Roberto Baia

Convenção cancelada

Roberto Baia 02 de agosto de 2024
Convenção cancelada
Padre Eraldo, Delmiro Gouveia - Foto: Redes Sociais

Padre Eraldo causou surpresa ao divulgar um vídeo informando o adiamento da convenção que lançará sua candidatura para prefeitura de Delmiro Gouveia. O político havia anunciado na semana passada com entusiasmo a chapa majoritária e convocou apoiadores para o evento, No entanto, no vídeo, ele não diz a nova data. Vale lembrar que o prazo final para oficializar as candidaturas é até a próxima segunda-feira, 5.

Candidato inelegível


De acordo com informações, a convenção do partido já foi realizada, mas de forma silenciosa e sem a grande divulgação esperada. Mesmo inelegível, Padre Eraldo insiste com a candidatura e, aparentemente, busca, a todo custo, construir um discurso de perseguição política, alegando que sua candidatura está sendo sabotada. Ainda de acordo com seus representantes, Padre Eraldo enfrenta uma série de obstáculos que estariam comprometendo sua participação nas próximas eleições.

Pré-candidatura cassada


Padre Eraldo teve a pré-candidatura cassada no dia 10 de junho, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) após análise de um processo de "captação ilícita de sufrágio”, iniciado na campanha eleitoral de 2020, Padre Eraldo foi condenado em um caso de compra de votos em um processo contra o vereador cassado Geraldo Xavier. Devido a isso, os advogados do ex-prefeito de Delmiro entraram com um recurso extraordinário na corte eleitoral, pedindo a suspensão da pena, mas o recurso foi negado pela justiça eleitoral no último dia 25 de julho.

Recomendação do MP/AL


O Ministério Público de Alagoas emitiu uma recomendação pela extinção de 150 cargos em comissão da Câmara Municipal de Arapiraca, bem como a realização de concurso público. A medida tem como objetivo o respeito à proporcionalidade entre o número de servidores comissionados e efetivos. A recomendação foi realizada nesta quarta-feira, 31 de julho.

Concurso público

O Ministério Público recomenda ainda que a extinção dos cargos comissionados seja feita gradualmente para não prejudicar o andamento dos trabalhos. Assim, a Câmara teria 90 dias para extinguir 80 cargos e mais 180 dias para extinguir o restante. A Câmara teria ainda que realizar um concurso público para cargos efetivos, devendo informar ao MPAL, em até 60 dias, quais medidas vão ser adotadas em relação ao assunto.

O presidente da Câmara tem até 10 dias para informar se acata ou não a recomendação. No caso de resposta negativa, o Ministério Público poderá acionar a Câmara judicialmente.

Eleições em Palmeira


Durante entrevista concedida na última terça-feira, 30, a uma emissora local, o vice-prefeito de Palmeira dos Índios e pré-candidato a prefeito, Dr. Márcio Henrique - PODEMOS, afirmou que o Partido realizará uma pesquisa para decidir sua candidatura nas eleições de outubro próximo. De acordo com o Dr. Márcio, caso o levantamento não lhe seja favorável, ele desistirá de sua candidatura e não apoiará nenhum dos candidatos à prefeitura.

Planejamento

“Eu fiz um planejamento para definir se sou candidato a prefeito ou não. Nós temos uma pesquisa que foi feita de forma clara, onde vai dizer se Dr. Márcio é viável politicamente ou não. Então, não sou eu que vou dizer. Eu tenho que saber qual é a resposta que vem das ruas. Eu não posso forçar ninguém a votar no Dr. Márcio. E não sendo candidato a prefeito, Dr. Márcio será um eleitor”, disse. Ele afirmou que se não for candidato, não apoiará nenhuma das chapas.

Disputa acirrada


caso o partido escolha o Dr. Márcio, ele deverá enfrentar nas urnas os pré-candidatos: Professora Júlia da Silva, a “Tia Júlia”- MDB, tia do atual prefeito Júlio Cezar, Gervásio Neto - PRD, neto do ex-deputado Gervásio Raimundo, o vereador Cristiano Ramos– PDT e a ex-primeira-dama Mosabele Ribeiro – REPUBLICANOS, esposa do ex-prefeito James Ribeiro.

Foi preso


Policiais civis do Núcleo de Investigação Especial (Niesp), da Delegacia Geral da Polícia Civil, coordenados pelo delegado Sidney Tenório, em parceria com a Sessão de Capturas, da Dracco (Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), comandada pelo delegado Igor Diego, prenderam na útlima quarta-feira, 31, no município de Água Branca, um homem, de 55 anos, funcionário da Prefeitura local, condenado pela prática de crime de estupro de vulnerável.

A prisão aconteceu na residência do condenado, que é agente de endemias, mas vinha atuando como vigilante de um CAPS, localizado no Centro daquele município.

Investigações


As investigações apontam que, há doze anos, ele estuprou a própria filha, de 10 anos, e uma amiga dela, de 12 anos de idade, em sua residência. Na época dos fatos, o acusado então com 43 anos de idade coagia as meninas a assistirem filmes pornográficos em sua companhia e, depois, conduzia as vítimas para o porão da casa, onde praticava os abusos sexuais.

O servidor público foi condenado a 10 anos e nove meses de reclusão, em 2018, mas a Defensoria Pública recorreu e, apenas em 2021, o Tribunal de Justiça do Estado confirmou a sentença, e desde aquele ano era considerado foragido.


… Os profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, participaram do Encontro Científico sobre os Aspectos Nutricionais nas Doenças Renais.


…O evento ocorreu na última terça-feira, 30, e foi realizado no auditório da instituição hospitalar, que é referência para o atendimento de pacientes do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.


…O encontro científico foi organizado pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e o Centro Especializado em Nutrição Enteral e Parenteral (CENEP).