos a coisa vai ser realizada. Era desagradável trafegar em estrada duplicada e de repente se depara com um vai e volta de carros e caminhões. Sem contar que o tráfego sempre ficava bastante apertado. Um avanço além do fato de que outras obras na Br 101 serão reforçadas pelo Ministério dos Transportes.

* Há que se admirar a tenacidade da alagoana Heloisa Helena que já foi senadora e que agora está candidata a vereadora na cidade do Rio de Janeiro. Uma eleição difícil, principalmente para quem não é de lá mas que vai conhecer a força dessa mulher que não desiste. Só não entendo até hoje porque ela deixou Alagoas, nunca mais fez política por aqui onde tinha um lugar não definido mas certo, pelo menos em termos de diisputas eleitorais.

* Daqui envio os meus cumprimentos aos vencedores do Prêmio Sebrae de Jornalismo, os profissionais da Tribuna, Lucas França, Edilson Omena e Valdete Calheiros. Diga-se de passagem o povo da Tribuna está sempre concorrendo e na maioria das vezes ganhando, o que denota uma faceta do profissionalismo sempre digno de nota. No caso em questão a reportagem “Reconstruir” foi o grande tema que levou à conquista da honraria mostrando a vida de empreendedores sacrificados pelo afundamento dos bairros.

* O respeito pelas eleições municipais que vão ocorrer no dia 06 de outubro ficou bastante claro quando os responsáveis pela segurança no estado decidiram colocar um efetivo de oito mil homens de todas as polícias. Isso é de uma importância vital, sobretudo para evitar os excessos e as ações daqueles eleitores que ainda não têm uma noção de civilidade e provocam atritos por qualquer motivo, por mais banal que seja. Vamos acreditar nas autoridades e torcer par que tudo transcorra na melhor das calmarias.

POR AÍ AFORA

# A coisa continua pegando fogo nas eleições presidenciais americanas. Não acredito na segunda tentativa de assassinato do ex-presidente Donald Trump mas em alguma artimanha não explicada devidamente visando uma mudança de posição nas pesquisas por lá. A vice Kamala Harris está visivelmente na frente e empáfia de Trump não aceita isto. É o que nbos faz imaginar que tudo é possível acontecer para a reversão desta posição.

# O presidente da Argentina, Javier Milei, disse durante apresentação ao Congresso, nesse domingo (15), sobre o orçamento de 2025, que vai defender o compromisso de seu governo de manter o equilíbrio fiscal e vetar todos os projetos de lei que o ameacem. Milei, que assumiu o cargo em dezembro, adotou medidas rigorosas de austeridade para combater a inflação galopante e estabilizar a economia, e considera inegociável um orçamento equilibrado.

# Em uma coletiva de imprensa durante o voo de volta para Roma após visitar Singapura, o papa Francisco afirmou que o republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris, candidatos à presidência dos Estados Unidos, "são contra a vida". A resposta do religioso foi dada após um jornalista ter perguntado que conselho daria a um eleitor católico que precisa decidir em quem votar nas eleições americanas, considerando as políticas antimigração do magnata e o apoio da vice-presidente aos direitos ao aborto.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399