Roberto Baia
Incentivo ao esporte
Essa semana, o secretário municipal de Esportes, Josenildo Souza, convocou representantes de 20 comunidades de Arapiraca para tratar sobre a realização do Campeonato de Futebol Amador das comunidades locais. A competição deverá acontecer em setembro ou em outubro.
Durante o encontro, eles debateram sobre o levantamento dos campos de futebol existentes na cidade e que estão aptos ou não para a realização das partidas.
Recuperação de campos
“Precisamos resgatar o nosso futebol e a prefeitura tem todo o interesse em fomentar e incentivar essa área, principalmente com a participação de jovens das comunidades e recuperar os campos existentes nas comunidades”, disse Josenildo Souza.
Caso arquivado
Em entrevista, o delegado de Arapiraca Rômulo Andrade falou sobre as investigações do inquérito policial da morte do empresário de Feira Grande, Marcelo Lima Silva, de 44 anos. O homicídio ocorreu na última quarta-feira, 7, no povoado Maraba, em Porto Real do Colégio.
De acordo com informações da Polícia Civil, Marcelo havia tentado assaltar um trio de prestamistas da Bahia, que faziam cobranças no povoado Maraba, ocasião em que houve uma reação do grupo.
Foi alvejado
“No momento do assalto, as vítimas reagiram. Ele disparou contra uma delas, porém teve a arma tomada e foi alvejado. A vítima baleada continua internada no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca”, explicou o delegado Rômulo Andrade.
Inquérito de latrocínio
As investigações concluíram que o caso se tratava de uma tentativa de assalto que resultou em confronto, e o falecimento do agressor impede a continuidade do processo.
“Instauramos o inquérito de latrocínio tentado porque um dos prestamistas foi baleado por ele, mas devemos arquivá-lo já que o autor morreu”, concluiu o delegado.
Videomonitoramento em Arapiraca
A implementação do cercamento digital de videomonitoramento no município arapiraquense foi pauta de reunião realizada na última terça-feira, 6, entre as secretarias Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, da Prefeitura de Arapiraca, e Segurança Pública, do Governo de Alagoas. Estado e município entram em acordo para a instalação.
Pontos estratégicos
O sistema será implantado pela empresa Teltex Tecnologia, a qual incluirá, em pontos estratégicos de Arapiraca, câmeras de monitoramento para o fortalecimento da segurança pública no município.
Apoio técnico
Assim, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente irá colaborar com o processo de uso e ocupação do solo, além de todo o apoio técnico que for solicitado tanto pela empresa, quanto pela Secretaria de Segurança Pública.Todos os pontos em questão foram devidamente estudados e analisados pelas equipes técnicas, quanto à sua implantação e eficiência no município arapiraquense.
Febre do Oropouche
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) segue monitorando a quantidade de casos de Febre do Oropouche registrados em Alagoas. A pasta vem atuando, em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) dos 102 municípios, com o objetivo de executar medidas de mitigação e também na orientação da população para a prevenção de novos casos.
Transmissão do vírus
A Febre do Oropouche é uma doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus. A transmissão é feita principalmente pelo inseto Culicoides paraensis, popularmente conhecido como maruim. Após picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no inseto por alguns dias, que transmite a doença ao picar alguém saudável. Os sintomas são dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia, ou seja, bem parecidos com os da dengue.
… O Instituto Federal de Alagoas – Ifal, Campus Arapiraca, informa que estão abertas as inscrições no processo seletivo para preenchimento de 40 vagas no curso técnico subsequente de Logística da unidade de ensino. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 1º de setembro, no endereço exame.ifal.edu.br.
… De acordo com o edital, são ofertadas 12 vagas para a ampla concorrência e 28 vagas para cotas, divididas em três tipos de ações afirmativas.
… O pré-requisito para todas as vagas é ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.