Bartpapo com Geraldo Câmara

OURO DE TOLO

Bartpapo com Geraldo Câmara 16 de agosto de 2024

Vocês já ouviram falar em “pirita”? É uma pepita. De ouro? Quase. Por fora com um brilho amarelo invejável absolutamente igual ao desejado ouro. Por dentro uma liga de estanho e enxofre cujo valor é infinitamente menor do que o do verdadeiro. Muito bem, quando há tempos, na Idade Média, o ouro era explorado em minas, sem garantias, sem aferições, algumas piritas eram encontradas e repassadas pelos garimpeiros metidos a vivos como se ouro fosse. E muitos dos incautos que não conheciam os detalhes da pedra a recebiam e pagavam certos de que ali estava uma valiosa pepita de ouro. Quando descobriam ou eram alertados ficavam evidentemente furiosos e ficavam sabendo que ela, a pirita já tinha uma alcunha, um apelido: “Ouro de tolo”. Porque conseguiam enganar e acabava ficando tudo por isso mesmo. Raul Seixas celebrizou a pirita com sua célebre canção que leva e alude exatamente a este termo condenando a sociedade consumista.

Durante a recém encerrada Olimpíadas de Paris os torcedores do Brasil em todas as suas etapas não falavam de outra coisa, não almejavam nada mais que não fosse o “ouro”. A medalha de ouro, não como símbolo de riqueza, mas como uma imagem dignificante do ser humano que se esforça, que luta, que ensaia, que treina e que quer chegar lá, ao seu topo com todas as glórias que o ouro representa. Sem dúvida, um desejo do mais alto nível, mas que não deveria minorar o valor do atleta se ele não recebesse a máxima, o cobiçado ouro, mas estivesse mostrando a todos a conquista da prata ou da “pirita” como ouvi muita gente falar, comparando o bronze, a honrada medalha de bronze ao “ouro de tolo”. Mas também, sejamos justos, Percebi que a maioria exaltava a conquista fosse ouro, prata ou bronze. O que na verdade, não importa. O que valeu foi o esforço, o esporte em si, a vontade de defender as cores do Brasil podendo olhar para o peito e ver o valor daquele símbolo conquistado com tanto esforço.

A nossa sociedade, a que vem sendo formada gradativamente desde 1500 e que não teve a sorte inicial de ser colonizada pelo que de melhor havia no reino de Portugal, mas por uma ralé comandada por pessoas de um nível melhor, mas que nem sempre ou quase nunca tinham contato com o povo que veio formando essa sociedade. Essa, vamos dizer assim, falta de educação permitiu que à medida que outras origens chegassem ao país, em determinadas regiões fossem obtendo o que até hoje chamam de “educação europeia” diferenciada daquela originada, mais situada no sul do país, o que demonstra que as modificações foram sendo introduzidas com vagareza mas hoje já assimiladas pela maioria do povo brasileiro. Mesmo assim, a noção em determinados assuntos, a verdadeira ideia da riqueza não estão assimiladas. Não se pode admitir que não tenhamos a noção completa da importância do esporte para a educação do povo; para a diminuição da criminalidade; para uma efetiva contribuição no sentido de que os meninos, meninas, jovens de todo o país recebam as informações corretas, mas que sobretudo sejam estimulados por todos os meios que os governos possam utilizar no sentido de que o esporte seja um dos mais importantes motivadores do “porque me ufano de ser brasileiro”. Não adianta “tapar o sol com a peneira”. É preciso agir com fundamentação, com planejamento, com ação. O que se faz ainda é muito pouco diante de uma população de mais de 200 milhões de pessoas. Bom será o dia em que todos estejamos unidos em torno do mesmo ideal e que possamos realmente considerar o esporte como imprescindível para a formação curricular de nossas crianças e jovens, preparando-os para futuras e proveitosas Olimpíadas. Ainda que sem ouro, sem piritas ou o que seja. Mas com o verdadeiro entendimento de que ganhar é fruto de uma enorme consciência formada em bronze, ouro ou prata. Ou apenas com a medalha de ouro do esforço coletivo onde todos ganham.

FOTONOTAS

MARTA VARALLO – Privar do conhecimento e até da amizade de Marta é adquirir conhecimento que aprendi a obter ouvindo, ouvindo e ouvindo. Marta é didática profissionalmente e uma figura maravilhosamente no trato natural com as pessoas. Gosto de sua garra, de suas convicções e da maneira como passa a frente suas ideias sempre contornadas de explicações complementares para que não pairem dúvidas sobre suas posições. Personalidade muito interessante no contexto social e profissional. Ah, lembrando: Ela é a diretora de RH do TCE AL.

