Bartpapo com Geraldo Câmara
NOVELA. ESCOLA?
E até que poderia ser. As novelas brasileiras poderiam ser um fantástico meio de divulgação do que há de melhor em educação para que as crianças, os adolescentes aproveitasse o excelente meio de comunicação para saberem mais sobre os mais diferentes e importantes temas de vida. Por exemplo, as questões ambientais, as formações sobre como comandar suas vidas no que diz respeito a educação finançeira, coisas que poderiam e deveriam estar nos curriculos escolares, mas não está. Uma série de assuntos que apresentados de maneira leve e natural nas obras televisivas seriam de grande influência na educação dessas crianças e desses adolescentes, ajudando-os em suas vidas práticas e futuras.
Ao contrário disto estamos vendo verdadeiras aberrações acontecerem em horários absolutamente nobres e ainda compatíveis com qualquer tipo de público. Novela das sete, das nove, sei lá, até novela reprise nas tardes de todos nós, inclusive deles. Sinceramente, assisto algumas como qualquer um de nós e por muitas vezes fico horrorizado e chocado com o que é apresentado. Como exemplo dou uma cena chocante de assassinato em que o fazendeiro rico mata o seu capataz tocando fogo nele em uma cena absolutamente horripilante em que nós, os adultos ficamos abalados. Imaginem os mais jovens. Cenas ou capítulos inteiros onde os planos de morte, de roubo, de trapaças e outras atrocidades acontecem e se sucedem cotidianamente nas telas de nossos abertos televisores. Não há censura e muito menos autocensura por parte de autores e diretores de programação. Não há exatamente a aplicação da filosofia de que a televisão como um todo não precise ser piegas, mas que tenha um mínimo de bom senso para ser escola de vida, mas não de crime. Que eles sejam mostrados e comentados, aceitamos. Mas, com parcimônia. Com análises e cuidados para que não ganhe cada vez mais adeptos em todos os sistemas.
Este artigo não tem a veleidade de querer mexer na programação das emissoras, até porque seria absolutamente utópico. O que pretendemos é buscar com as famílias a discussão do tema. Os maus ensinamentos estão ali para que todos nós vejamos e possamos entender o objetivo. Na verdade, as coisas chegaram a um ponto absolutamente incontrolável sob os aspectos aqui analisados. Todas as emissoras praticam o mesmo erro. Sejam em novelas, em filmes e até em telejornais que mostram os crimes com tanta eficiência que passam a ser verdadeiras aulas de como praticá-los. E estamos nos referindo a todos os tipos de crimes que não são apenas os de assassinatos, mas os de assalto, os de sequestro, os de golpes cibernéticos, os de roubos de idosos através da previdência. Enfim, ensinando, ensinando e ensinando.
Solução? Não temos. Reflexão? Muitas. O que desejaríamos é que as famílias refletissem mais sobre o tema e que cada qual procurasse meias soluções para que a família brasileira sofresse menos as consequências disso que, sem dúvida é um fato constatável a ser discutido não só no seio da família, mas também nas escolas, nas reuniões de pais e mestres, enfim, na sociedade como um todo.
Enquanto profissionais de comunicação observamos a evolução dos sistemas inerentes à profissão e verificamos que a inflação de assuntos tratados sob o aspecto crime é muito maior e vem crescendo a olhos vistos nos últimos anos. Voltando ao início realmente da tal cena do incêndio do capataz foi simplesmente horripilante e chamou a atenção pela vulgaridade e até simplicidade de como foi praticado. E disso, precisamos fugir.
Escola? Uma necessidade? Informação com educação? Perfeito. Escola de Crime? Espero que nunca. Nunca!
FOTONOTAS
FAILDE MENDONÇA – Promotora de primeira qualidade, durante muitos anos cuidou no Ministério Público do assunto Fundações. Com esmero total e propriedade fez-se notar pela competência e determinação. No entanto, precisamos assinalar a grande pessoa que é, não só no trabalho, mas sobretudo como gente que precisa sempre ser cultivada e aclamada por amigos que têm o prazer de ter e ver a sua qualidade de carinho, de simpatia e de empatia para com os seus semelhantes. Failde é uma daquelas pessoas que cativam a todos sem privilégios.
