Bartpapo com Geraldo Câmara

NÃO FAZ QUEM NÃO QUER

Bartpapo com Geraldo Câmara 09 de agosto de 2024

Este sem dúvida alguma é um dos grandes problemas da humanidade. A falta de consciência coletiva de que para se alcançar objetivos de sabedoria, de progresso e de sucesso é preciso exercitar o famoso “eu quero, eu posso, eu faço” passa a ser um dos grandes entraves dos povos de um modo geral. Seja sob o aspecto pessoal, seja sob o aspecto povo, a prática de que tudo se pode é imprescindível para que os países cheguem gradativamente onde precisam chegar. O que não se pode esquecer é que tudo começa com o individual. Tudo se inicia quando as pessoas de per si passam a cultivar o hábito de acreditarem em si próprias e a buscarem soluções e fórmulas pessoais capazes de indicar o alcance de finalidades pessoais e profissionais.

Palavra importante nesse processo é a organização mental objetivando descobrir, analisar e verificar as possibilidades dos melhores caminhos a serem seguidos na busca da finalização do que se quer. Mas antes de tudo isso é preciso saber o que se quer dentro das possibilidades de cada qual. De nada adianta traçar um plano se realmente não houver possibilidade de alcançar a finalização por diversos motivos que a própria vida pode apresentar, dentre eles certas impossibilidades físicas e até mesmo culturais que não possam ser atingidas ou que fatores externos impeçam de serem colimadas.

Mas, na verdade o não querer é de importância fundamental. Porque, o contrário, o querer é exatamente o que vai impulsionar física e mentalmente o indivíduo mostrando a força que cada um tem ou pode ter com o simples manejo da mente na direção positiva dos seus objetivos. Os psicólogos sabem do que estou falando e sabem mais ainda da força mental de cada um, da fantástica condição que a mente, que a força do pensamento, que o manejo positivo dos neurônios nos dão para que possamos mudar mentalidades, eliminar os negativos e fazer priorizar o positivo em tudo aquilo o que desejamos.

Quando ouvimos alguém dizer “você não faz se não quiser”, pode até estar falando por força do hábito, por ter aprendido na educação dos filhos ou na prática administrativa de incentivo a seus subordinados, mas a verdade é que esta é uma retórica que pode sim se transformar em prática de vida e nos mostrar que realmente só fazemos o que não queremos ou o que não buscamos com as atividades cerebrais e obviamente com as físicas.

Eu quero e vou alcançar. Não tenho aptidão. Aprende. Não tenho força. Adquire. Busque exemplos de vida e os encontrará. Gente que jamais imaginou a força que tinha e que ao encontrar aprendeu que alcançou porque quis.

Teoria, simples teoria. Não é. Os exemplos mundo afora são imensos, são grandiosos, são prova de que a força de vontade prevalece e que os que se dizem fracos é porque ainda ão descobriram a força interior, a vontade de fazer e de crescer.

Façam, gritem, busquem seus direitos de crescimento. Conheçam suas causas e embarquem nessa maravilhosa canoa de vida que é saber timoná-la com seus braços, com sua vontade, com sua perspicácia e então, rumo às suas vitórias.

FOTONOTAS

JOAQUIM SANTANA – Conheci Joaquim, jovem, ainda despontando nas empresas do saudoso ex-governador de Sergipe, João Alves Filho. E despontando já com um enorme espírito de liderança. Depois, aqui em Maceió comandando as obras da Habitacional e lançando o maior e melhor empreendimento imobiliário do estado, o edifício Michelangelo que acabou por mudar os hábitos da classe alta que só residia em casas. Joaquim é meu amigo. São 55 anos de uma excelente convivência não fosse a sua integridade, simpatia e empatia que sempre nos cativou.

