Roberto Baia

Apoio irrestrito

Roberto Baia 31 de agosto de 2024
Apoio irrestrito
Prefeito de Girau do Ponciano, David Barros - Foto: Assessoria

Durante entrevista conduzida por Tony Medeiros, em um PodCast ao vivo transmitido pelo YouTube, na última quarta, 28, o prefeito David Barros reafirmou na TV Liberdade-AL, seu apoio irrestrito à Bebeto Barros (PP) para a sucessão municipal de Girau do Ponciano,

Na oportunidade, David Barros também destacou como a campanha de Jarbinhas Barros (PSD) vem chancelada com o jeito Barros de governar para imprimir em Lagoa da Canoa o perfil de uma gestão eficiente e validada por ações e obras estruturantes. Segundo David, saber priorizar os investimentos públicos é a base para uma gestão autossustentável capaz de continuar a levar avanços para Girau do Ponciano. “E que vai seguir com Bebeto prefeito”, frisou.

Projetos inovadores

David Barros, que ao longo de seu mandato tem sido um defensor incansável do progresso e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, reforçou o compromisso pela integração entre as cidades irmãs, Girau e Canoa, por meio de uma plataforma de desenvolvimento econômico e social, pautada na realização de projetos inovadores e visionários. “A união entre Girau do Ponciano e Lagoa da Canoa é fundamental para que possamos implementar políticas públicas que tragam resultados reais e duradouros para nossa população. Com as lideranças de Bebeto e Jarbinhas, temos a certeza de que nossas cidades seguirão no caminho do desenvolvimento, gerando mais oportunidades e fortalecendo nossa economia”, declarou o prefeito.

Parceria importante

“O que propomos é um governo que escuta, que está presente, e que faz as coisas bem feitas, agindo para sanar as necessidades da população. É essa filosofia de trabalho que queremos continuar com Bebeto em Girau, e disseminar com Jarbinhas em Lagoa da Canoa, garantindo que nossas cidades cresçam juntas, de forma harmoniosa e sustentável”, afirmou David Barros.

Improbidade administrativa

Na última segunda-feira, 26, o ex-prefeito da cidade de Maravilha e atual candidato à vice-prefeito pelo partido Republicanos Carlos Luiz Martins Marques, conhecido como Luizinho, foi condenado por improbidade administrativa, com a pena de pagamento de multa em favor do município e proibição de contratar com o poder público ou receber qualquer benefício ou incentivo fiscal por 2 anos.

Além da multa e da proibição de contratar com o Poder Público, Luizinho, candidato a vice prefeito apoiado pela atual gestão municipal, pode se tornar inelegível a partir do trânsito em julgado do presente processo.

Suposto rombo

O processo se baseia na denúncia realizada pela atual administração da prefeitura, chefiada pela Prefeita Conceição Albuquerque, na qual informa que Luizinho não forneceu dados importantes durante a transição de governo, para ocultar irregularidades ocorridas sob a sua gestão. Ainda segundo o processo aberto por Conceição Albuquerque, Luizinho deixou R$ 344 mil em dívidas de energia com a antiga Eletrobras Alagoas, além de um rombo de mais de R$ 1 milhão no instituto municipal de previdência.

Réu confesso

Segundo a sentença, prolatada pela Juíza da Vara de Maravilha, Nathalia Silva Viana, Luizinho não entregou, nem prestou contas de forma intencional à equipe de transição de governos, o que é exigido pelo Tribunal de Contas de Alagoas. Além disso, ao não comparecer à audiência marcada, tornou-se réu confesso das acusações de que deixara de prestar contas para ocultar irregularidades que tenha cometido em sua gestão, como no caso das dívidas com a antiga Eletrobras e o rombo deixado no Instituto de Previdência.

Inclusão de informações

O Projeto de Lei nº 2378/2024, recentemente apresentado na Câmara dos Deputados, de autoria do deputado arapiraquense Daniel Barbosa, propõe a inclusão de informações sobre violência de gênero nos componentes curriculares obrigatórios previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).O PL tem como objetivo combater à violência de gênero e pode ganhar mais um reforço nas salas de aula.

Violência de gênero

A iniciativa ampliará a abrangência do conteúdo já previsto na legislação atual, que aborda a violência doméstica e familiar, e incluir uma discussão mais profunda sobre a violência de gênero. De acordo com o parlamentar, o intuito é que as crianças e adolescentes possam aprender sobre esses temas desde cedo, de forma a promover uma cultura de respeito e igualdade.

"Operação Vaqueiro"

Uma guarnição pertencente ao 11° Batalhão de Polícia Militar de Alagoas instaurou nas primeiras horas da última quinta-feira, 29, a "Operação Vaqueiro", com o intuito de combater crimes relacionados a roubo de veículos e tráfico de drogas na zona rural de Igreja Nova, região do Baixo São Francisco.

Busca e apreensão

De acordo com informações do site Aquiacontece, a ação foi concentrada no Povoado Perucaba, onde foram realizados sete mandados de busca e apreensão.

No decorrer da operação, uma pessoa acabou sendo presa, e foi localizada uma quantidade não divulgada de drogas, como cocaína e maconha, onde foram apreendidas, além de uma arma de fogo. A equipe de segurança salienta que essas ações colaboram de forma significativa para garantir a segurança na região e assim, combater o avanço do crime organizado.


…A Campanha Agosto Lilás no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, foi marcada por várias ações voltadas a encorajar as mulheres a denunciar os casos de violência doméstica.


…A iniciativa, que ocorreu durante todo o mês, também reforçou o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar da Área Lilás da instituição hospitalar, que está disponível todos os dias para acolher as vítimas de violência.


…O Agosto Lilás, voltado para a conscientização de combate à violência contra a mulher contou com a produção de um mural onde as pessoas poderiam deixar bilhetes com mensagens de apoio para as vítimas de violência acolhidas no HEA. Também foram intensificadas as ações de distribuição de panfletos informativos e palestras a respeito da violência contra a mulher, tanto na recepção quanto nas enfermarias da unidade hospitalar.