Edmilson Teixeira

A triste notícia da semana

Edmilson Teixeira 31 de agosto de 2024

O zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU, morreu em São Paulo nesta terça-feira, em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca, informou o hospital Israelita Albert Einstein. O jogador, de 27 anos, teve mal súbito no segundo tempo do jogo contra o São Paulo na quinta-feira da semana passada, no Morumbis, não respondeu aos tratamentos e teve a morte confirmada inicialmente pelo clube uruguaio e mais adiante pelo hospital.

Lamentações


Alguns dos principais nomes do futebol uruguaio lamentaram na última terça-feira a morte de Juan Izquierdo. Entre eles, De la Cruz e Suárez. “Dor, tristeza, difícil de explicar. Que descanse em paz e muita força para sua família e seus amigos”, postou Suárez. De la Cruz atuou com Izquierdo no início da carreira, nas categorias de base do Liverpool-URU.

Outro


“Voa alto, meu negro. Meus pêsames e forte abraço à família nesse momento tão difícil. Nós soubemos rir por muito tempo e com essa bonita alegria vou lembrar de você, negão” escreveu o meia do Flamengo, que também postou fotos com Izquierdo quando ambos eram crianças.

Iniciativa


O presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC, na sigla em italiano), Gabriele Gravina, apresentou à International Board (IFAB), o órgão que regula o futebol em todo o mundo, sugestões para, nas palavras de Gravina, "tornar o futebol ainda mais atrativo e alinhado com a modernidade".

Planos


Entre as ideias levadas à Ifab, duas são mais impactantes: o uso do VAR como um desafio, com limites para cada equipe solicitar a revisão, e a paralisação do tempo a cada interrupção da partida. A FIGC aguarda o sinal verde da IFAB para iniciar o teste em torneios amadores ou de divisões inferiores no país.

Nordeste em alta


A liderança do Fortaleza na Série A do Campeonato Brasileiro surpreendeu muitos, é bem verdade. A campanha do Tricolor do Pici impressiona mais ainda quando se avaliam os aspectos que regem a equipe de Juan Pablo Vojvoda nesta temporada. Seja pela força como mandante, ou pela resiliência em perder poucos jogos, o Fortaleza tem mostrado que pode ir cada vez mais longe.

Situação


O Fortaleza é o time que menos perdeu na Série A. São apenas três derrotas em 23 jogos. Um número que impressiona ainda mais quando comparado aos outros times. Botafogo e Flamengo têm cinco derrotas, Palmeiras e Atlético-MG têm seis. Isso se deve à forma como joga o Tricolor. Poucas derrotas porque levou poucos gols. O time cearense tem a terceira melhor defesa da Série A, com 20 gols sofridos. Só Internacional (sofreu 18) e Palmeiras (19) levaram menos gols. Vale pontuar que o Inter tem quatro jogos a menos.

Possibilidade


Já se esgotando o prazo do fim da janela de transferências no Brasil, o Corinthians ainda busca opções no mercado para reforçar o ataque. Em contrapartida, observa clubes do exterior interessados em Yuri Alberto, artilheiro da equipe na temporada.

Parceria


No futebol alagoana a notícia de destaque da semana é que o Botafogo emprestou o zagueiro Luis Segovia, de 26 anos, para o CRB. Ele será cedido até o fim do ano para ajudar o time na série B do Campeonato Brasileiro. No Botafogo, o defensor chegou ao clube no início de 2023, mas pouco foi utilizado. Sem espaço, ele foi emprestado em julho do ano passado para o RWD Molenbeek, clube de John Textor na Bélgica. Ele chegou a ser titular do time, mas teve a sequência interrompida por uma lesão em um dos joelhos, no dia 9 de dezembro.

Apelo


Por falar em CRB, o presidente do clube, Mário Marroquim pediu apoio à torcida para fazer o grupo regatiano se recuperar da pior fase enfrentada na temporada 2024. Ele assegurou que está trabalhando em busca de reforços para tirar o time da situação incômoda.. “Estamos trabalhando para trazer algumas peças e recuperar psicologicamente o grupo. Nesse momento, o apoio de todos é fundamental, não adianta jogar pedra nessa hora, é momento de ajudar e apoiar ao grupo para que se recupere o bom futebol apresentado”, disse. Neste sábado à noite, o duelo será contra o AVAÍ no Rei Pelé.

Méritos


O volante Gustavo Nicola foi um dos destaques do CSA na reta final que garantiu a permanência na Série C. As boas atuações com a camisa azulina despertaram interesse de outras equipes, mas o jogador optou em renovar com o Azulão por mais uma temporada. “Apareceram outras oportunidades, mas optei por renovar com o CSA. Estou feliz aqui, me sinto bem adaptado à cidade, e a torcida também é maravilhosa”, destacou.