JOSEALDO TONHOLO – Grande Magnífico Reitor! Grande figura pública e privada, Josealdo Tonholo é explicavelmente uma pessoa de sucesso por onde passa porque sabe passar e se fazer notado sem fazer força. Tonholo deve ser um grande planejador de vida porque consegue amealhar frutos rapidamente graças à união da competência com a sabedoria do trato com todos os níveis de pessoas com quem tem de lidar. E o faz com prazer, com um sorriso no rosto conquistando para si e para a nossa UFAL os louros que ambos merecem. Abraços, amigo!
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
Cuidado com as curvas do caminho. Na vida elas podem ser fatais.
ALERTAS DO DIA
* Começaram as campanhas eleitorais em todo o país e em alguns estados, como é o caso de São Paulo a coisa já vem quente enquanto outros já estão fervendo. No debate que aconteceria esta semana os três candidatos mais cotados não se apresentaram face a um outro, Pablo Marçal que vinha provocando tensões e muita baixaria em outros encontros. O cidadão em questão é um “influencer” da pesada que usa as redes sociais para fazer da salafraria o seu tiro de canhão. Pode ser que a atitude dos três ausentes venha a refletir de maneira positiva contra o cidadão.
* Por aqui, em Maceió, a coisa ainda está bastante morna. Ainda não houve debate, as manifestações estão bastante calmas com apenas uma ou outra acusação feitas pelas redes sociais e liberadas através da imprensa de um modo geral. O candidato situacionista continua mostrando os seus feitos enquanto prefeito e o de oposição mais conhecido mostrando suas conquistas na área educacional o que, cá pra nós, soma pontos interessantes. O fato é que esperamos que as coisas não se transformem em conflitos mas em mostra de feitos de todos eles.
* Essa questão de golpes contra os clientes bancários utilizando a internet já está virando piada no mundo tecnológico em que vivemos. Digo isso porque a interceptação de qualquer ato onde o intuito do golpe surgisse, ainda que de leve deveria ser algo já conquistado pelo mundo cibernético. A previsão sobretudo, os ensinamentos frequentes, tudo deveria ser empregado com resiliência total de conhecimento. No entanto, parece que não é o que acontece e os crimes surgem com atitudes repressivas e não preventivas.
* O carro elétrico é uma questão de presente e não mais de futuro mas, no Brasil ainda esbarra em muitas coisas. Por exemplo, a distância entre a fabricação, a venda e a infraestrutura no que diz respeito aos carregamentos de baterias ainda está bem longe uma da outra provocando uma possível diminuição nas vendas. O exemplo principal está nos condomínios que ainda relutam em colocar centrais com medo de subirem seus custos. O outro seríssimo caso está na questão das viagens, uma vez que não existem centrais de carregamento nas estradas em número suficiente. Daí???
POR AÍ AFORA
# Agora, a partir do dia 28, “PARISLIMPÍADA”. Brincadeiras à parte, começam as paralimpíadas de Paris que abriga os atletas que tenham algum tipo de deficiência e que disputarão as medalhas em muitas modalidades de esporte. A história deste evento tem mostrado que o número de medalhas conquistadas nesta Olimpíada é bem maior do que na tradicional. Portanto, bom será que continuemos aplaudindo e pedindo que a organização continue sendo de primeira qualidade porque estará recebendo atletas de todos os lugares do mundo.
# Kamala Harris, a vice-presidente americana parece ter tudo para tirar o vice do título e ser a primeira mulher a ocupar a presidência daquele país. A briga é grande mas as pesquisas já apontam uma diferença razoável no embate “top to top” com o ex-presidente Trump. No entanto, a disputa principal está entre o maior número de delegados e não entre os eleitores diretamente. Meio complicado, mas eles por lá se entendem. Se nossa torcida valesse ela seria eleita.
# "Hoje vamos fazer história. Saímos às ruas da Venezuela e do mundo para que o regime entenda que não há como voltar atrás. O país será livre", declarou a líder Maria Corina Machado, força motriz junto ao candidato presidencial Edmundo González Urrutia do "Grande Protesto pela Verdade", a manifestação convocada em 380 cidades dos cinco continentes, incluindo cerca de 10 praças italianas, incluindo Roma, para relançar a vitória eleitoral. Uma iniciativa precedida pela nova detenção de uma importante figura política da oposição.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas