Bartpapo com Geraldo Câmara
VELOZES & CURIOSOS
Até que são séries interessantes que divertem em certos momentos. Mas não é disso que estamos falando já que o original fala em “furiosos” e não em “curiosos”. Velozes temos que ser porque se não o formos somos atropelados na notícia que estamos pensando em dar ou na entrevista que estamos pensando em fazer. E curiosos, claro que precisamos ser. E muito. Da curiosidade nasce uma boa reportagem ou um bom papo com o entrevistado. Tudo isso cercado de muita decência, de muita honestidade de princípios e com muita certeza do que se está falando, escrevendo ou perguntando.
O parágrafo acima delineou mais ou menos a função do jornalista e/ou do comunicador que, sem dúvida, cumpre um papel profissional, mas sobretudo social de alta envergadura contribuindo para a conscientização das pessoas, da sociedade de um modo geral no sentido de que os aspectos culturais e de que um bom trabalho do comunicador venham a render frutos na elaboração deste trabalho com a consciência pública de altíssimo valor agregado, se bem feito e com os melhores objetivos.
Nada mais interessante do que verificarmos ou sabermos da necessidade de expressarmos nossas ideias desde os primeiros momentos, de conseguirmos ter criatividade o suficiente para que o leitor ou o ouvinte ou ainda o telespectador entenda com clareza os objetivos daquela entrevista ou daquela matéria já aguçando também a sua própria curiosidade em ver o propósito de como e quando vamos chegar aos objetivos. Existem matérias e matérias. Algumas que, por algum motivo se perdem na clareza e outras que realmente conseguem fazer com que o leitor, sobretudo o leitor viva experiências de imaginar, de se colocar no lugar e até tentar adivinhar o final daquela reportagem. Isto é exatamente o papel do comunicador em suas diversas modalidades de atuação. Por exemplo, agora, neste momento, o meu leitor deve estar imaginando o porque estou escrevendo sobre nós mesmos, os comunicadores, nas suas diversas categorias. E eu diria que se isso estiver acontecendo e o levando a ir até o fim, nosso propósito estará sendo alcançado. Se eu estivesse realizando uma entrevista até com personagem desconhecido, gostaria que o telespectador acompanhasse até o fim para que o propósito fosse alcançado de maneira total. Mas também gostaria de ser criticado de maneira positiva para que cada vez mais melhorasse a performance fosse no que fosse.
O Brasil é rico em comunicadores. Quem lê, ouve ou assiste a diversas formas de comunicação tem a certeza de que vive em um país rico em expressões fantásticas de pessoas que vivem o reino da comunicação e sempre na expectativa de alcançar os melhores índices de atenção para o que deseja levar até o seu público, seja ele de que forma for.
E, finalmente, como dizia o Velho Guerreiro, o incrível comunicador Chacrinha, “quem não se comunica se trumbica”. Uma expressão que passa a todos, de um modo geral a força dessa matéria que é a comunicação e que tem sido prestigiada por gregos e troianos, pela força que ela pode exercer na condução da vida diária. Acresça-se a isso as formas novas do como exercê-la e encontraremos uma enorme evolução ajudada também pelo próprio progresso da tecnologia. A nós que a exercemos ficam também os agradecimentos pelo reconhecimento público aos que a praticam com a maestria dos “Velozes & Furiosos”. Desculpe, “Velozes & Curiosos.
FOTONOTAS
MARCOS ASSUNÇÃO – Duvido que alguém por aqui não o conheça se eu o chamar por Marcão. Ora, ora, o Marcão que distribui prêmios para os melhores da terra em vários e conhecidos eventos. O Marcão que já fez muitas festas com artistas daqui e de fora. O Marcão gente que sabe como abordar as pessoas sempre com muita cortesia e simpatia. Mas, sobretudo o Marcão que é amigo dos seus amigos e por isso é admirado por todos os que o conhecem e que nunca tem mau humor, mas o sorriso largo que é uma de suas marcas registradas.
