Edmilson Teixeira
Embalados
Alex Cavalcante (MDB), candidato a vereador pelo município de Pilar, fez história ao reunir uma multidão de amigos, familiares e correligionários em apoio à caminhada da candidata a prefeita, Fátima Resende (MDB) na última segunda-feira. Essa demonstração de força e unidade política não apenas reforçou a candidatura de Fátima, mas também destacou a popularidade de Alex entre os seus apoiadores.
Fim de carreira
Foi em pleno feriado da última segunda-feira, que o candidato Rony Camelinho retirou sua candidatura na disputa pela Prefeitura de Maceió. Isso após o TRE/AL indeferir novamente o seu nome para a disputa. A renúncia foi formalizada e homologada pela juíza Nirvana Coelho Bernardes de Mello, da 1ª Zona Eleitoral de Maceió. A figura concorria ao cargo de prefeito sob o número 36 pelo Partido AGIR.
Carta fora do baralho
Cada vez mais o império da família Lira, em Lagoa da Canoa, vem perdendo fôlego político. O cabeça do time, Jaizinho que já foi prefeito várias vezes e que na gestão passada ocupou o cargo de deputado estadual, acaba de levar uma ducha de água fria por parte da justiça eleitoral. Teve sua candidatura indeferida pela 77ª sessão extraordinária do TRE/AL.
Motivo
O indeferimento da candidatura de Jaizinho Lira foi motivado pela presença de irregularidades na prestação de contas junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) mediante um contrato firmado junto a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na época em que Jairzinho foi prefeito de Lagoa da Canoa. É bom lembrar que a Prefeitura vem sendo administrada pelo grupo opositor.
Clima eleitoral
Até o presente momento, nove cidades alagoanas solicitaram junto ao TRE/AL tropas federais para o dia da eleição. . O Pleno do órgão deve iniciar os julgamentos dos pedidos nas sessões desta semana. Os municípios são: Marechal Deodoro, Estrela de Alagoas, Pindoba, Teotônio Vilela, Junqueiro, Roteiro, Chã Preta, Campo Alegre e Limoeiro de Anadia.
Cobrança
O candidato a vereador por Capela/AL, Thiago Loureiro (PL) tem feito críticas à atual administração pública municipal de forma contundentes. Loureiro destacou a falta de ações concretas no povoado da Usina João de Deus, enfatizando a necessidade urgente de mudanças que beneficiem a comunidade. Com um forte apelo emocional, ele relembrou suas raízes e as promessas não cumpridas que afetam diretamente a vida dos moradores. Ele cobra uma ambulância, água potável de qualidade e uma praça, itens prometidos pelos últimos gestores que nunca chegaram na localidade.
Discriminação
O candidato a vice-prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, publicou um vídeo em suas redes sociais, acusando o superintendente da SMTT, Gilvano Silva, de perseguição contra os eleitores que apoiam abertamente a candidatura de Júnior Dâmaso. Diz que ele não pode ver um veículo adesivado com informações de sua campanha juntamente com Júnior, que logo pune o cidadão deodorense com multa.
Liderando
No cenário político de São Luís do Quitunde/AL, a recente pesquisa realizada pelo Instituto DataSensus indica que, se as eleições fossem hoje, a candidata do MDB, Márcia Cavalcante, estaria à frente com expressivos 56,7% das intenções de voto espontâneo. Este levantamento foi feito na última quinta-feira, 12, com 802 eleitores no município, proporcionando um panorama confiável sobre as preferências atuais.
Dados
A pesquisa, divulgada no último domingo, revela também que Vicka Pacheco, do PP, aparece em segundo lugar com 21,6% das intenções. Além disso, 20,8% dos entrevistados não souberam ou optaram por não opinar. Quando estimulados, os números mudam, e Márcia Cavalcante sobe para 65% das intenções de voto, enquanto Vicka alcança 27%.
Governo atual
A prefeita atual de São Luís, Fernanda Cavalcante, igualmente do MDB e que está em seu segundo mandato, destaca-se com 80,2% de aprovação em relação ao seu governo. A avaliação do trabalho da prefeita também é positiva, com 74% dos entrevistados considerando sua gestão como ótima ou boa. Vale ressaltar, diz o DataSensus, que a pesquisa foi registrada no TSE, sob o número AL 04115/2024, cujo levantamento apresenta um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais.
Avanços
Na última segunda em Maceió, Renan Filho, ministro dos Transportes e o governador Paulo Dantas, assinaram duas ordens de serviços para a duplicação de trechos remanescentes da BR-101/AL, referentes aos Lotes 2 (Joaquim Gomes) e 6 (Junqueiro). A solenidade foi realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e também marcou o repasse de mais de R$ 7,7 milhões a quatro associações indígenas, como compensação aos impactos gerados pelas obras àquelas comunidades.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011