Roberto Baia

Festival de Cinema

Roberto Baia 23 de agosto de 2024
Festival de Cinema
Documentário Raízes de Arapiraca no lançamento do Festival de Cinema - Foto: Assessoria

O projeto Raízes de Arapiraca, idealizado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho, é um dos destaques desta III Edição do Festival de Cinema de Arapiraca. Até este domingo, 25, a segunda maior cidade de Alagoas será a “Capital Brasileira da Sétima Arte” com várias oficinas de audiovisual e exibições de películas, valorizando a produção local e oferecendo a oportunidade para o público conhecer outras obras cinematográficas do Brasil.

Projeto etnográfico


O maior projeto etnográfico de Alagoas, tem uma sequência de quase 400 documentários lançados até a 20 edição, com personagens que ajudaram na construção da história de Arapiraca contando as próprias histórias de superação, conquista os corações dos apaixonados por história, principalmente no ano do centenário da Terra de Manoel André.

Foi preso


A Polícia Civil de Alagoas (PC) prendeu, na tarde da última quarta-feira, 21, o suspeito de participar do assassinato do blogueiro Adriano Farias, ocorrido em junho deste ano, em Junqueiro. Carlos Henrique Ferreira Santos (37) é primo do ex-deputado Joãozinho Pereira e foi detido na cidade de Teotônio Vilela.

Outros crimes


Segundo a PC, Carlos Henrique já responde por outros crimes, como homicídio e extorsão. Após ser preso, o suspeito foi encaminhado à 6ª DRP da cidade de São Miguel dos Campos, para posterior transferência ao sistema prisional do estado, em Maceió, onde ficará à disposição da Justiça.

Primo do candidato


Carlos atuou como inspetor da guarda civil de Junqueiro, cidade onde o ex-deputado Joãozinho Pereira é candidato a prefeito este ano. O outro primo, deputado Fernando Pereira, chegou a usar a Tribuna da Assembleia Legislativa, no mesmo dia do crime, para cobrar apuração do assassinato de Adriano.

Eleições em Delmiro


Falta de dinheiro e arrependimento. Essas são as realidades vividas pelos candidatos a vereadores da Federação Brasil da Esperança, que une PT, PV e PC do B, em Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas. A Federação que tem o ex-prefeito Padre Eraldo (PT), que este ano tenta retornar ao comando do Executivo. Mesmo estando no início da campanha das eleições de outubro próximo, a falta de recurso financeiro tem retardado muitas agendas.

Sem explicações


Vale lembrar que Padre Eraldo, após se filiar ao PDT, deixou o partido sem explicações para se filiar ao PT, levando com ele vários petistas. De acordo com informações, uma dessas insatisfações é vista nas campanhas à reeleição dos vereadores Everton Rocha e Wendel Emiliano. A dupla tem ido às ruas sem citar o nome de Padre Eraldo.

Quem poderia "salvar" alguns dos compromissos agendados seria o empresário Cristovão Lopes Dias, vice de Padre Eraldo. Porém, ele não tem escondido que não irá comprometer sua situação financeira para benefício da campanha.

Está inelegível


Mas a situação do Padre Eraldo não está fácil, mesmo estando inelegível tenta de todo jeito retornar à prefeitura, hoje comandada por Ziane Costa (MDB), que irá para sua primeira reeleição amparada por um alto índice de popularidade.

Vale lembrar que foi em junho deste ano, que aconteceu o julgamento do processo número 0600715-09.2020.6.02.0040. O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) decidiu, por unanimidade, tornar inelegíveis Padre Eraldo, e o pré-candidato a vereador, Eraldo Alves de Souza, o "Lau da Barragem", além de cassar o diploma do vereador Geraldo Xavier. O trio foi acusado pelos desembargadores eleitorais de prática de “captação ilícita de sufrágio”.

Denúncia eleitoral


O aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, recebeu 69 denúncias de propaganda irregular de candidatos em Alagoas desde o início oficial da campanha até a manhã de ontem, quinta-feira, 22.

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) recebeu denúncias de 13 municípios. Após receber a demanda vinda do aplicativo, cabe ao Ministério Público decidir pela representação.

Propaganda irregular


A cidade de Messias encabeça de lista como município onde tiveram mais denúncias de propaganda eleitoral irregular. Das 69 denúncias, 16 vieram de Messias. Minador do Negrão, cidade do agreste alagoano, aparece em segundo lugar com 13 denúncias.


… A Polícia Civil de Alagoas prendeu, ontem, quinta-feira, 22, um homem de 33 anos suspeito de aplicar golpes em idosos, na cidade de Feira Grande.


… A prisão preventiva foi realizada pela Delegacia Regional de Santana do Ipanema, coordenada pela Delegada Daniella Andrade, com apoio da Diretoria de Polícia Judiciária 3 (DPJ3).


… De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia Regional de Santana do Ipanema, o suspeito atuava na zona rural de Olivença, onde abordava idosos analfabetos. Ele se apresentava como advogado e alegava que as vítimas tinham valores a receber.