Roberto Baia

Cazuza renuncia

Roberto Baia 29 de agosto de 2024
Cazuza renuncia
José Cazuza, (PDT) - Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Delmiro Gouveia José Cazuza (PDT), não vai mais disputar as eleições de outubro. A sua decisão foi anunciada no final da tarde da última segunda-feira, 26, e confirmada pelo vice-presidente do PDT, Gilberto Pitágoras. A correligionários, Cazuza disse que a sua decisão é irreversível.

Pegos de surpresa


A decisão do político pegou os eleitores do município de surpresa. Com a renúncia, novas dinâmicas surgem na corrida eleitoral local, e o partido decidiu manter apenas as candidaturas a vereador.

Com o atual cenário político e a saída de Cazuza da disputa, a corrida pela prefeitura se concentra na atual prefeita, Ziane Costa (MDB), que busca a reeleição, e em Eraldo Cordeiro (PT), também ex-prefeito do município.

Está inelegível


Padre Eraldo tenta de todo jeito entrar na disputa eleitoral, mas está inelegível. Caso a situação do Padre não seja resolvida antes do dia 6 de outubro próximo, o município de Delmiro Gouveia poderá ter apenas uma candidata a prefeita.

Até o momento, Cazuza não se pronunciou sobre sua desistência.

Candidaturas únicas


As cidades de Jaramataia, Cacimbinhas, Mar Vermelho e Branquinha, terão candidaturas únicas nas eleições de outubro próximo. De acordo com o TER, apenas um candidato se registrou para concorrer à vaga. Na prática, basta que o candidato tenha apenas um voto válido para que seja eleito.

Candidatos registrados


Ainda de acordo com informações, na cidade de Branquinha, apenas o candidato Neno Freitas (MDB) está registrado como candidato a prefeito. 9.547 eleitores estão aptos a votar. Já em Cacimbinhas, que tem o candidato único Vaval Wanderley (MDB) concorrendo, 8.896 eleitores estão aptos. Em Jaramataia, 5.247 eleitores poderão votar e o único candidato registrado é Ricardo Paranhos (MDB). O candidato André Almeida (MDB) é o único concorrendo ao cargo de prefeito em Mar Vermelho, que tem 3.643 eleitores aptos.

Regras iguais


O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) explica que a organização e logística da eleição continua a mesma dos demais municípios com mais de um candidato, tendo que ser respeitados prazos e toda a legislação eleitoral, especialmente na propaganda.

“Para quem organiza a eleição, nada muda. Precisamos observar os prazos e manter a fiscalização de todos os atos de campanha. Ao fim, o candidato será eleito se tiver um voto válido e respeitar as regras”, explicou o presidente do TRE/AL, desembargador Klever Rêgo Loureiro.

Captação de órgãos


O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, iniciou, na última segunda-feira, 26, o planejamento para ampliar as ações sobre captação de órgãos para transplantes. Para isso, os profissionais da unidade hospitalar serão capacitados pela Central de Transplantes de Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Visitas técnicas


Durante toda esta semana, o médico Lucas Santana, coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO), órgão vinculado à Central de Transplantes de Alagoas, vai realizar visitas técnicas nos diferentes setores do HEA. A finalidade é desenvolver um fluxo que potencialize a capacidade do hospital em captar mais doadores de órgãos.

Trabalho ágil


“Ao longo da semana vamos trabalhar a sincronização dos setores, para que seja possível realizar o trabalho da maneira mais ágil possível, mais segura para o paciente e para as famílias. Deste modo iremos garantir que continuemos aumentando esses números de doação de órgãos com o Hospital de Emergência do Agreste sendo também um protagonista", frisou o coordenador da OPO.

Estrela de Alagoas


O governador Paulo Dantas, o secretário Vitor Pereira (Segov), o presidente da Casal, Luiz Neto, e demais diretores da Companhia, além de outras autoridades, inauguram, nesta sexta-feira, 30, a Implantação de Sistema de Abastecimento de Água de Ipueiras a cidade Estrela de Alagoas.

A solenidade começará a partir das 11h, na Praça Abílio Moura, em frente à igreja matriz de São Sebastião, no Centro do povoado, onde será feita a abertura de um ponto de água instalado no local. Em seguida, a comitiva vai até a área dos reservatórios elevados, onde será feito o descerramento de placa inaugural.


… Mesários podem pedir mudança de seção eleitoral até esta sexta-feira, 30. Quem vai trabalhar na logística deverá apresentar os pedidos presencialmente nos cartórios


… Quem foi convocado pela Justiça Eleitoral para trabalhar em atividades de apoio nas eleições municipais têm até sexta para solicitar transferência temporária da seção eleitoral.


… A mudança é para facilitar o deslocamento dos convocados no dia do pleito, caso votem em local distante de onde irão trabalhar. No entanto, o interessado pode pedir a mudança apenas para a seção eleitoral em vão atuar no dia do pleito, sendo no mesmo município.