Bartpapo com Geraldo Câmara

MAÇONARIANDO

Bartpapo com Geraldo Câmara 30 de agosto de 2024

Verbo novo na praça? Pode ser. Mas tem tudo a ver com o que nossa sociedade pode ter como exemplo de trabalho digno, de dedicação social através de uma entidade que existe no Brasil desde 1797 e que abrigou nomes ilustres do nosso império servindo de exemplo fantástico para os homens que lutaram pela nossa independência e posteriormente pela proclamação de nossa república. Gente como os Pedro Imperadores, como D. João VI, José Bonifácio e então os proclamadores marechais Deodoro e Hermes, todos estiveram engajados na Maçonaria que nada tinha e nem tem de religião a não ser pelo fato de que não abriga ateus, mas somente os que têm algum tipo de fé e de Deus. E durante os anos seguintes as personalidades, as pessoas que queriam fazer o bem sem verem a quem, todos engajados em um trabalho profícuo que veio ganhando espaço ano após ano, mas sem uma amostragem clara de suas funções.

Agora, chegou a hora e a vez de uma maçonaria mais aberta, mais propensa a mostrar que os seus segredos eram fugazes e não maltratavam a ninguém. E que sempre foi mentira aquilo que se propagava de que a maçonaria, os maçons, eram perigosos, comiam crianças, eram uma espécie de Ku Klux Kan. Nunca foi. Por trás dos seus ditos segredos estavam os atos sociais e que chegaram a ajudar muita gente em nosso país buscando sempre a felicidade e o bem estar das pessoas e das famílias.

Os tempos vieram mudando o que se pensava. As pessoas foram se modernizando e foram chegando à conclusão de que era preciso que se abrissem mais aos olhos de todos. E então, ultimamente as mulheres que não podiam nem passar perto das Lojas Maçônicas, muito menos adentrar suas dependências, agora são admitidas através de uma organização interna que se chama FRAFREM e que as abriga com o nome de fraternas. Elas são exatamente as esposas dos componentes titulares e são elas que estão a desenvolver um imenso e profícuo trabalho social na busca de novas e produtivas ações em prol da sociedade que delas precise. Além delas, as esposas, outras da família podem ser admitidas e são tratadas como “cunhadas”. Na verdade é algo muito bonito e que resgata os valores familiares de uma maneira pura e condizente com o que essa mesma sociedade está precisando. Os filhos e filhas dos maçons são tratados pelos outros pares como “sobrinhos”. E por aí vai a formação de uma cadeia de amor e de paz.

Último dia 21 foi o dia do Maçon. O Grão Mestre de Alagoas, Otávio Lessa de Geraldo Santos, cabeça aberta vem promovendo cada vez mais a abertura da maçonaria em nosso estado e, com isso realizou uma solenidade-festa no auditório do TCE AL com a presença de importantes membros da sociedade ao mesmo tempo em que buscou agasalhar a imprensa, formadora de opinião, através de outorga da importante Comenda Moacyr de Carvalho Ribeiro e que neste primeiro ano acolheu e privilegiou comunicadores do estado de Alagoas. Comunicadores que, sem dúvida estarão também proliferando novas e importantes informações acerca dessa instituição.

Há que se admirar o trabalho novo, criativo, de alta sensibilidade que vem sendo exercido por Otávio Lessa, sua esposa Maria Helena Lessa, por Eduardo Teixeira, o vice-Grão Mestre e esposa Carla porque juntos estão sendo realmente pioneiros em uma série de informações que nos levam à luz de algo que sempre fora obscuro e do qual nem se gostava de falar. Agora, não. Tudo começa a ficar bastante claro sabendo a sociedade que a maçonaria está aqui para somar e para buscar uma sociedade melhor que, mesmo sem dela fazer parte pode aprender e muito a maçonariar.

FOTONOTAS

ROSA TENÓRIO – Pense numa pessoa que prima pela fidalguia, que tem a absoluta noção de como mesclar trabalho com simpatia pessoal por cada um. O nome dela é Rosa e que vem fazendo um excelente trabalho à frente do CREA e quem sabe se tornará uma vereadora de Maceió no futuro, conhecedora profunda que é dos problemas imensos desta cidade? Rosa é uma voz importante porque decente, sabe onde tem o nariz e, sem dúvida alguma gosta de trabalhar o que é muito apreciado no mundo de hoje.

