Coluna Esplanada

Celso Amorim entra na mira do Congresso

Coluna Esplanada 02 de agosto de 2024
Celso Amorim entra na mira do Congresso
Charge por @izanio_charges - Foto: charge por @izanio_charges

A partir da próxima semana, requerimentos de convocação da dupla Celso Amorim e Mauro Vieira vão chover nas Comissões de Relações Exteriores do Congresso Nacional. No Senado, Tereza Cristina (PL-MT) não esperou o fim do recesso e já apresentou dois. Na Câmara, opositores vão tentar colocar os dois na mesma mesa, só para ver o circo pegar fogo. Diante dos fatos que demonstram, de forma cada vez mais crível, que as eleições venezuelanas foram fraudadas antes, durante e depois do pleito, começaram as especulações palacianas em busca de um bode expiatório para limpar a barra de Lula da Silva, vendido no discurso: sobrou para Celso Amorim.

PL verticalizou


A verticalização nunca deu certo, mas o PL Mulher bateu pé e ordenou que o Partido Liberal não pode ter “coligação com partidos de esquerda” em nenhum município onde vai disputar eleição. E abriu canal para denúncias de correligionários contra eventuais alianças que desrespeitem a determinação. Michelle Bolsonaro está à frente disso.

Esquiou? Não derrape


A Câmara dos Deputados tem um (atento) núcleo sigiloso de técnicos parlamentares que passará a lupa na verba indenizatória de julho, o recesso parlamentar. É que a Casa já descobriu que muitos de seus inquilinos aproveitaram a folga para esquiar em Bariloche (Argentina) e no Valle Nevado (Chile).

Olho nos chineses


O Senado pretende realizar neste mês audiência pública para tratar da venda da AVIBRAS para um grupo chinês, a NORINCO, o que pode resultar em embargo dos Estados Unidos à exportação e ao uso de produtos de defesa americanos pelas Forças Armadas do Brasil. Os senadores Marcos Pontes (PL-SP), Esperidião Amin (PP-SC) e Mourão (Rep-RS), são os mais interessados no tema.

Faroeste revertido


O Tribunal de Justiça da Bahia suspendeu a multa de mais de meio bilhão de reais aplicada por um juiz da comarca de Formosa do Rio Preto a agricultores que propuseram acordo para pacificar a região, com o objetivo de encerrar os conflitos de terra que culminaram na Operação Faroeste. A decisão foi tomada pela juíza substituta Mariana Varjão Alves Evangelista. Os agricultores nem tinham sido intimados a depor.

Conexão segura


O Brasil registrou em 2023 aumento em todas as modalidades de violência contra a mulher, segundo dados do Anuário de Segurança Pública. Feminicídios tiveram alta de 0,8%, com 1.467 casos. O projeto Caminho Delas, da TIM em parceria com plataforma Mulheres Positivas, presta apoio àquelas em situação de risco nas 200 lojas da operadora, onde funcionários(as) capacitados(as) as acolhem para orientação.