Edmilson Teixeira

Em evidência

Edmilson Teixeira 03 de setembro de 2024

A polêmica eleitoral do Sertão tem sido uma marca em Delmiro Gouveia. Ontem, a candidatura do ex-prefeito Padre Eraldo (PT) foi barrada pela Justiça Eleitoral, além do candidato a vereador, Lau da Barragem. Eles estão impedidos devido à inelegibilidade decorrente de condenações por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, conforme decisões colegiadas proferidas pelo TRE/AL. Se o PT não tiver um nome para substituir o Padre, a atual prefeita Ziane Costa (MDB) que vai para a reeleição, certamente será candidata única.

Entusiasmado


Binha do Bobito (PL) está entusiasmado para representar a família no Parlamento de Capela. O pai, Bobito, ex-jogador do Capelense nos anos 60 e 70, já foi vereador por diversos mandatos. Ricardo que é irmão do Binha também já esteve como vereador. “Vamos manter a tradição política da nossa casa, assegurada pelo apoio do povo capelense”, disse Binha. O animado candidato está na coligação do primo Fernando Malta (PL), que vai disputar a Prefeitura. De quebra, a família ainda tem outro personagem nessa eleição, o atual vereador José Luiz, que concorre à sua reeleição aliado ao grupo da situação.

Cheiro de briga


Começa a esquentar o clima político na terra dos Garrotes. Por medidas de precauções, o diretório do União Brasil, de Estrela de Alagoas solicitou ao TRE-AL o envio de forças federais para o município e o aumento da fiscalização da Justiça Eleitoral durante o pleito deste ano, “oficializando” o clima de tensão que todos já sentem na cidade. O ex-prefeito Arlindo Garrote (PP) vai enfrentar o forasteiro, como ele chama, Roberto Wanderley (MDB), ex-prefeito de Cacimbinhas.

Motivo

Na Petição Cível protocolada na última sexta-feira, no TRE/AL o União Brasil alega, entre outros pontos, o desequilíbrio provocado na disputa em razão do “apadrinhamento", pelo Governo do Estado, da candidatura de Roberto Wanderley (MDB), oposição no município, "com a influência das ações de governo na área de educação, hídrica e até mesmo na segurança”. O partido questiona ainda a imparcialidade das forças policiais, citando que um parente de Roberto Wanderley estaria no comando do Batalhão de Palmeira, responsável pelo Grupamento de PM de Estrela de Alagoas.

Estratégia


O embate em São José da Tapera, na disputa pela Prefeitura, além do atual prefeito Jarbas Ricardo (MDB) o eleitor ainda tem mais dois candidatos: Dr. Romário (PDT) e Zé Arnaldo (PT). A aceitação de Jarbas tem sido satisfatória, diz o MDB, destacando um elevado índice de aceitação em pesquisas internas que o partido tem feito. A estratégia adotada a partir da última sexta-feira pelo partido, é promover encontros nos povoados titulados “Bate-papo produtivo”. "Com muito diálogo, estamos levando o nosso projeto de continuidade para que Tapera continue avançando", disse Jarbas.

Determinação


Na pacata cidade de Santana do Mundaú, o juiz eleitoral Lisandro Suassuna determinou que Lucinaldo da Silva Souza, conhecido como Naldo Caetano e membro da oposição remova uma publicação falsa que alegava que a água do município havia sido vendida. A decisão, proferida, exige a “imediata remoção do link indicado (onde a notícia falsa foi veiculada)”, além de conceder, de forma antecipada, o direito de resposta para reparar o conteúdo inverídico divulgado.

Determinação II


Segundo a decisão judicial, caso o conteúdo não seja removido dentro do prazo estipulado, Naldo Caetano será penalizado com uma multa de R$ 5 mil. Outro ponto da determinação judicial estabelece que, se o direito de resposta não for concedido em caráter de urgência, ele deverá ser garantido ao final do processo, por meio da publicação de um esclarecimento no perfil do Facebook de Naldo Caetano, pelo dobro de dias e horas em que a fake news ficou no ar.

Disparada


Entre quarta e quinta-feira da última semana, o instituto pernambucano de pesquisa DataTrends esteve avaliando o atual quadro eleitoral de São Luís do Quitunde/AL na disputa pela Prefeitura. A pesquisa entrevistou 600 eleitores e foi devidamente registrada junto ao TSE, com o número AL-00557/2024. Caso a eleição fosse hoje, a candidata do MDB, Márcia Cavalcante, seria eleita com uma clara vantagem em vários cenários.

Números


No cenário de votos válidos, Márcia Cavalcante apresentou 67% das intenções de voto, enquanto Vicka Pacheco (PP) soma 33%. Na intenção de voto espontânea, Márcia lidera com 48%, Vicka Pacheco com 20%. Um impressionante percentual de 32% dos eleitores declarou que não sabe ou não quis responder à pesquisa.

Arrastão


Em Matriz, o MDB está decidido a manter sua liderança política ao colocar suas esperanças na reeleição do prefeito Fernando Cavalcante, juntamente com seu vice, Ramon Dantas. A força da campanha foi evidenciada no último sábado durante uma enorme manifestação pelas ruas da cidade. Um incalculável número de pessoas lotou as ruas, todas vestidas com camisas amarelas, símbolo de apoio ao prefeito

Disputa


Lá em Matriz, os adversários de Fernando Cavalcante, pelo menos até agora, serão o ex-prefeito Marquinhos, do PP, e Mário Galdino, do PT. As campanhas estão em pleno vapor, e a população está atenta aos movimentos de cada candidato, o que torna esta eleição particularmente intrigante. “Com o apoio massivo já demonstrado, Fernando Cavalcante e Ramon Dantas seguem confiantes na busca pela reeleição, contando com a força e união do MDB e seu eleitorado fiel”, destacou o ex-prefeito Cícero Cavalcante.