WILSON JUNIOR e GERALDO CÂMARA – Essa foto foi feita num momento de muito orgulho para nós, Wilson e eu, por termos sido dois dos agraciados pela Maçonaria de Alagoas com a Comenda Moacyr de Carvalho Ribeiro. Afinal, como comunicadores que somos estamos sempre em busca de assuntos os mais variados para nossas notícias, dia a dia, ano após ano. E aí temos um grande mote, uma vez que organizações que só visem o bem são exatamente as que mais nos interessam. Os nossos agradecimentos sinceros e emocionados.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

A dignidade do ser humano tem que ser algo intocável e indestrutível. É com ela que vamos construindo uma vida correta.

ALERTAS DO DIA

* O Dia da Padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres foi comemorado pela Igreja Católica com muito esmero e coordenação perfeitos. Importantes que essas datas sejam apreciadas pela população de um modo geral que precisa e muito de fé para continuar trilhando os caminhos da vida embaladas por uma fé necessária na vida de todos nós. Tenho certeza de que a fé é imprescindível e ajuda muito diante das agruras da vida que não são poucas. Ainda bem que o sincretismo religioso continua sua trajetória sem maiores abalos.

* O jornal semanal O Dia de meus amigos Deraldo Francisco e Eliane Pereira publicou uma reportagem em que afirma que o número de desaparecidos em Alagoas povoaria uma cidade. Ele compara o número de 3.802 com a cidade Feliz Deserto e outras de igual densidade demográfica como se de repente fossem habitadas pelos desaparecidos. Uma comparação interessante para permitir que brinquemos com números e que nos leva a uma reflexão de que realmente é grandioso porque se trata de gente. Sugiro, Deraldo, que procurem a promotora Marluce Falcão e façam com ela uma entrevista a respeito já que ela trabalha com o assunto.

* .Depois de idade avançada fui gostar de torcer mais por futebol, de assistir aos jogos com mais assiduidade e a coisa funciona. Lá em casa é muito interessante porque minha mulher é Flamengo e eu sou Fluminense (nasci no Rio, nas Laranjeiras em frente ao Fluminense). E aí chegamos a um acordo bom. Quando o Flamengo joga eu torço com ela por ele e quando o Fluminense joga ela torce comigo pelo Flu. Mas quando os dois jogam entre si saiam de baixo que a concorrência é grande. Mas o bom é que é assim que se vive em total harmonia esportiva.

* Se a batalha eleitoral está nas ruas com intensidade ou não, eu não sei. Se a disputa está intensa também não sei. Por enquanto está tudo muito tranquilo e tomara que continue assim sem muita balbúrdia pelas ruas da cidade. O bom é saber levar a mensagem de cada candidato com tranquilidade usando os meios de que dispõem sem provocarem brigas públicas. E, sobretudo as campanhas majoritárias, essas então precisam dar o exemplo e não permitirem que más atitudes estraguem a festa cívica.

POR AÍ AFORA

# O Hezbollah lançou centenas de foguetes e drones contra Israel na manhã deste domingo (25), enquanto os militares israelenses disseram ter atingido o Líbano com cerca de 100 jatos para impedir um ataque maior, em um dos maiores confrontos em mais de 10 meses de guerra na fronteira. Mísseis eram visíveis se enrolando no céu do amanhecer, com trilhas de vapor escuro atrás deles, enquanto uma sirene de ataque aéreo soava em Israel e uma explosão distante iluminava o horizonte. A fumaça subia sobre as casas em Khiam, no sul do Líbano.

# Três mortes foram confirmadas no Líbano e nenhuma em Israel, onde os danos parecem ser limitados. O Hezbollah indicou que ainda não estava planejando novos ataques. O ministro das Relações Exteriores de Israel disse que o país não busca uma guerra em grande escala. Qualquer grande escalada nos combates, que começaram em paralelo com a guerra em Gaza, corre o risco de se transformar em uma conflagração regional, atraindo o Irã, apoiador do Hezbollah, e o principal aliado de Israel, os Estados Unidos.

# Os preservativos estão se tornando cada vez menos populares entre os adolescentes. Entre 2014 e 2022, a proporção de adolescentes de 15 anos que usaram este pedaço de látex na última relação sexual aumentou de 70% para 61% entre os meninos e de 63% para 57% entre as meninas. Estes dados, publicados quinta-feira, 29 de agosto, num relatório da filial europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS), provêm de um vasto estudo realizado a cada quatro anos desde 1982 em cerca de quarenta países da Europa.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399