MENDES DE BARROS – Grande e figura de excelência, mas acima de tudo uma pessoa digna, amiga dos seus amigos, com uma enorme contribuição dada ao estado de Alagoas e acima de qualquer pejoratividade que lhe queiram imputar. Orgulho-me muito de ser amigo de sua simplicidade, de seus papos altamente produtivos, mas sobretudo de ver como ele conseguiu ser o que é com a sua competência reconhecida por gregos, troianos e alagoanos. Mendes de Barros é desses homens que fazem história e se deixam historiar com galhardia e personalidade.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Nunca tente passar por cima de seus semelhantes nessa vida. Um dia você também poderá ser atropelado.

ALERTAS DO DIA

* Vem aí o lançamento do Portal Espia que é uma ferramenta criada pelo Tribunal de Contas que vai disponibilizar um painel de indicadores sobre a Primeira Infância no Estado aumentando a visibilidade e engajamento com impacto social. A iniciativa foi da Conselheira Renata Calheiros e a solenidade acontecerá no próximo dia 21 de agosto, no auditório do TCE com a presença do governador e outras importantes autoridades. Diga-se de passagem a experiência de Renata é enorme, ela que foi a idealizadora do já famoso programa CRIA quando ainda atuava no Governo do Estado.

* Não há quem aguente ficar atendendo telefonemas de “fakes”, de recados malucos e até de supostas e indevidas dívidas pelos telefones celulares. São dezenas por dia, impedindo que as pessoas tenham seus direitos preservados. A privacidade é invadida e por mais que você bloqueie os ditos cujos que ligam eles são aos milhares e nunca terminam. É preciso que se dê um freio nisso porque a invasão dos seus celulares é como se fosse a invasão de sua residência. Não dá. Não tem hora, não tem dia, acabou o respeito.

* Hoje, exatamente hoje, sexta, 16 de agosto inicia-se a propaganda eleitoral para os candidatos a prefeito e a vereador. As regras estão bem expostas pelo Tribunal Regional Eleitoral e devem ser seguidas à risca sob pena de multas e até de restrição total à candidatura que não seguir o que manda o figurino. Ao que se deve ficar muito atento é que a novidade é a permissão para uso da Inteligência Artificial e confesso que ainda não sei como vai acontecer e nem como será aplicada em campanha. Mas vou saber e depois falo.

* Proximamente irei escrever um artigo mais profundo sobre este assunto, mas numa prévia, não posso entender como a televisão brasileira está fazendo questão de, principalmente em suas novelas, mostrar cenas e atos absolutamente criminosos, alguns com requintes de crueldade. Não consigo entender essa coisa de deseducação, de ensinar como se realizam atos sórdidos que são até impossíveis de serem imaginados na vida real. Afinal, temos certeza de que a valiosa televisão não foi criada para ser escola de crime. Ou foi?

POR AÍ AFORA

# Ainda Paris. No próximo dia 28 começam na Cidade Luz as já conhecidas “Paralimpíadas”. Aliás, onde nas mais recentes, o Brasil tem brilhado mais do que nas Olimpíadas propriamente ditas. Acho fantástica a ideia, a atividade, a integração absolutamente saudável e que integra social e mundialmente a todos os que tenham qualquer tipo de deficiência mas que no evento mostram força, garra e vontade de vencer e de mostrar igualdade humana. Os brasileiros precisam torcer até com mais vontade para que esses e essas atletas sejam os verdadeiros campeões da força de vontade.

# Posso até estar enganado, mas acho que o Partido Democrata americano estava com razão quando pedia a Biden que renunciasse à sua candidatura. Com isso, a vice Kamala Harris está mostrando sua força, sua simpatia diante de eleitores, sua possibilidade de arrecadação bem maior e sua capacidade de articulação fantástica. Acho sinceramente que a queda gradativa do opositor, Donald Trump está mostrando que seu canto de vitória está começando a escorrer pela goela. Vamos esperar e ver.

# As crescentes tensões no Oriente Médio e as ameaças de um ataque do Irã, que poderiam agravar o conflito na região, forçaram Israel a colocar os seus militares em alerta máximo. De acordo com o "Wall Street Journal", citando uma fonte familiarizada com o tema, Herzi Halevi, chefe do Estado-Maior do Exército já iniciou os preparativos ofensivos e defensivos para um possível ataque iraniano ou do Hezbollah. Já Daniel Hagari, porta-voz militar de Israel, garantiu que a nação está em alerta máximo e que as ameaças são levadas a sério.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399