MARIA HELENA LESSA – Essa é uma mulher guerreira, absolutamente coerente em relação à vida, dividindo suas atividades externas com o melhor dos sensos de família. Depois de passar pela Soprobem, de ter feito um excelente trabalho frente a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maria Helena lança~se em um novo trabalho de fôlego como Primeira Dama do GOB, Grande Oriente do Brasil – Alagoas, ajudando seu marido, Otávio Lessa, agora Grão Mestre a mostrar à sociedade o valor da maçonaria e a necessidade das mulheres como ela colaborarem.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Nossa vida funciona como uma Olimpíada. Precisamos de muito treino, de muito conhecimento e muita sabedoria. A cada etapa podemos ganhar bronze, prata ou ouro. Ou não ganhar nada e passar para outra etapa.

ALERTAS DO DIA


* A propósito do que comentamos no Fotonotas acima, a questão é que durante muitos anos manteve-se um grande mistério em torno das funções da Maçonaria, dizendo-se que era uma religião diferente, o que não é e outros segredos mais. A identificação entre os maçons era organizada através de sinais e por aí vai. O trabalho do Grão Mestre em Alagoas, Otávio Lessa é também muito em cima da desmistificação dessas teorias e da modernização da maçonaria. As mulheres entram com limitações, são as “fraternas” e colaboram intensamente nas ações sociais que são na verdade a grande missão da instituição.

* Entramos agora na fase final para as eleições deste ano quando as convenções já foram realizadas e os candidatos para prefeito e para vereadores definidos. Com isso as regras de divulgação de cada um também mudam e ninguém mais pode se apresentar em entrevistas dizendo-se candidato ou candidata. Só existem essas aparições, em TV, por exemplo nos debates previamente autorizados pelo TRE. Profissionais também que trabalham nesses veículos com acesso ao público precisam pedir licença pelo período anterior às eleições.

* Vem aí o Dia dos Pais. Mais um incentivando a relação entre pais e filhos que vão atrás dos presentes para lembrar e comemorar a data, além de ser um grande período para o comércio de todas as cidades com o sempre celebrado incremento nas vendas como já acontece com outras como o Dia das Mães e muitos etcéteras criados com esta finalidade. O Dia das Mães continua imbatível ficando atrás apenas do Natal, claro. Vamos ver como ficarão os Pais este ano.

* Chegando a um ponto interessante de fechamento as Olimpíadas de Paris quando todos saem em busca das últimas possibilidades de medalhas, sejam de que cor sejam. O Brasil ainda está muito aquém das conseguidas em Tokio mas acabará por não fazer papel feio. Para quem acompanha mais de perto sabe que os países mais desenvolvidos aplicam mais no treinamento de seus atletas e isto sem dúvida é o grande segredo para um sucesso crescente em jogos, em competições as mais variadas e em tudo que uma Olimpíada pode oferecer.

POR AÍ AFORA


# E continuamos caminhando em busca de medalhas que melhorem nossa posição nas Olimpíadas de Paris. Na última, a de Tokio conseguimos 21 medalhas. Não sei se chegaremos a esse patamar, mas pelo menos o ouro já continua a brilhar em nossos olhos. A possibilidade de amanhã, sábado, a nossa seleção feminina de futebol fazer um papel bonito contra os Estados Unidos é ótima. Já o fizemos brilhantemente contra a campeã do mundo, Espanha, o que nos levou à disputa do ouro neste sábado. Outros ouros ainda despontam no horizonte. Então, vamos aguardar e torcer.

# Milhares de venezuelanos saíram às ruas de Caracas neste sábado (3) em protesto convocado pela oposição contra a reeleição de Nicolás Maduro e para reivindicar a vitória de Edmundo González Urrutia nas eleições do último dia 28 de julho. "Nunca fomos tão fortes como hoje, e o regime nunca foi tão fraco como hoje, perdeu toda a legitimidade, o mundo sabe disso", declarou a líder da oposição María Corina Machado, diante de uma multidão. Aliás o protesto não se resume apenas aos dos bolivianos mas os de todo o mundo democrático.

# O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, teria cobrado ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que interrompa as crescentes tensões no Oriente Médio, além de acelerar um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza. Segundo informações do site americano Axios, o democrata afirmou em uma conversa por telefone com o premiê que está "muito preocupado" com o atual momento na região. O mandatário de 81 anos também analisou que o assassinato de Ismail Haniyeh, líder político do grupo fundamentalista islâmico Hamas, "não ajudou" a melhorar a situação.

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399