Edmilson Teixeira
Participante
Na última quarta-feira, o diretor-presidente do IPASEAL Saúde, Adeilson Bezerra, revelou sua satisfação ao participar ao lado do governador Paulo Dantas, do G20, evento significativo para o Estado. O encontro, realizado no Centro de Inovação do Polo Tecnológico em Jaraguá, Maceió, reuniu indivíduos influentes para discutir o futuro de Alagoas no cenário global.
Manifestação religiosa
Entre as cidades alagoanas que mantém a tradição de todos os anos garantir a presença de romeiros em Juazeiro do Norte, podemos destacar o Pilar. Mais de 30 ônibus, com cerca de 1.500 fiéis do Padre Cícero estão prestigiando a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores que teve início no último dia 31 e vai até o próximo domingo. “A viagem é marcada por orações, agradecimentos e pedidos de bênçãos, sendo uma oportunidade para fortalecer a fé e compartilhar momentos de espiritualidade”, comentou o prefeito Renato Rezende.
Amarelou
Nesta sexta-feira, em Arapiraca, o psicólogo e escritor mineiro Leonardo Abrahão, idealizador da campanha “Janeiro Branco” e presidente do Instituto Janeiro Branco, inicia um círculo de palestras em Alagoas, que vai até amanhã. Trata-se de um evento como parte da programação do “Setembro Amarelo”, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental e a prevenção ao suicídio. As atividades, abertas ao público, pretendem fomentar o debate sobre o cuidado com a saúde mental.
Junqueiro
Prefeito de Junqueiro, Leandro Silva (MDB) disse que é emocionante ver como as mudanças estão impactando a vida das famílias na sua administração. Revela que uma mãe que antes não acreditava, agora vê seus filhos recebendo uma educação de qualidade, com transporte seguro, projetos que inspiram e oportunidades que antes pareciam distantes. “Isso é fruto de um trabalho focado em oferecer o melhor para nossa gente. Agradeço de coração pela confiança de todos. Vamos continuar juntos, valorizando cada passo dado em direção a um futuro melhor para nossas crianças!”
Promessa
“Messias em breve terá uma grande mudança, e o povo do Corte poderá dizer que vive em um bairro com infraestrutura, saneamento e iluminação dignas! É uma vergonha que a gestão atual não tenha cumprido nenhum com suas propostas, mas assim como aprendi com o meu pai Gilberto Gonçalves, ser um homem de palavra é essencial para honrar a Deus e representar o povo”, discurso de GG Filho, durante sua campanha em Messias. O pai é prefeito em Rio Largo. “Avante Messias, vamos todos com o 70, mudar a história da nossa cidade e tornar um município digno de morada”, concluiu.
Maribondo
Uma atração turística religiosa marca presença agora em Maribondo. Nesta quarta-feira, homens, máquinas e até um guindaste trabalharam para erguer e posicionar a imagem da padroeira Nossa Senhora do Socorro. Fica no topo da Serra das Microondas, local projetado para se transformar no novo santuário da cidade.
Detalhes
Conforme a Prefeitura de Maribondo, a escultura tem 22 metros de altura e foi construída em Petrolina/PE, pelo artista Ranilson Viana. A logística para a viagem numa enorme carreta conduzindo a imagem sagrada, foi de cerca de 500 km de estrada e chegou em Maribondo no dia 1º deste mês. A prefeitura também está finalizando a obra da construção de um santuário no local, que deverá contar com capela, mirante, estrutura de banheiros, espaço de convivência, espaço de oração, lanchonete e estacionamento.
União e força
Neste sábado, 14, acontecerá pela manhã no Instituto Invar, na rodovia Dr. Ib Gatto, Massagueira, em Marechal, uma assembleia quando será anunciada a fundação da Cooperativa Uniprópolis. O órgão nasce com o objetivo de proporcionar melhores condições de comercialização, quadruplicar a produção de mel, própolis vermelha e derivados em Alagoas, bem como promover práticas sustentáveis e ampliar o acesso a mercados interno e externo.
Promessa
Além de aumentar a produção, a Cooperativa Uniprópolis tem como meta promover práticas sustentáveis e garantir que os seus membros tenham acesso a mercados internos e externos. Isso pode significar novas oportunidades de venda e maior visibilidade para os produtos de Alagoas. A iniciativa representa um passo importante para fortalecer o setor apícola, valorizando o trabalho dos envolvidos e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
Medidas
Começaram nesta semana as análises realizadas pela equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação no Antropoceno do Instituto de Ciências Biológicas (ICBs) da Ufal nas amostras do peixe-leão capturado no litoral sul do Estado. Essa espécie invasora foi avistada por pescadores no final de agosto, pela primeira vez na região, e foi encaminhada para a Ufal com o intuito de contribuir com as pesquisas que já estão em andamento.
Detalhes
O trabalho está sendo liderado pelo professor Ricardo Miranda e coordenado pelo professor Robson Santos, e tem como objetivo analisar a ecologia trófica do peixe-leão e compará-la com outras espécies nativas funcionalmente semelhantes, como o Epinephelus adscensionis e o Cephalopholis fulva. Essas espécies desempenham funções semelhantes no ambiente como mesopredadores, controlando a população de presas no ecossistema.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011