DIÓGENES TENÓRIO – Advogado de mancheia, com personalidade absoluta mostrando sempre que sabe onde coloca o nariz. Um nariz que tem faro para os processos bem feitos e escorreitos. Diógenes, além de tudo é um imortal no melhor sentido da palavra, uma vez que é membro da Academia Alagoana de Letras onde atua com frequência mostrando sua fluente palavra. Simpático, claro que o é. Sabe agradar aos seus amigos sempre com palavras enaltecedoras e influenciadoras no sentido de vê-los cada vez melhor.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
A credibilidade do ser humano deveria ser baseada somente na sua palavra. Deveria.
ALERTAS DO DIA
* Gostei do projeto de Marx Beltrão que autoriza o governo a criar um sistema de punição para influenciadores que divulgam jogos de azar na internet. Até porque o Brasil está virando um enorme caça niqueis com jogos já sendo amplamente divulgados pelas emissoras de televisão e influenciando quem pode e quem não pode a arriscar a sorte de tudo o que é jeito. Sou a favor de que se abram e se legalizem os cassinos porque existe um controle bem maior do que essa enxurrada de jogos que estamos vendo por aí.
* Vem aí dois jogos de futebol que irão definir a situação do Brasil na Copa do Mundo. Uma situação inusitada a que o nosso futebol está submetido com o sexto lugar nessas prévias. Isto nunca aconteceu e a posição do treinador Dorival Júnior não é das melhores, uma vez que se o país ficar fora o vexame será muito grande. Aliás, precisamos nos convencer de que o futebol do Brasil vem mudando muito nos últimos anos e aquela admiração e medo que causava nos adversários, principalmente nos europeus, já era. Todo cuidado é pouco.
* E o ritmo das campanhas eleitorais está crescendo com antagonismos por todos os cantos. Nas majoritárias esse ritmo é bem maior, até porque existem grandes diferenças e polarizações por todos os lados. Em São Paulo, por exemplo já teve candidato que, em debate, se levantou de sua bancada para colocar o dedo em riste na cara de outro. Não é por aí que a coisa funciona e nem será por esse caminho que este ou aquele candidato será guindado à vitória. Mas, segundo especialistas, o “marketing” político mudou e quem entra no fogo é pra se queimar; Será?
* Os Portais de Transparência, principalmente os dos tribunais de contas de todo o país estão sendo avaliados por um imenso trabalho da Atricon que é a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. A finalidade é fazer com que a cultura da sociedade em relação a consultas a esses portais seja aguçada e que eles coloquem informações precisas no sentido de que todos possam ficar melhor informados sobretudo em relação ao controle externo que é a principal função dos tribunais de contas em todo o país.
POR AÍ AFORA
# Brasil na crista da onda com o caso da X, antigo twitter, já que a briga com o bilionário Eron Musk está feia e a ação do Ministro Moraes, sem dúvida é de um acerto total. Afinal de contas, bilionário ou pobretão quem tem o direito de não respeitar as leis do país? Mas parece que a coisa está chegando lá e a suspensão da X por aqui parece certa e indiscutível. Idiotas serão os que acharem que Alexandre Moraes não tem razão.
# A emissão de um mandado de prisão contra González equivale a uma grande escalada na repressão do governo de Maduro contra a oposição após a disputada eleição. A autoridade eleitoral nacional da Venezuela e seu principal tribunal disseram que Maduro foi o vencedor da eleição de 28 de julho com pouco mais da metade dos votos, mas as contagens compartilhadas pela oposição mostram uma vitória retumbante de González. Os países, principalmente os da América do Sul precisam reagir a uma ditadura no continente.
# As Nações Unidas, em colaboração com as autoridades de saúde palestinas, começaram a vacinar 640.000 crianças na Faixa de Gaza neste domingo (1), com Israel e o Hamas concordando com breves pausas em sua guerra de 11 meses para permitir que a campanha prossiga. A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou no mês passado que um bebê ficou parcialmente paralisado pelo vírus da poliomielite tipo 2, o primeiro caso desse tipo no território em 25 anos.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas