Roberto Baia

Candidatura indeferida

Roberto Baia 03 de setembro de 2024
Candidatura indeferida
Padre Eraldo e de Lau da Barragem - Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral rejeitou, ontem, segunda-feira, 2, a candidatura do Padre Eraldo e de Lau da Barragem, candidatos aos cargos de prefeito e vereador, respectivamente, na cidade de Delmiro Gouveia para as eleições de outubro próximo. Sendo assim, os candidatos ficam impedidos de participar do pleito sub júdice, embora ainda possam buscar recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que poderia obrigar o Partido dos Trabalhadores (PT) a apresentar um novo candidato à prefeitura até cinco dias antes da eleição.

Ação de Impugnação


A decisão foi tomada após a Coligação Majoritária Juntos Somos Mais Fortes e a candidata Eliziane Ferreira Costa entrarem com uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC) contra Eraldo Cordeiro, alegando que ele havia sido condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), em 10 de junho de 2024, por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos. Essa condenação resultou em sua inelegibilidade por oito anos, a contar das eleições de 2020, além de uma multa no valor de R$ 20.000,00.

Eleições em Girau


A energia vibrante da juventude de Girau do Ponciano tomou conta de Canafístula do Cipriano, no Quintal da Vovó, no último sábado, 31. O Evento Juventude com 11 recebeu o prefeito David Barros, junto com Bebeto Barros para prefeito, Osvaldo Alexandre, para vice-prefeito, e o deputado Gilvan Barros, além da presença de líderes políticos candidatos a vereador. Contagiados com a participação expressiva dos jovens, David, Gilvan, Bebeto e Osvaldo foram calorosamente ovacionados, o que demonstrou uma proximidade e aderência muito fortes dos jovens ao atual modelo de gestão de Girau do Ponciano. O evento, marca um momento histórico para a campanha de Bebeto Barros (PP) com expressivo apoio.

Desafios superados


"A força da nossa juventude é o presente e o futuro do nosso município," disse Bebeto. E continuou: “Nossa trajetória tem sido marcada por desafios superados e conquistas que melhoraram a vida da população. Com o mesmo espírito de união e comprometimento, estou pronto para seguir adiante, sempre presente e à frente, para garantir o progresso que iniciamos”. Bebeto anunciou a expansão do Centro de Educação Profissional (CEP) para Canafístula do Cipriano, a criação da Secretaria da Juventude e o Festival da Juventude, propostas aplaudidas e muito bem recebidas entre os jovens, com mais voz e oportunidades à nova geração.

Água Branca


Por decisão do juiz Marcos Vinícius Linhares Constantino da Silva,, o prefeito da cidade de Água Branca,José Carlos de Carvalho, está obrigado a regularizar as informações previdenciárias dos servidores públicos municipais junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A decisão do magistrado acatou uma ação movida pelo Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Água Branca (Sinfumab), que tem alegado dificuldades para os servidores municipais terem acesso no momento de requererem suas aposentadorias na plataforma da Previdência Social, diante da ausência ou incorreção de informações nos cadastros.

Regularização dos dados


Ainda segundo o Sinfumab, desde 2020 a entidade vem solicitando administrativamente a regularização dos dados dos servidores na plataforma da Previdência Social, bem como o fornecimento de documentos como certidão de tempo de contribuição e ficha financeira, mas sem sucesso. No ano passado, em 27 de outubro, o sindicato fez mais uma tentativa de obter esses documentos, mas novamente não obteve resposta, o que motivou o ajuizamento da ação judicial.

Tutela de urgência


O juiz acatou a solicitação do sindicato, deferindo a tutela de urgência e determinando que o Município regularizasse a situação dos servidores em 24 horas. No entanto, mesmo após a ordem judicial, o Município não comprovou o cumprimento da determinação, o que levou à confirmação da liminar.

Em Arapiraca


Na noite do último domingo, 1, um professor de escolinha de futsal identificado como Josival Batista da Silva e era conhecido como "Dodinha", foi encontrado morto no banheiro de casa no bairro Cacimbas, em Arapiraca.

De acordo com informações, o corpo foi encontrado pela esposa dele, que chegou em casa e viu o marido caído e ensanguentado no banheiro da residência localizada na Rua Manoel Leal. Não havia sinais de violência.

Causa da morte


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não conseguiu atestar a causa da morte, que deve ser descoberta por meio de exames. Além de dar aulas na escolinha de futsal União Social, Josival vendia tempero e fazia artesanato.

Eleições 2024


O eleitor que não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não terá impedimento de votar nas eleições municipais deste ano, assim como em todos os pleitos anteriores a partir de 2008, quando essa coleta passou a ser realizada.

Sem a biometria, o eleitor pode se identificar, no momento de votar, com um documento oficial com foto ou com o aplicativo e-Titulo.

Biometria cadastrada


O cadastro biométrico é gratuito e confere mais segurança ao voto, além de evitar a formação de filas nas seções de votação. Atualmente, dos mais de 152 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano (excluindo DF, Fernando de Noronha e Zona ZZ – exterior), cerca de 81,5% (pouco mais de 124,5 milhões) têm a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, segundo as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


… O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, chega em Arapiraca, nesta quarta-feira, 4, para o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 em Alagoas. O evento será realizado no Ginásio do Sesc Arapiraca, às 11h.

… O Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 é um conjunto de medidas do Governo Federal para fortalecer a agricultura familiar em todo o Brasil. A estimativa de aplicação de recursos em Alagoas é na ordem de R$ 900 milhões em crédito através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

… Com o lançamento do plano no estado, a expectativa é ampliar o número de agricultores familiares que possam se beneficiar do crédito, que oferece linhas diferenciadas com condições favoráveis e taxas de juros menores.