Edmilson Teixeira

Concurso público

Edmilson Teixeira 08 de agosto de 2024

Para os concurseiros de plantão vem aí uma oportunidade oferecida pela Prefeitura de São Luís do Quitunde/Al. Na terça-feira foi divulgado o edital para preenchimento de 472 vagas para 85 cargos, nos níveis fundamental, médio e superior, com salários entre R$ 1.412,00 e R$ 11.500,00. As inscrições começam na sexta-feira (9) e prosseguem até o dia 19 de setembro. O edital completo pode ser acessado no site da banca organizadora do certame, a empresa ADM&TEC (Instituto de Administração e Tecnologia).

Trajeto


A previsão, segundo a Prefeitura de São Luís, é que as provas sejam realizadas em outubro deste ano e que o resultado final do concurso seja homologado em 15 de janeiro de 2025. Os interessados também podem obter maiores informações por meio do e-mail [email protected], do telefone (81) 3445.4469 e do Whatsapp (81) 99769-0218.

Tempero eleitoral


A chapa da oposição formada na última segunda, para peitar o candidato do prefeito Cacau em Marechal Deodoro, vai ter que degustar uma situação jurídica que pode complicar o meio de campo. É que o ex-prefeito Cristiano Matheus, que configura como vice de Júnior Dâmaso, em meio ao transcorrer desta semana, foi notificado pela Justiça com uma nova condenação por desvio da merenda escolar.

Percurso


A decisão, que pode complicar a vida política do ex-prefeito e impactar a candidatura de Dâmaso. O processo é um produto da 13ª Vara da Justiça Federal de Alagoas, que apura uma série de desvios de verbas de merenda ocorridos em 2012. A sentença também trata de superfaturamento de preços de outras mercadorias.

Origem


Cristiano Matheus foi condenado por irregularidades na aplicação de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) durante sua gestão em 2012. O processo, registrado sob o número 0805887-50.2016.4.05.8000, revelou que as empresas contratadas receberam pagamentos sem entregar as mercadorias, afetando diretamente a alimentação dos alunos da rede municipal.

Contexto negativo


Em Maribondo a veterana prefeita Leopoldina que vem trabalhando para eleger um sobrinho, tem enfrentado um dilema indigesto com seu elenco familiar dentro da política. Na jogada estão um neto, um filho e a nora. Todos perante a Justiça respondem por nepotismo, já tendo, inclusive, sido condenados. O TJ/AL manteve a sentença que deixou Leopoldo Pedrosa, o rebelde filho que foi prefeito, inelegível, e determinou o pagamento de uma multa 20 vezes maior que o valor da última remuneração recebida.

Os outros


Victor Pedrosa e Magna Guimarães, respectivamente neto e nora da prefeita, de Maribondo, também não podem se candidatar por três anos, devendo pagar multa cinco vezes o valor da última remuneração recebida. Segundo o entendimento do TJ-AL, além da indevida nomeação de parentes em cargos comissionados, Victor como secretário Adjunto de Administração e Magna, como secretária Adjunta de Assistência Social, Leopoldo também ocultou a informação da ligação familiar quando era prefeito.

Cenário sendo montado


Último ano de governo, Márcio Lima (PP) tem muito que comemorar a data de emancipação política de Santa Luzia do Norte. Sua administração tem sido elogiada até mesmo pelos próprios opositores. “Vamos celebrar juntos os 62 anos de emancipação. Acompanhe nossa programação especial no Estádio Cariri em 22 de agosto. Com Valesca Mayssa e Ruth Assunção, vamos fazer desta data um marco inesquecível na nossa história!” Márcio Lima.

Arretado


Nos dias 17, 24 e 31 deste mês o Instituto de Arquitetos do Brasil promove na cidade de Marechal, um curso de capacitação para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo. A iniciativa visa incentivar a preservação de prédios históricos e fomentar um novo nicho de mercado. O rápido curso com apenas três aulas ensinará noções técnicas de restauro e conservação arquitetônica, na primeira capital alagoana.

Local


O curso será nas instalações do Convento Franciscano, no centro histórico de Marechal. Esta é a terceira atividade do projeto "Da Gema ao Sal", criado pelo IAB/AL e feito em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL). O projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Adiado


A II edição da Feira de Intercâmbio Cultural Sul Alagoano que estava programada para começar nesta sexta-feira (9), em Penedo, teve sua programação adiada. O recado foi dado ontem, pela Associação dos Artesãos de Penedo e Regiões de Alagoas e a Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos de AL. Conforme os organizadores, a decisão foi tomada para assegurar a qualidade e o conforto dos participantes, evitando possíveis contratempos.